Mayú integra a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza - Sesc

Notícias Sesc CE

Mayú integra a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza

qui 29 de setembro de 2022 11:02

O Dia Mundial do Turismo foi celebrado no restaurante-escola Mayú, nesta terça-feira (27), com o lançamento da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor). Criado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, o projeto oferece uma experiência sensorial gastronômica que propõe a harmonização dos ingredientes utilizados nos pratos com a música. Além do Mayú, participam os restaurantes O Banquete, Café Ilha, Culinária da Van e Geppos.

Nesta primeira fase do projeto, a degustação será realizada em um restaurante a cada semana, de outubro a dezembro de 2022. A proposta é que esse menu harmonizado seja servido sempre às terças-feiras, às 19h30. Da culinária regional, inspirada em canções de Luiz Gonzaga e Belchior, até pratos da gastronomia italiana, passando pela bossa nova e por sabores dos ritmos não lineares do jazz de Nova Orleans, a proposta é surpreender moradores e turistas com uma experiência sensorial única.

“Esse é um projeto pensado para aquele turista mais exigente que está sempre em busca de viver novas e boas experiências em suas viagens”, disse o secretário Alexandre Pereira, secretário do turismo de Fortaleza. Ele frisou que a noite de terça-feira foi escolhida para gerar fluxo de clientes no começo da semana, que é menos movimentado para o setor. “É interessante destacar que a Rota da Gastronomia Cultural vai além da orla e chega até o Benfica, um bairro acolhedor onde a culinária regional da Van harmoniza com a música de Luiz Gonzaga, por exemplo”, comentou Alexandre.

Além do Mayú, o Sistema Fecomércio apoia ao assinar a curadoria musical por meio do Sesc. “Como representante do setor do comércio de bens, serviço e turismo, o Sistema integra a rota gastronômica cultural para fortalecer esses dois importantes segmentos, porque entendemos que beneficia todo o setor produtivo do nosso Estado”, afirmou Éverton Fernandes, diretor da Fecomércio e diretor do Senac, em nome do presidente em exercício do Sistema, Cid Alves. O diretor destacou ainda que além da cozinha criativa brasileira, o Mayú é uma empresa-escola e tem como missão formar profissionais, ao viabilizar a experiência de mercado para alunos da Gastronomia do Senac.

A seleção dos estabelecimentos integrantes da rota seguiu indicação da Abrasel. De acordo com Taiene Righetto, o presidente da Abrasel-CE, “esse projeto une uma diversidade de gastronomia muito rica atrelada à música. Esse vai trazer uma fusão de sensações, de sabores, muito interessante, que vai fomentar a economia e o turismo aqui no nosso Estado”.

 

SERVIÇO

Restaurante Mayú

Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301, 4º andar, Aldeota, Fortaleza-CE)

(85) 99430 9755

Instagram: @restaurantemayu

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.