Conheça o Sistema Fecomércio

Fecomércio

Fundada em 1948, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) é uma entidade sindical patronal que congrega 36 sindicatos do setor do comércio, os quais representam mais de 150 mil empresas atacadistas e varejistas. Os segmentos representados pela Fecomércio correspondem a 56,7% da economia de Fortaleza, assim como é o setor que mais emprega, com mais de 567 mil trabalhadores com carteira assinada, representando 55,7% do emprego formal.

A Fecomércio administra também o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio).

A união dessas instituições forma o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPDC, que, em 69 anos de atividade no Ceará, tem marcado a sua atuação na representatividade e na defesa das principais causas das empresas do comércio e no desenvolvimento dos comerciários e da comunidade em geral por meio de iniciativas que visam educar, melhorar e transformar vidas, visando assegurar uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.

 

O que é o Sesc?

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo e administrada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará).

Criado em 1946 pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc é mantido por uma contribuição recolhida por esses empresários, especificamente para essa finalidade.
Com esse recurso, o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio e ao público em geral, gratuitamente ou a preços reduzidos, instalações, serviços e atividades nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Lazer e Assistência.

Criado em 13 de setembro de 1946 – e sua unidade no Ceará, em 20 de maio de 1948 –, o Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição social, de caráter privado e sem fins lucrativos, criada e mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Atua como agente facilitador da transformação da sociedade, estimulando o desenvolvimento da cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e da comunidade em geral, através de ações nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Lazer e Assistência.

 

O que é o Senac?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, criada e mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, administrada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará).

O Senac é uma instituição de Educação Profissional, criada em 10 de janeiro de 1946, sem fins lucrativos e mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo, voltada para o atendimento das empresas e dos trabalhadores, nas demandas de formação e qualificação profissional. É a maior instituição de educação profissional do Brasil, no setor do comércio, oferecendo uma diversidade de cursos que vão desde a formação inicial até a educação superior.

No Ceará, foi fundado em 20 de maio de 1948. Atua em nove Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Hospitalidade e Lazer; Produção Alimentícia; e Segurança. No estado, o Senac já qualificou aproximadamente, 2,5 milhões de alunos nas unidades da capital e do interior, nas unidades móveis, nos polos e na rede Senac de Educação a Distância, atuando em 160 dos 184 municípios do Estado.

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.