Sesc realiza programação online em comemoração ao Dia da Criança - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc realiza programação online em comemoração ao Dia da Criança

sex 9 de outubro de 2020 16:08

Entre os dias 12 e 16 de outubro estarão disponíveis, brincadeiras, recreação, apresentações artísticas e oficinas

Vai ter muita brincadeira, diversão, arte e cultura para comemorar o Dia das Crianças. O Sesc Ceará preparou uma programação diversificada, totalmente online e gratuita voltada para o público infantil. A iniciativa faz parte do Tudo em Casa Fecomércio e reúne desde brincadeiras, recreação, até uma programação cultural com apresentações e atividades formativas e lúdica, que acontece dos dias 13 a 16 de outubro, com transmissão pelas redes sociais, youtube e Google Meet.

Brincadeiras e recreação

 

No dia 13, a partir das 18 horas, tem aula de dança, utilizando músicas infantis e recreativas, com o objetivo de movimentar e motivar com muita alegria, diversão e atividade física. A aula fica por conta da professora Kessia Martins. Transmissão pelo Instagram @personalkessia.

Terezinha Nascimento, supervisora de Lazer do Sesc Ceará, informa que as atividades de brincadeiras, ritmos, recreação e funcional que acontecerão ao longo da semana, foram pensadas para divertir não apenas as crianças, mas também a família. “Quando optamos por brincadeiras populares, por exemplo, foi pensando realmente em promover o resgate de brincadeiras que os pais, tios e avós brincavam na sua infância, para que possam compartilhar e brincar juntos com as crianças”, conta.

Além disso, Terezinha Nascimento destaca que as atividades não precisam de muitos elementos para que as crianças participem e se divirtam. “É só ter um espaço em casa, acessar as redes sociais e chamar os familiares para se divertirem”, destaca.

Arte e cultura

 

Além de brincadeiras e recreação, a grade de ações do Sesc em comemoração ao Dia da Criança conta também com muita arte e cultura. “A programação parte da ideia de enxergar o mundo pelos olhos de uma criança, sendo necessário enxergar neste universo infantil as conexões, afinal, atravessamos um momento que estamos todos conectados, seja pela tecnologia ou pela ordem natural do mundo. Por meio da dança, da invenção de histórias, da musicalidade ou na leitura de livros, a arte conecta e perpassa diferentes fases do crescimento humano”, pondera Cleudivan Noronha, Supervisor de Cultura do Sesc Ceará.

Durante os dias 14 a 16 de outubro serão transmitidas virtualmente diversas atrações culturais que estão ligadas ao universo infantil, contando com 14 ações distribuídas entre apresentações artísticas e oficinas.

Como o Grupo Formosura de Teatro, que apresenta na quarta-feira, dia 14, a partir das 15h, o trabalho Passarim e Mamulenga, que conta a história de Dália e Piatã. Ela era bailarina e ele cuidava das flores. Os dois moravam em um país chamado Sorrilândia, um lugar onde ninguém ficava triste. A transmissão acontece via INSTAGRAM @formosura_de_teatro.

O encerramento da programação acontece na sexta-feira, às 17h, com o Grupo Araçá, apresentando o trabalho Caê – canções caetanas para crianças, que recria canções de Caetano Veloso. As canções selecionadas contam a história de três personagens: um leãozinho que só quer fazer amizade e conhecer o mar, um peixe que tem a cor diferente de todo seu cardume e uma grande borboleta que teme sair do casulo por ser muito colorida num mundo tão cinza. A transmissão acontece via YouTube (Caê – canções caetanas para crianças).

Programação:

 

Terça-feira 13/10

 

18h – Ritmos Kids. Aula de Dança, utilizando músicas infantis e recreativas, com o objetivo de movimentar, motivar com muita alegria, diversão e atividade física com a professora Kessia Martins. Transmissão pelo Instagram @personalkessia

Quarta-feira 14/10

 

9h – Artes Cênicas. O grupo Núcleo Quanta Emquanta apresenta EmQuanta – Dança para crianças pequenas e seus pais. Transmissão via Youtube (Projeto Atentado)

Link: https://www.youtube.com/channel/UCBPNLYgDctb3dEVH_kLdVhw?view_as=subscriber

Sinopse: EmQuanta é um espaço cênico relacional, no qual a ação dos dançarinos engendra uma relação lúdica com as crianças e seus pais por meio da composição com os elementos estéticos em cena. Apresentamos a plasticidade de objetos cotidianos e suas possibilidades de manipulação, ressaltando texturas, e contrastes de cores e formas, além de jogos coreográficos e musicais. Segundo trabalho do Núcleo Quanta, contemplado com o Prêmio Rumos Itaú Cultural, na categoria Dança para Crianças. Neste formato on-line, ações dirigidas de mediação e performances visam estimular a construção de ferramentas para o trabalho entre pais e filhos. Num espaço externa da companhia, dançarinos e músicos reconfiguram o lugar através de acionamentos e proposições simples. Nas casas, a dança pode se criar a partir da experiência compartilhada entre pais, filhos e sua morada.

