Sesc Ceará realiza ação formativa com grupo Bagaceira - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Ceará realiza ação formativa com grupo Bagaceira

qua 21 de julho de 2021 13:47

A iniciativa é gratuita e remota, permitindo que o participante assuma o lugar de ator

 

Entre os dias 26 a 30 de julho, o Sesc Ceará promove a ação formativa “Na sua Sala de Ensaio” com o grupo Bagaceira de Teatro. É uma oportunidade dos participantes deixarem o lugar de público e ensaiar uma leitura dramática, encenando com o Bagaceira, textos autorais do repertório de espetáculos do grupo. A ação é gratuita e acontece em formato remoto em plataforma de videoconferência.

A iniciativa faz parte do projeto Plataforma Cena, criado pelo Sesc Nacional, e acontece em todos os estados brasileiros. No Ceará, a ação formativa Na sua Sala de Ensaio permite um trabalho de atuação com o participante. A atividade é voltada para pessoas com ou sem experiência em artes cênicas.

De acordo com Cleudivan Noronha, Supervisor de Cultura do Sesc Ceará, cada participante irá assumir o papel de ator/atriz e ensaiar uma leitura dramática com o grupo Bagaceira. “Trata-se de uma experiência individualizada. O caráter é realmente de um ensaio, e não de uma apresentação”, destaca.

De acordo com Cleudivan, ao realizar a sua inscrição, o participante recebe um banco de textos, com esquetes e trechos de espetáculos do Bagaceira, para escolher com qual texto deseja trabalhar sua leitura.

“O encontro se dá como uma vivência individual remota, um encontro na plataforma de videoconferência durante uma hora, no qual o participante e os cinco integrantes do grupo Bagaceira vivenciam a experiência criativa”, explica.

Dessa forma, a ação permite que o participante, mesmo à distância, tenha uma experiência de como funciona o processo de criação do grupo, contracenando com os atores do Bagaceira e passando pelo processo de aquecimento, trabalho de leitura e voz, sendo conduzido por diretor e dramaturgo.

Sobre o Plataforma Cena

 

Consiste num espaço de convergência do pensamento e da memória das artes cênicas realizadas em todos os Estados brasileiros, tal como vêm sendo fomentadas nos projetos realizados pelo Sesc, ao longo das últimas décadas.

Esta primeira edição do Projeto divulgará uma agenda de atividades com 17 coletivos artísticos, representantes de todas as regiões brasileiras, selecionados para a 23ª edição do Projeto Palco Giratório.

 

Serviço

 

Na sua Sala de Ensaio – Ação formativa com o grupo Bagaceira de Teatro

 

Data: 26 a 30 de julho de 2021
Horário: 18h

Inscrições: https://forms.office.com/r/AnCM0q2rk5

Gratuito

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.