Educação em Rede
Educação em Rede – Vol. 4
O ensino pré-figurativo das artes é parte de um sistema de educação que incita o homem a se comportar perante o mundo, não como diante de um objeto, mas como o artista diante de uma obra a criar (KOELLREUTTER, 1997).
Ensinar o que o aluno pode ler em livros ou enciclopédias, é pós-figurativo. Levantar sempre novos problemas e levar o aluno à controvérsia e ao questionamento de tudo que se ensina, é pré-figurativo (KOELLREUTTER,1997).
Aprender música decorre de uma série de vivências relativas à produção, apreciação e reflexão sobre música. Convivemos com matrizes de culturas musicais diversas, misturando exposição e treino, escutas e experimentações, percepção e criação, análise e reconhecimento — o exercício de uma memória e uma imaginação musical reprodutora e criadora. Ensinar música na escola implica necessariamente considerar essa rede de processos cognitivos, o exercício de uma mente musical, a permanente produção de sentidos e o estabelecimento de processos identitários. Mas implica também se posicionar ante uma diversidade de funções atribuídas à música no contexto escolar, na formação do educando.
Diante do compromisso de desenvolver uma educação musical de qualidade em todos os segmentos da Educação Básica do Sesc, o Departamento Nacional, órgão gestor da referida instituição, propôs aos Departamentos Regionais a ação de capacitação, via videoconferência, denominada Música na Escola, com o objetivo tanto de refletir sobre as suas práticas musicais atuais, quanto de ampliá-las e promover seu desenvolvimento na rede de escolas do Sesc em todo o país. Assim foram concebidos e realizados os módulos I e II do curso Música na Escola, respectivamente em 2012 e 2013.
Nesta publicação, contamos com artigos inéditos dos professores palestrantes convidados para os dois módulos do curso. Esses textos apontam para pesquisas em Educação Musical e contêm propostas de ensino voltadas ao desenvolvimento da música em sala de aula, com o intuito de ampliar possíveis práticas docentes e nutrir a atitude de pesquisa no cotidiano do especialista (educador musical) ou do generalista unidocente (pedagogo).
Número de Páginas:
388 páginas
Arquivos para download
Educação em Rede – Vol. 4