Educação em Rede - Sesc

Educação em Rede

Educação em Rede – Vol. 4

O ensino pré-figurativo das artes é parte de um sistema de educação que incita o homem a se comportar perante o mundo, não como diante de um objeto, mas como o artista diante de uma obra a criar (KOELLREUTTER, 1997).

Ensinar o que o aluno pode ler em livros ou enciclopédias, é pós-figurativo. Levantar sempre novos problemas e levar o aluno à controvérsia e ao questionamento de tudo que se ensina, é pré-figurativo (KOELLREUTTER,1997).

Aprender música decorre de uma série de vivências relativas à produção, apreciação e reflexão sobre música. Convivemos com matrizes de culturas musicais diversas, misturando exposição e treino, escutas e experimentações, percepção e criação, análise e reconhecimento — o exercício de uma memória e uma imaginação musical reprodutora e criadora. Ensinar música na escola implica necessariamente considerar essa rede de processos cognitivos, o exercício de uma mente musical, a permanente produção de sentidos e o estabelecimento de processos identitários. Mas implica também se posicionar ante uma diversidade de funções atribuídas à música no contexto escolar, na formação do educando.

Diante do compromisso de desenvolver uma educação musical de qualidade em todos os segmentos da Educação Básica do Sesc, o Departamento Nacional, órgão gestor da referida instituição, propôs aos Departamentos Regionais a ação de capacitação, via videoconferência, denominada Música na Escola, com o objetivo tanto de refletir sobre as suas práticas musicais atuais, quanto de ampliá-las e promover seu desenvolvimento na rede de escolas do Sesc em todo o país. Assim foram concebidos e realizados os módulos I e II do curso Música na Escola, respectivamente em 2012 e 2013.

Nesta publicação, contamos com artigos inéditos dos professores palestrantes convidados para os dois módulos do curso. Esses textos apontam para pesquisas em Educação Musical e contêm propostas de ensino voltadas ao desenvolvimento da música em sala de aula, com o intuito de ampliar possíveis práticas docentes e nutrir a atitude de pesquisa no cotidiano do especialista (educador musical) ou do generalista unidocente (pedagogo).

Número de Páginas:
388 páginas
Arquivos para download
Educação em Rede – Vol. 4

Leia Também

Prorrogadas as inscrições para credenciamento de grupos juninos para Circuito Sesc Junino 2022

Prorrogadas as inscrições para credenciamento de grupos juninos para Circuito Sesc Junino 2022

Os grupos de quadrilhas juninas interessados em participar do tradicional Circuito Sesc Junino este ano terão uma nova chance para participar do Credenciamento. As inscrições foram prorrogadas até domingo, 15/05. Uma das maiores expressões culturais do Nordeste, as quadrilhas juninas fazem parte do calendário regional, movimentando comércio, artistas e os corações dos apaixonados pelos festejos.  […]

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram