Agosto Dourado tem programação especial em Fortaleza - Sesc

Notícias Sesc CE

Agosto Dourado tem programação especial em Fortaleza

qui 9 de agosto de 2018 12:44

Sesc promove ações de conscientização à importância do aleitamento

materno durante o mês de agosto

A campanha Agosto Dourado já faz parte do calendário do Sesc. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno no início da vida do bebê e incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade da criança.

Até o dia 11 desse mês, a equipe de Educação em Saúde do Sesc em Fortaleza promove ações relacionadas a essa temática, fazendo exposições mediadas sobre o assunto, rodas de conversa e visitas institucionais às lojas comerciais da cidade, divulgando os “Dez passos sobre amamentação”, guia elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Importância da amamentação

O Aleitamento materno é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e desenvolvimento, dando-lhe também anticorpos fundamentais para protegê-lo no início da vida. Por isso é recomendado que ele seja exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.

Estudos revelam que a amamentação garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, minimiza os riscos de alergia e diminuir a mortalidade por doenças infecciosas.

Esta fonte de alimento previne a fome e a desnutrição, garantindo a segurança alimentar dos lactentes mesmo em tempos de crise, pois é produzida naturalmente pelo corpo da mãe, sem qualquer ônus adicional ao rendimento familiar.

A prática também traz benefícios para a mulher, pois protege contra o câncer de mama e de ovários, contribui para a volta do útero ao tamanho normal e auxilia na redução de peso, pois há um gasto calórico elevado para a produção do leite materno. Além disso, a amamentação cria um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Agosto Dourado

Em 1992, a Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) instituiu o Dia Mundial da Amamentação comemorado em 1º de agosto com o propósito de incentivar essa prática e a criação de bancos de leite em todo o mundo visando assegurar uma melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.

O Brasil aderiu à campanha em 2017, por meio da Lei nº 13.435/17, que instituiu agosto como o Mês do Aleitamento Materno, intitulando-o de Agosto Dourado. A cor escolhida simboliza que o leite materno é padrão ouro de qualidade na alimentação infantil, sendo completo para o crescimento e saúde na primeira infância.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2018 é “Leite materno: a base da vida”, visando ressaltar a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida com impacto em todos os sistemas do organismo. 

Programação do Sesc:

Atividade: Orientações coletivas e entrega do laço dourado

Dia 9/8

Horário: 8h às 12h

Local: lojas do entorno da Praça do Ferreira (Centro)

Dia 11/8

Horário: 8h às 12h

Local: Unidade Fortaleza do Sesc (R. Clarindo de Queiroz, 1740)

SERVIÇO:

Agosto Dourado em Fortaleza

Informações: (85) 3452.9026

 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.