Alunos do Pré-Universitário Educar Sesc brilham na redação do Enem - Sesc

Notícias Sesc CE

Alunos do Pré-Universitário Educar Sesc brilham na redação do Enem

qui 16 de fevereiro de 2023 16:47

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 teve seus resultados divulgados nos últimos dias, trazendo boas novas para muitos alunos do Pré-Universitário das Escolas Educar Sesc no Estado. É que em uma das provas mais difíceis e importantes para definir o desempenho geral dos candidatos, a de redação, o desempenho de diversos estudantes do curso preparatório apontaram excelentes notas, ultrapassando os 900 pontos, uma marca considerada muito mais que satisfatória por educadores. 

Na relação de alunos que se saíram muitíssimo bem nessa etapa complicada do Enem está Aliny de Sousa, 20 anos. Ela obteve a impressionante marca de 960 pontos na redação e considera a contribuição do cursinho fundamental para sua performance. “(A experiência) foi muito boa. Sempre tive total assistência com o que precisava ou se tinha dúvidas. Todos os professores são incríveis e sempre buscam fazer aulas dinâmicas, que facilitam a aprendizagem. Sem contar o incentivo que eles sempre dão, o que é muito importante para todos que estão nesse processo de pré-universitário”, conta ela.

Moradora do Montese, em Fortaleza, Aliny informa que, não obstante tenha afinidade em áreas de conhecimento de humanas e ciências biológicas, ela agora espera a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se inscrever em vagas de Direito. Para se sair bem na prova, a estudante dá a dica elementar: “mais importante do que um bom repertório é saber relacioná-lo ao tema, assim você não precisa se prender a aprender diversos temas, se tem dificuldade, e sim tentar utilizar o que tem contato no cotidiano, como músicas, filmes, animes e etc.”

Contribuição social
Para a gerente de Educação do Sesc Ceará, Leni Oliveira, os resultados espelham um esforço constante da instituição pela qualificação humana e profissional dos jovens no Estado. “Estamos satisfeitos e honrados com as notas da redação do Enem, principalmente porque nosso público faz parte de um contexto de poucas oportunidades, todos oriundos de escolas públicas e classe baixa renda. Eles encontram nas atividades educacionais do Sesc uma garantia de ampliar sua formação educacional e galgar resultados mais elevados, entre eles o da inserção em universidades públicas e privadas”, destaca a gestora.

Enem
As notas do Enem podem ser usadas para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o País, e para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes também podem obter benefícios pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Pré-Universitário – diferenciais oferecidos

  • Acompanhamentos individuais feito pelos professores junto aos alunos na produção das redações;
  • Mensalmente, laboratório de redação com tira-dúvidas e auxílio personalizado na escrita dos textos;
  • Estrutura física da escola que contribui para fortalecimentos dos vínculos e de uma excelente permanência dos educandos;
  • O Pré-Universitário do Sesc desenvolve conteúdos em sintonia com as tendências mais inovadoras e atualizadas deste segmento. Atua com elementos diferenciais que englobam projetos; interdisciplinares, palestras, aulas em campo, gincanas educativas, aulões de revisão, simulados e orientação vocacional;
  • Professores capacitados e preparados para atender as demandas educacionais no contexto de cursos pré-universitários.

Os interessados em garantir seu lugar nessa proposta educacional devem buscar as próprias unidades ofertantes (confira relação de contatos abaixo) de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30 às 12h e das 13h às 19h30, enquanto durarem as vagas disponíveis. Os documentos exigidos são cópias de RG e CPF, comprovante de endereço atualizado e comprovante escolar.

Dicas da aluna Aliny de Sousa (960 pontos na redação do Enem)

Rotina

“Todos os dias tirava um tempo para resolver questões, pois assim era mais prático e proveitoso para mim, e a redação tentava sempre manter no mínimo uma por semana e levando para a correção no laboratório do cursinho para ter noção dos erros e poder melhorar.”

Leituras – afinidades

“Por lazer, o que mais leio é mangá e quadrinhos, o que achava que não seria proveitoso para adquirir repertório, porém sempre tentei aproveitar tudo que lia  como podia, assim fiz e consegui utilizar na própria redação.”

Processo de escrita

“Sempre começo fazendo um esquema para ficar mais fácil pensar em cada tópico da redação: tese, repertórios, recortes, soluções. Após conseguir fazer isso, apenas encaixo tudo na redação de forma coesa. Sempre achei que mais importante do que um bom repertório é saber relacioná-lo ao tema, assim você não precisa se prender a aprender diversos temas se tem dificuldade e sim tentar utilizar o que tem contato no cotidiano como músicas, filmes, animes e etc.”

Alunos na foto que abre a matéria – notas:

Aliny de Sousa Almeida da Costa – 960
Sthefany Cabral Magalhães – 940
Lorena Bizarria Neves – 940
Ítalo de Almeida Sales – 940
Letícia Brasil da Silva – 900
Maria Lílian Lopes da Silva – 900
Davi Rodrigues da Silva – 900
Lourrany Bizarria Neves – 900
Nathan Caetano Costa Vieira – 900
Maria Eduarda Paulino Pinto – 900

Serviço:
PRÉ-UNIVERSITÁRIO – OFERTA NAS UNIDADES:
Educar Sesc Fortaleza II – (85) 99178-6155
Educar Sesc Sobral – (88) 3611-0827
Educar Sesc Crato – (88) 3586-9177
Educar Sesc Juazeiro do Norte – (88) 99218-3349





Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.