Com clima carnavalesco e realização do Sesc, Espaço Mais Infância volta à praça - Sesc

Notícias Sesc CE

Com clima carnavalesco e realização do Sesc, Espaço Mais Infância volta à praça

sex 3 de fevereiro de 2023 10:30

Após uma intensa programação no período das férias e festas de fim de ano, o Espaço Mais Infância retorna à Praça Luiza Távora, em Fortaleza, desta vez para dias de muita animação e atividades especialmente pensadas para os pequenos no mês do Carnaval. Com uma idealização do Governo do Estado, as ações, que são gratuitas e voltadas ao público infantil – até 12 anos -, são proporcionadas pelo Sesc Ceará.

A agenda do projeto já teve início na última quarta-feira, 01, indo de terça-feira a domingo, sempre das 14h às 20h, com brincadeiras, musicalidade, contação de histórias e incentivo de hábitos alimentares saudáveis, entre outras movimentações que têm por objetivo desenvolver conteúdos lúdicos e divertidos, de maneira a aproximar ainda mais as famílias.

Neste mês, além de apresentações artísticas especiais, a novidade ficará por conta de um bloquinho de carnaval. Ainda como opções de entretenimento para a criançada, estão de volta, em espaços fixos da própria praça, localizada no bairro Aldeota, a Brinquedoteca, o Cineminha e a Biblioteca Infantil. Aliados a esses equipamentos, atrações como Espaço Gourmet, Biblioteca, Sala Multimídia e Oficinas Baby ficarão disponíveis para pais e filhos.

Na folia
Na quinta-feira, 16/02, numa espécie de abertura do Carnaval, o Bloquinho da Aquarela puxará a folia, a partir das 18h30, dando o tom em músicas infantis e interagindo com o público através de brincadeiras. A performance ficará a cargo de Tia Lu e Tia Li (Grupo Aquarela Entretenimento), que apresentarão clássicos e composições contemporâneas em sintonia com a chamada época momina. 

Seguindo proposta semelhante, as Oficinas Baby contarão com atividades para crianças de até três anos, com destaque para o seu Bailinho de Carnaval Baby, marcado para quinta-feira, 16/02. Acompanhados por pais ou responsáveis (para a ação, é necessário agendamento e a participação de acompanhantes), os pequeninos poderão experimentar oficinas realizadas em ambiente cuidadosamente preparado para proporcionar novas possibilidades e descobertas. A seguir, às 18h, terá lugar a aula de Carnaval Kids, para crianças a partir de 3 anos.

Teatro
Antes de o Carnaval chegar, um espetáculo teatral também terá sua vez junto às crianças. Já neste sábado, 04, às 18h30, sobe ao palco montado na praça o Grupo Desequilibrados, com a peça “A Princesa e o Sapo”. Uma releitura da obra dos Irmãos Grimm que, a partir da interação entre os protagonistas, propõe uma reflexão sobre a virtude da honestidade na ótica da infância.

Mais atrações
Com atividades para colaborar junto ao repertório alimentar das crianças e estimular os pequenos a adquirirem hábitos alimentares saudáveis, o Espaço Gourmet funciona das 14h às 20h, de terça a sexta-feira.

A Biblioteca, também aberta das 14h às 20h, de terça a sexta-feira, por sua vez, conta com leituras coletivas, uso de jogos analógicos para estímulo da leitura e até interações com pintura e ornamentação voltadas para o Carnaval, entre outras.

Na Sala Multimídia, a produção de confetes sustentáveis e pintura criativa em alusão a temas carnavalescos, além de jogos que trabalhem fatores como coordenação motora, aspectos cognitivos e resistência, serão as atrações.

Também de terça a domingo, das 14h às 20h, a Sala de Cinema põe em cartaz animações sobre literatura infantil brasileira, músicas relaxantes para as crianças e exibe curtas sobre felicidade, amizade e respeito. Nos mesmos dias e horários de fevereiro, a Brinquedoteca deixa as crianças livres para brincar, tendo o Carnaval como tema das interações.

