Educação em Rede - Sesc

Educação em Rede

Educação em Rede – Vol. 4

O ensino pré-figurativo das artes é parte de um sistema de educação que incita o homem a se comportar perante o mundo, não como diante de um objeto, mas como o artista diante de uma obra a criar (KOELLREUTTER, 1997).

Ensinar o que o aluno pode ler em livros ou enciclopédias, é pós-figurativo. Levantar sempre novos problemas e levar o aluno à controvérsia e ao questionamento de tudo que se ensina, é pré-figurativo (KOELLREUTTER,1997).

Aprender música decorre de uma série de vivências relativas à produção, apreciação e reflexão sobre música. Convivemos com matrizes de culturas musicais diversas, misturando exposição e treino, escutas e experimentações, percepção e criação, análise e reconhecimento — o exercício de uma memória e uma imaginação musical reprodutora e criadora. Ensinar música na escola implica necessariamente considerar essa rede de processos cognitivos, o exercício de uma mente musical, a permanente produção de sentidos e o estabelecimento de processos identitários. Mas implica também se posicionar ante uma diversidade de funções atribuídas à música no contexto escolar, na formação do educando.

Diante do compromisso de desenvolver uma educação musical de qualidade em todos os segmentos da Educação Básica do Sesc, o Departamento Nacional, órgão gestor da referida instituição, propôs aos Departamentos Regionais a ação de capacitação, via videoconferência, denominada Música na Escola, com o objetivo tanto de refletir sobre as suas práticas musicais atuais, quanto de ampliá-las e promover seu desenvolvimento na rede de escolas do Sesc em todo o país. Assim foram concebidos e realizados os módulos I e II do curso Música na Escola, respectivamente em 2012 e 2013.

Nesta publicação, contamos com artigos inéditos dos professores palestrantes convidados para os dois módulos do curso. Esses textos apontam para pesquisas em Educação Musical e contêm propostas de ensino voltadas ao desenvolvimento da música em sala de aula, com o intuito de ampliar possíveis práticas docentes e nutrir a atitude de pesquisa no cotidiano do especialista (educador musical) ou do generalista unidocente (pedagogo).

Número de Páginas:
388 páginas
Arquivos para download
Educação em Rede – Vol. 4

Leia Também

Sesc lança projeto virtual como incentivo à produção artística nacional

Sesc lança projeto virtual como incentivo à produção artística nacional

O Sesc Cultura ConVIDA! convoca a classe artística para apresentação de projetos culturais a serem transmitidos e distribuídos digitalmente pelos canais da Instituição Em função das mudanças de comportamento social causadas pela pandemia de Covid-19, a classe artística foi fortemente atingida, com o fechamento dos equipamentos culturais e a impossibilidade de apresentações presenciais. Esse cenário é agravado ainda […]

Dupla mirim Lucas & Mateus contribui para o Mesa Brasil Sesc com live neste domingo

Dupla mirim Lucas & Mateus contribui para o Mesa Brasil Sesc com live neste domingo

Os artistas gêmeos Lucas Lima Freire e Mateus Lima Freire vão fazer sua primeira live no Youtube no próximo domingo (7/6), com uma ação solidária para o Programa Mesa Brasil Sesc. O show online acontece às 17h pelo canal Lucas e Mateus Oficial e, durante a apresentação, a dupla sertaneja mirim vai incentivar doações, que serão revertidas em alimentos para instituições sociais.  Nascidos em Fortaleza, os garotos de 13 anos começaram a carreira artística há […]

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram