Semana Sesc do Meio Ambiente leva educação ambiental para as ruas - Sesc

Notícias Sesc CE

Semana Sesc do Meio Ambiente leva educação ambiental para as ruas

sex 31 de maio de 2019 15:02

Próxima quarta-feira, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estabelecida pela ONU, a data tem a intenção de chamar atenção para os problemas ambientais e a necessidade de preservação da Natureza. Diante da abrangência e importância do tema, o Sesc* Ceará preparou uma semana inteira de atividades, com ações em diversos pontos do estado e foco em diferentes formas de ajudar a diminuir o impacto ambiental no cotidiano.

Em Fortaleza, a programação começa na terça-feira (04) com as atividades do estande ambiental Pensando Verde no shopping RioMar Kennedy. Durante todo o dia, o público pode trocar livros e alimentos não perecíveis por mudas de plantas florestais, frutíferas, ornamentais e hortaliças, conferir uma exposição lúdica sobre a fauna e a flora da caatinga e participar de oficinas de horta vertical com garrafa PET, mosaico em madeira e pompom.

Na quarta-feira (05), o dia começa com a Blitz Ambiental, que abordará motoristas no cruzamento entre a avenida Duque de Caxias e rua Padre Ibiapina para sensibilizar sobre ações prejudiciais ao meio ambiente e distribuir lixeiras veiculares. Logo depois, acontece a abertura oficial da Semana, com a apresentação musical da Banda Aflorar e Sementes do Amanhã na unidade Sesc Fortaleza. No evento, também haverá explanação sobre novas formas de consumo sustentável, meios de reduzir a pegada ambiental e lançamento de metas nesse âmbito para a unidade. Haverá ainda plantio coletivo de mudas nativas e o lançamento de uma campanha para o público interno, intitulada Zero Canudo.

Um dos pontos altos da semana acontece na manhã de quinta-feira, com o Encontro Verdes Gestos, no Parque do Cocó. Na ocasião, serão apresentadas todas as iniciativas ambientais do Sesc no Ceará e os resultados dos projetos Pensando Verde e Aflorar ao longo de 2018 e a parcial de 2019.

A programação continua na sexta pela manhã, no Sesc Fortaleza, com uma gincana criativa em que equipes competirão com projetos de objetos utilitários ou mobiliário. No período da tarde, haverá uma oficina de mosaico voltada para pessoas com deficiência. Encerrando a semana, no sábado, o estande Pensando Verde leva sua programação para o RioMar Fortaleza, localizado no Papicu.

A Semana Sesc de Meio Ambiente é um momento de estender as ações que o Serviço Social do Comércio realiza permanentemente no âmbito da preservação dos recursos naturais, como o projeto Aflorar, que promove o desenvolvimento comunitário sustentável, trabalhando pela preservação e ampliação de áreas verdes em Fortaleza, e o Pensando Verde, que realiza diversas atividades voltadas para a agroecologia.

Iparana

Também haverá programação especial fora da Capital. O Sesc Iparana fará diversas atividades em Caucaia, incluindo programação em escolas da região, praças e barracas de praia. Durante toda a semana, crianças jovens e adultos participarão de atividades de sensibilização adaptadas para cada faixa etária. Para os menores, a programação inclui oficina de boneco cabeça de alpiste, pintura facial ecológica com semente de urucum e a programação do projeto Escola Vem ao Sesc, projeto premiado com o primeiro lugar da categoria Floresta e Flora do Prêmio Internacional LatinoAmérica Verde. Através dele, os estudantes são levados para uma visita à reserva ecológica do Sesc Iparana Hotel Ecológico. Para o público mais crescido, haverá também palestras e plantio de mudas.

Na quarta-feira pela manhã, a programação acontece na Praça de Caucaia, com apresentação do grupo Brigada da Natureza, distribuição de mudas medicinais e atividades recreativas. Na manhã de quinta-feira, a programação acontece no próprio Sesc Iparana, com plantio de mudas nativas, distribuição de sementes e mudas e palestra sobre o tema. Encerrando a semana, o Sesc leva sua programação para a barraca de praia Cumbuco Acqua Beach, com um cortejo com o grupo Brigada da Natureza, limpeza da praia e trenzinho infantil.

Outras Cidades

Através das escolas Educar Sesc, da Educação de Jovens e Adultos e do projeto Sesc Ler, a instituição também levará programação de educação ambiental para alunos na Capital e noutras cidades do Ceará. Em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro, Itapipoca, Quixeramobim, São Gonçalo e Aracati, crianças, jovens e adultos participarão de atividades como aulas de campo, palestras, exposições, oficinas, distribuição de mudas e sementes, blitz educativa e jogos sobre o tema.

PROGRAMAÇÃO

FORTALEZA

04-06 | das 10h às 22h

Estande Ambiental Pensando Verde no RioMar Kennedy

– Troca de livros ou alimentos por mudas

– Exposição Flora e Fauna da caatinga

– Oficinas: horta vertical com garrafa PET, mosaico em madeira e pompom (vagas limitadas)

05-06

Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

7h – Blitz ambiental

9h – Abertura oficial com banda Aflorar e Sementes do Amanhã

10h30 – Plantio Coletivo de Mudas

06-06 | das 09h às 11h

Encontro Verdes Gestos

Auditório do Parque do Cocó

07-06

Upcycling – Sesc Fortaleza

9h – Gincana Criativa

14h – Oficina de Mosaico com público PCD

08-06 | das 10h às 22h
Estande Ambiental Pensando Verde no RioMar Fortaleza

– Troca de livros ou alimentos por mudas

– Exposição Flora e Fauna da caatinga

– Oficinas: horta vertical com garrafa PET, mosaico em madeira e pompom (vagas limitadas)

IPARANA

05-06 | das 08h às 10h

Praça de Caucaia

– Mobilização na praça central de Caucaia;

– Apresentação do grupo “Brigada da Natureza” (AQUASIS);

– Distribuição de mudas medicinais;

– Pintura facial ecológica com semente de urucum;

– Realização de atividades recreativas;

06-06 | das 08h às 12h

Sesc Iparana

– Plantio de mudas

– Distribuição de semente girassol;

– Distribuição de mudas medicinais;

– Palestra Ambiental;

– Apresentação do Internacional LatinoAmérica Verde”

07-06 | das 08h às 10h

Barraca de Praia Cumcubo Acqua Beach

– Cortejo com o grupo da “Brigada da Natureza”;

– Limpeza de praia;

– Distribuição de semente de girassol;

– Levar uma escola no trenzinho;

* O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.