Serviço:
Espaço Mais Infância – Carnaval
Local: Praça Luíza Távora. Avenida Santos Dumont, 1589 – Aldeota.
Horário: das 14h às 20h
Evento gratuito
Mais informações: www.sesc-ce.com.br

Programação:

ESPAÇO GOURMET
Das 14h às 20h, com a última turma acontecendo às 19h
Capacidade: 15 crianças

Terças-feiras
Aquarela nutricional – Em comemoração ao dia Mundial do Amor e ao dia da Leguminosa, as crianças serão orientadas sobre os benefícios das leguminosas e dos alimentos que fazem bem ao coração. 

Quartas-feiras
Exibição de vídeos lúdicos sobre temáticas relacionadas à saúde.

Quintas-feiras
Oficina criativa – Jogos para estimular a concentração das crianças e construção de máscaras de carnaval de frutinhas.

Sextas-feiras
Oficina culinária – Oficinas temáticas, degustação de receitas para estímulo ao conhecimento dos alimentos.   

BIBLIOTECA
Das 14h às 20h, quartas-feiras e sextas-feiras, com a última turma acontecendo sempre às 19h

Terças-feiras
Hora da História – Mediação de leitura de livros selecionados, objetivando o diálogo com as crianças para que expressem suas impressões e sentimentos. 

Quartas-feiras
Nos dias 01, 08, 15 e 22, as crianças serão incentivadas a escolherem um livro da Coleção Mais PAIC para fazermos uma leitura coletiva.

Quintas-feiras
Uso de jogos analógicos relacionados com a leitura. 

Sextas-feiras
Interação na ornamentação do espaço com o uso de adereços para o carnaval; Oficinas de máscaras; Criação de histórias de carnaval, escrevendo e pintando. 

SALA MULTIMÍDIA
Terças-feiras
Jogos e brincadeiras com objetos e implementos para trabalhar a coordenação motora, resistência e agilidade. 

Quartas-feiras
Jogos de oposição e Jogos de estafetas com o objetivo de promover o equilíbrio, coordenação e aspectos cognitivos. 

Quintas-feiras
Produção de confetes sustentáveis – Carnaval chegando e nada melhor do que transformar tudo em brincadeira, produzindo confetes sustentáveis com folhas que podem ser reaproveitadas. 

Sextas-feiras
Pintura criativa – utilizando tinta especifica para a pele do público infantil. A pintura pode ser feita no rosto e nos braços, onde a criança preferir, iremos desenhar borboletas, estrelas e desenhos que lembram carnaval infantil. 

SALA DE CINEMA
Animações sobre literatura infantil brasileira; Músicas relaxantes para as crianças; Exibição de curtas sobre felicidade, amizade e respeito. 

BRINQUEDOTECA
Brincadeiras livres, sempre de terça-feira a domingo, das 14h às 20h, com a última turma acontecendo às 19h.
Neste mês de Fevereiro: brincadeiras temáticas para o carnaval. 

OFICINAS BABY*
O Espaço Mais Infância prepara as Oficinas Baby para crianças menores de três anos. Para esta ação é necessário a participação de acompanhantes. As oficinas têm ambiente cuidadosamente preparado para proporcionar novas possibilidades e descobertas para os bebês. Como acontece para os maiores, os pequenos recebem toda atenção no uso da biblioteca, espaço gourmet, cineminha e brinquedoteca. Juntamente com a sala multimídia, fazem parte das oficinas atividades lúdicas, circuitos psicomotores e musicalização. Atividades sensoriais e de educação nutricional também entram na diversão.

*As atividades são sujeitas a agendamento e formação de grupo.

Datas: 16 e 23 de fevereiro
Agendamento: (85) 3261 4491

Programação extra:

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
Teatro – A Princesa e o Sapo – Grupo Desequilibradoz
Data: 04/02
Horário: das 18h30 às 19h30
Classificação: Livre

Bloquinho da Aquarela – Grupo Aquarela Entretenimento
Data: 16/02
Horário: das 18h30 às 19h30
Classificação: Livre, para maiores de 3 anos

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.