10h – Literatura. O Cia. Luz do Conto apresenta Contos Ecológicos. Transmissão via Instagram @cia.luzdoconto

Sinopse: Em contos ecológicos apreciaremos a história de um pássaro que enfrenta obstáculos para salvar a árvore aonde quer fazer seu ninho: Ah! Cambaxirra seu eu pudesse! da escritora Ana Maria Machado, e em seguida ouviremos outros belos contos, dentro desta temática de preservação da natureza, tão importante para o planeta e para todos que nele habitam.

11h – Música. Companhia Prisma de Artes apresenta Era uma vez – na batida do coração. Facebook (Raimundo Moreira), link: https://www.facebook.com/raimundo.m.dacosta

Sinopse: O show musical Era Uma Vez – Na Batida do coração traz em seu repertório canções autorais e inclui pequenos contos e brincadeiras cantadas que proporcionam momentos de interação e divertimento para toda a família. A ideia central do trabalho é primar pela qualidade do repertório respeitando o ser criança em sua essência.

14h – Artes Cênicas. O grupo Núcleo Quanta Emquanta apresenta Dança para crianças pequenas e seus pais. Transmissão via YouTube (Projeto Atentado)

Link: https://www.youtube.com/channel/UCBPNLYgDctb3dEVH_kLdVhw?view_as=subscriber

15h – Terreiro de Tradição. Grupo Formosura de Teatro apresenta o trabalho Passarim e Mamulenga. Transmissão via Instagram@formosura_de_teatro

Sinopse: A incrível história de Dália e Piatã. Ela era bailarina e ele cuidava das flores. Os dois moravam em um país chamado Sorrilândia, um lugar onde ninguém ficava triste. Todo mundo era feliz, alegre e sorridente. Até que um dia, um monstro quis destruir a felicidade das pessoas que moravam nesse lugar, atormentando Dália e Piatã. O monstro transformou Piatã em um passarinho e Dália em uma boneca de mamulengo. Será que os dois vão sair dessa enrascada?

16h – Recreação. Recreação Infantil com o professor Lucas Anderson, utilizando materiais recicláveis e atividades lúdicas. Transmissão no Instagram @lucasfranca7.

17h – Música. A Banda Carambola apresenta o Projeto Carambola. Transmissão via Instagram @projetocarambola

Sinopse: A banda Carambola é uma banda cheia de energia e alegria onde a criançada de todas as idades se divertem e aprendem através da música.

O show traz a missão de levar alegria, informação, brincadeiras e muita diversão aos seus espectadores, através da música, teatro, dança e recreação. Carambola faz do show um momento de diversão, encantamento, e aprendizagem, com músicas dançantes e animadas, levando ao palco toda riqueza e alegria, cantando grandes hits infantis.

Quinta-feira 15/10

 

10h – Literatura. Thai Feitosa apresenta Mata Branca. Transmissão via Instagram @thailyta.

Sinopse: A partir da livre adaptação do conto “Como a Caatinga passou a esconder sua beleza” da engenheira florestal Gerda Nikel Maia, a contação, de forma lúdica e inventiva, fala do movimento da natureza e a força desse incrível bioma Caatinga suas plantas, animais, entre terra e céu, sol e chuva, a se recriar a cada estação.

11h – Ação Formativa do Terreiro de Tradição. Jean Alex Alencar ministra A Oficina de brinquedos com material reciclado. Via Google Meet. Para mais informações @jeskariri

Sinopse: A oficina apresenta perspectivas sustentáveis de brincar a partir da construção de brinquedos populares como o traca-traca, carrinho de lata, passarinhos de papel, pé de lata, telefone de fio e peteca. Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode criar e recriar o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem, facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. A cultura brasileira possui um riquíssimo repertório de brincadeiras e brinquedos herdadas das culturas africanas indígenas e ibero europeia, tais brinquedos e brincadeiras tem um forte valor histórico e pedagógico para a criança. A oficina é inclusiva e interativa e aberta a todos os públicos.

