Seminário promove Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade - Sesc

Notícias Sesc CE

Seminário promove Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade

seg 5 de junho de 2023 15:17

De 08 a 10 de junho, a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, será palco para o III Seminário Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade. O evento tem como objetivo principal a promoção da Chapada do Araripe na lista da Unesco como patrimônio da humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Para isso, o evento irá fomentar o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos para fortalecer as ações de conservação e o desenvolvimento sustentável da região, reunindo especialistas, pesquisadores, gestores públicos, lideranças políticas, universidades, acadêmicos e entusiastas nacionais e internacionais em prol desse objetivo.

 

Segundo o gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins, a bacia geológica do Araripe é um testemunho vivo da historia da ciência da terra, que guarda elementos dos valores universais excepcionais, desde sua formação na pangeia até suas primeiras ocupações humanas em torno da Chapada do Araripe.

 

“Preservar a Chapada do Araripe é garantir que suas riquezas ambientais e culturais sejam transmitidas para as próximas gerações. Além disso, a Chancela do Patrimônio da Humanidade reforçará a nossa responsabilidade de políticas adequadas de desenvolvimento econômico orgânico”, destacou.

 

 

Sobre a Chapada

 

Localizada na divisa entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, abriga uma riqueza natural e cultural, além de uma importância para a história e a cultura do Brasil. E nesta perspectiva de ações em defesa da Cultura, a contribuição do Sistema Fecomércio neste campo é imensurável, por meio do Sesc, a instituição é uma grande incentivadora das artes em todo o Estado, especialmente na região do Cariri e por isso, encabeça esse projeto como uma forma de reconhecimento da riqueza representada pelo território.

 

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, o Seminário será um dos eventos mais significativos para a região. “Discutir a transformação da Chapada do Araripe enquanto Patrimônio Mundial, será importante não apenas no campo cultural, mas, também para estabelecer um compromisso internacional de preservação e proteção da região, possibilitando a perspectiva de desenvolvimento econômico, de turismo social e sustentável. É fundamental reforçar que essa Campanha não é uma luta só do Ceará, Piauí e Pernambuco, mas sim de todo o nordeste brasileiro”.

 

Destaques da programação

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link. Na programação, haverá roda de conversas, debates e apresentações culturais.  Entre os destaques, na quinta-feira, dia 08, acontecerá o painel “ Arqueologia Social Inclusiva como princípio do Patrimônio Dá Humanidade, sob o comando do gestor Cultural criador da Fundação Casa Grande e gerente do Sesc, Alemberg Quindins e da coordenadora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciência do Patrimônio da Universidade de Coimbra, Portugal; e Consultora Científica do Dossiê de Candidatura da Chapada do Araripe Patrimônio Dá Humanidade, Conceição Lopes.

 

Na sexta-feira, dia 09, uma das palestras será sobre “As primeiras ocupações humanas americanas no nordeste brasileiro”, com a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Conceição Lage; e uma roda de conversas sobre a “Rede de Turismo Responsável na Chapada do Araripe”, com o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, Pernambuco, Raimundo Saraiva.

 

No último dia do seminário, sábado, dia 10, haverá a formalização do Início do processo de elaboração da candidatura, que contará com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; o secretário de Formação Artística, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba; o presidente do Iphan, Leandro Grass; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro; a secretária de Cultura do Governo do Estado do Ceará, Luísa Cela e o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, Raimundo Saraiva.

 

Serviço 

Seminário Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade

 

Data: 08 a 10 de junho

Local: Fundação Casa Grande – Avenida Jeremias Pereira Nº: 444, Centro, Nova Olinda-CE

Programação: https://chapada-cultural.my.canva.site/programacao

Inscrições: https://chapada-cultural.my.canva.site/inscricoes

 

 

 

 

 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.