Sesc Dramaturgias promove Residência Artística em Dança na Unidade Fortaleza - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Dramaturgias promove Residência Artística em Dança na Unidade Fortaleza

qui 30 de maio de 2019 15:08

A coreógrafa Suely Machado ministra oficina gratuita de Dramaturgia do Gesto para profissionais e estudantes de Artes Cênicas de 12 a 29 de junho

De 12 a 29 de junho acontece a Residência Artística em Dança do Sesc Dramaturgias, na Unidade Fortaleza. A bailarina e coreógrafa Suely Machado irá ministrar oficina gratuita de Dramaturgia do Gesto para profissionais e estudantes da área de Artes Cênicas. No total estão sendo ofertadas 20 vagas e a inscrição custa apenas 2kg de alimentos.
De acordo com Suely, a dança busca estimular nos participantes o autoconhecimento, incentivando as pessoas a ultrapassarem seus limites e lidarem com os desafios impostos pelo próprio corpo. Segundo ela, trabalhar os movimentos corporais de maneira consciente ajuda a melhorar a autoestima e a confiança dos praticantes, tornando-os mais dispostos à dramaturgia.
“A dança é uma linguagem, uma forma de conversar com o mundo. Através de uma investigação, exercícios de improvisação e da construção cotidiana do corpo, a pessoa acaba desenvolvendo uma dança que pareça consigo mesma, de acordo com suas dificuldades e qualidades. Já a dramaturgia procura trabalhar no sentido do gesto não ser apenas técnico ou mecânico, mas carregado de conteúdo, emoção, bagagem, vida. Nós vamos construir nesses dias uma poética do corpo através dessa busca de identidade e conteúdo. De alguma maneira as pessoas vão ser tocadas pelos gestos que chegarem até ela, esse é o objetivo da oficina”, relata Machado.

 


Sobre Suely Machado
Suely Machado, bailarina, professora, coreógrafa e diretora do Grupo de Dança 1º Ato e do 1ºAto Centro de Dança, fundados em 1982. É formada em psicologia pela PUC Minas com especializações em “Coreoterapia” e “Pedagogia do movimento para o ensino da dança” pela Faculdade de Belas Artes da UFMG. Ministra oficinas de Dramaturgia do Gesto para profissionais e estudantes da área de Artes Cênicas, tendo trabalhado com renomados diretores como Gerald Thomas, Eid Ribeiro, Aderbal Freire Filho, Carlos Gradim e vários grupos de teatro tais como Ponte de Partida (Barbacena), Teatro da Pedra (São João del-Rei), ACT (Ateliê de Criação Teatral – Curitiba), além de preparação corporal e formação de bailarinos e artistas da dança. Estudou canto com Babaya durante 10 anos e fez Curso de Direção Cênica com Aderbal Freire Filho, além de sua formação em Dança Moderna, Clássica, Jazz e Contemporânea, com expoentes da dança dentro e fora do Brasil.
Projeto Sesc Dramaturgias
Desenvolvido há 21 anos pelo Departamento Nacional do Sesc*, o Projeto Sesc Dramaturgias realiza em todo o Brasil oficinas de iluminação, dança, circo, encenação, leitura e escrita. A ação envolve toda a cadeia de elaboração de espetáculo em artes cênicas, com espaços de formação, experimentação, intercâmbio artístico e cultural com profissionais de referência.

O objetivo é democratizar o acesso à formação em artes cênicas através de eixos como a reflexão, a criação e a pesquisa dramatúrgica, fomentando o surgimento de processos criativos. O projeto promove ainda intercâmbios entre profissionais do teatro, dança e circo, incluindo atores, autores, bailarinos, dramaturgos profissionais e amadores, estudantes e professores, ofertando um conjunto de residências artísticas em áreas específicas da dramaturgia, de modo a intensificar as trocas de conhecimentos e o aprofundamento dos processos de investigação em todas as regiões do país.

SERVIÇO:
Residência Artística em Dança do Sesc Dramaturgias
Período: 12 a 29/6
Local: Unidade Sesc Fortaleza
Horário: 8h às 12h
Inscrição: 2 Kg de alimentos
(As inscrições podem ser feitas no setor de Cultura da Unidade Sesc Fortaleza ou por telefone).
Vagas: 20 no total (Pessoas com idade a partir de 15 anos)
Informações: 0800 275 5250 / 34529090
*O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, saúde, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.