15h – Terreiro de Tradição. O grupo Janela de brincantes apresenta Cultura Popular aos pequeninos. Transmissão via @martonioholanda

Sinopse: O projeto visa levar às crianças a magia e encantamento de alguns das personagens que povoam o folclore brasileiro, despertando de forma lúdica a imaginação do público, principalmente o infantil.

16h – Artes Cênicas. Mônica Rodrigues apresenta O Bode e a Onça.Transmissão via Instagram @monicacontadoradehistorias

Sinpse: É uma lenda brasileira bem antiga, porém pouco conhecida do público em geral. Variações dessa lenda são encontradas em locais tão distantes quanto o Congo e a Tanzânia, e no próprio Brasil (“O Tigre e o Veado”). É uma “História de Artimanha”, onde o mais fraco se vale da inteligência para dobrar o mais forte.

17h – Música. Marcos Melo Maracatu apresenta o Show Lítero Musical O Encanto do canto. Transmissão via Instagram @marcosmaracatu

Sinopse: Este espetáculo se propõe a reunir elementos de música e literatura numa perspectiva lúdica e didática, lírica e cênica, envolvendo as crianças num cancioneiro criativo, diverso e representativo da cultura brasileira, respeitando a linguagem e a cognição da criança, seus sonhos e fantasias. A intenção aqui é potencializar o diálogo lítero-musical no palco como mecanismo pedagógico e artístico e como dispositivo para partilhar saberes culturais com as crianças, considerando-as sujeitos criativos, críticos e ativos e ampliando suas referências artísticas.

17h – Brincadeiras Populares. Brincadeiras populares regionais com os professores Kaline Medeiros e William Silva, utilizando materiais domésticos recicláveis para a realização. Transmissão pelo Instagram @williamsilva.personal

18h – Brincadeiras Cantadas. Execução de movimentos coreografados ao ritmo de músicas educativas cantadas. Trabalhando atenção coordenação e ritmos com o professor Berg Medeiros. Transmissão pelo Instagram @bergmedeirosoficial

Sexta-feira 16/10

 

15h – Literatura. O Duo Marminin e Mermingua apresenta o trabalho Quem somos? O que fazemos?. Transmissão via Instagram @marinanomar e @pedro.rykiel.

Sinopse: “Marminin” e “Mermingual” são expressões faladas do vocabulário popular cearense. Pensados a partir da vivência como poetas, os personagens tecem juntos diferentes imaginários a partir da poesia cantada, contada e performada, incorporando gestos da subjetividade de cada história, buscando fugir de estereótipos e caricaturas. A experiência que tem por objetivo despertar crianças interiores aos próprios imaginários, através de lembranças, sonhos, e invenções.

16h – Artes Cênicas. O grupo Os tapetes contadores de história apresenta Presente de Aniversário. Transmissão via Facebook (https://www.facebook.com/tapetescontadores/).

Sinopse: Presente de Aniversário é a mais nova sessão de histórias do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias. Com direção de Cleiton Echeveste e estreada no SESC Consolação (SP), a peça é uma adaptação online composta por histórias que tratam do tema do aniversário como celebração da vida.

17h – Funcional Kids. Treino Funcional para crianças, com foco nas habilidades motoras das crianças e no incentivo à prática de exercícios físicos. Com o professor Lucas Anderson. Transmissão pelo Instagram @lucasfranca7

17h – Música. O Grupo Araçá apresenta o trabalho Caê – canções caetanas para crianças. Transmissão via YouTube (Caê – canções caetanas para crianças). Link: https://www.youtube.com/channel/UCJ-rEvmE9yRMB7T1nuZl_qg?view_as=subscriber.

Sinopse: Caê é um projeto que recria canções de Caetano Veloso para crianças de Todas as idades. As canções selecionadas para o repertório são amarradas por uma dramaturgia que conta a história de três personagens: um leãozinho que só quer fazer amizade e conhecer o mar, um peixe que tem a cor diferente de todo seu cardume e uma grande borboleta que teme sair do casulo por ser muito colorida num mundo tão cinza. O grupo canta e conta essa narrativa com o intuito de promover outras maneiras de lidar com a diferença, que é justamente o que temos todos em comum.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.