Perguntas Frequentes

Dúvidas Frequentes – FAQ

INSTITUCIONAL | 1. O QUE É O SESC

Serviço Social do Comércio (Sesc):
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos, mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo e administrada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará).

O Sesc atua como agente facilitador da transformação da sociedade, ofertando aos trabalhadores do comércio e ao público em geral, gratuitamente ou a preços reduzidos, instalações, serviços e atividades nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Lazer e Assistência.

INSTITUCIONAL | 2. ONDE FICA O SESC E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DAS UNIDADES

● Unidade Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro – Fortaleza.
● Unidade Centro – Rua 24 de Maio, 692 – Centro – Fortaleza.
● Unidade Crato – Rua André Cartaxo, 443 – São Miguel.
● Unidade Juazeiro do Norte – Rua da Matriz, 227 – Centro.
● Unidade Iguatu – Rua 13 de Maio, 1130 – Centro.
● Unidade Sobral – Boulevard João Barbosa, 902 – Centro.

Você obtém todas as informações sobre as Unidades do Sesc clicando AQUI.

INSTITUCIONAL | 3. QUAIS OS TELEFONES PARA INFORMAÇÕES?

Utilize os números 0800 275 5250 (para telefones fixos) e 3462.6350 (para ligações de celulares).

CARTEIRA SESC | 1. QUEM PODE FAZER?

Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento da identidade, CPF e foto 3×4*.

Aposentados do comércio de bens, serviços e turismo – carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3×4.*

Pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3×4.*

Desempregados do comércio de bens, serviços e turismo – carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3×4.*

* A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

Consulte os horário de funcionamento das CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES da Unidade Sesc mais próxima.

CARTEIRA SESC | 2. COMO FAÇO A CARTEIRA SESC E QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Para fazer a carteira Sesc você deve se dirigir ao setor de Relacionamento com Clientes da Unidade Sesc mais próxima. A documentação necessária varia de acordo com a categoria.

Categoria Comerciário: Identidade + CPF+ comprovante de endereço com CEP + Foto 3X4 + último contracheque + carteira profissional atualizada + GPS (Guia da Previdência Social) + GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS) + a carteira vencida (caso tenha)

Categoria Convênio:
Identidade + CPF + comprovante de endereço + número do convênio + carteira vencida (caso tenha) + taxa de renovação R$ 28,40

Categoria Usuário:
Identidade + CPF + comprovante de endereço + carteira vencida (caso tenha) + taxa de renovação R$42,50. Para mais esclarecimentos clique AQUI

CARTEIRA SESC | 3. QUAIS DEPENDENTES O COMERCIÁRIO TITULAR PODE INCLUIR?

O Comerciário Titulas da Carteira Sesc pode incluir como seus dependentes:
● O cônjuge
● O companheiro (a) de união estável
● Os órfãos do beneficiário titular com até 24 anos
● Os menores sob guarda
● Os irmãos, filhos e enteados do beneficiário titular, inválidos de qualquer condição
● Os pais e/ou padrastos e madrastas do beneficiário titular

CARTEIRA SESC | 4. COMO RENOVAR?

As carteiras Sesc tem a validade de 1 (um ano). Ao término de sua validade, o usuário deve comparecer na Central de Relacionamento com Clientes, na Unidade Sesc mais próxima e solicitar a sua renovação, portando seus documentos atualizados.

Para informações sobre os documentos necessários clique AQUI

PROGRAMAÇÃO | 1. QUAIS ATIVIDADES E/OU CURSOS O SESC OFERECE?

O Sesc oferece diversas atividades em Fortaleza e no interior que podem ser verificadas mensalmente na nossa PROGRAMAÇÃO ou entrando em contato com o setor de Relacionamento com Clientes através do 0800 275 5250.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO | 1. COMO PARTICIPAR DE PROCESSO SELETIVO PARA TRABALHAR NO SESC?

O Sesc, instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, esclarece que a contratação de seus profissionais não se dá por meio de concursos públicos. Todos os processos seletivos, incluindo os das vagas especiais para pessoas com deficiência, são realizados de acordo com a Resolução nº 1296/2015 do Conselho Nacional, que estabelece as normas para a contratação de funcionários.

A única maneira de se candidatar às vagas abertas no Sesc no Ceará é pelos canais oficias da instituição.

Para participar dos processos seletivos para trabalhar no Sesc, você deve acompanhar a disponibilidade de vagas através do nosso site oficial, ou acompanhar as publicações realizadas em jornais impressos de grande circulação na cidade.

Confira as oportunidades AQUI.

Importante: O setor de Recursos Humanos indica que você envie o currículo apenas quando houver vaga disponível e no período determinado, pois a grande demanda de seleções impede que seja feito um banco de dados.

COLÔNIA ECOLÓGICA SESC IPARANA | 1. QUAIS SÃO OS VALORES DE HOSPEDAGEM?

Para encontrar todas as informações sobre acomodações e tarifas CLIQUE AQUI.

Para realizar a sua reserva, CLIQUE QUI.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Colônia através dos números: 0800 275 5250 ou (85) 3318.4900.  Faça sua reserva!

COLÔNIA ECOLÓGICA SESC IPARANA | 2. COMO FAÇO PARA TER UM DIA DE LAZER?

A Colônia Ecológica Sesc Iparana oferece aos seus clientes que desejam passar um dia em nosso clube, diversas atividades com os seguintes espaços disponíveis: piscinas adulto e infantil, ginásio poliesportivo, campo society, quadra de areia, restaurante, lanchonete, sorveteria, salão de jogos além de diversas atividades recreativas, espetáculos infantis e música ao vivo aos domingos.

Saiba mais sobre os horários e programação AQUI.

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.