Tudo em Casa Fecomércio traz programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil - Sesc

Notícias Sesc CE

Tudo em Casa Fecomércio traz programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

qui 15 de abril de 2021 15:08

A Semana de Artes Integradas conta com espetáculos, música, oficinas, bate-papo e contação de histórias e acontece dos dias 19 a 24 de abril

 

O Tudo em Casa Fecomércio preparou uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 deste mês, é a Semana das Artes Integradas. Planejada especialmente para o público infantil, a ação conta com espetáculos, música, oficinas, bate-papo e contação de histórias, e acontece entre os dias 19 a 24 deste mês, de forma online e aberta ao público. Para assistir a toda programação basta se inscrever aqui. As transmissões acontecem pelo Google Meet e pelo perfil dos artistas.

 

“A Semana das Artes Integradas foi pensada para contemplar essa data tão significativa para nós, enquanto cultura. Ela visa levar cultura, conhecimento e acesso às linguagens de literatura, música, circo, teatro e bate-papos com escritores. Tudo isso para que as crianças possam entender que todo esse conhecimento pode ser encontrado nos livros”, destaca a Supervisora de Programas do Sesc Ceará, Raflésia Custódio.

 

De acordo com ela, um dos objetivos principais é despertar o interesse das crianças na descoberta de outras linguagens culturais presentes na sociedade. Uma prova disso, é a diversidade de apresentações durante todos os dias da Semana das Artes Integradas.

 

Para ouvir

 

A programação inicia no dia 19, com o grupo Tapetes Contadores de Histórias, a partir das 10h. A ação é parte do projeto Arte da Palavra, idealizado pelo Sesc Nacional. Em seguida, às 14 horas, tem a oficina Mãos na massa: modelando para imaginar. Ás 16h é a vez de contação da história Cirandas Entrameladas, uma adaptação do livro homônimo da educadora Elvira Drummond, que narra o romance entre o sapo Joaquim e a sapa Maria, intercalada por canções do nosso repertório folclórico popular infantil.

 

Um dos destaques do dia 20 é um recital do cordel Uma mala de histórias, que será narrado pelo ator, Jerônimo Gonçalves, a partir das 16h30. O cordel é de autoria da educadora popular, poeta e cordelista, natural da cidade de Barbalha, Lindicássia Nascimento. Uma mala de histórias é um convite para aflorar a criança que há em todos nós.

 

Espetáculos

 

O dia 21 é destinado apenas aos espetáculos, que são seguidos de bate-papos com os artistas. Um deles é o Olha o olho dos Meninos, do grupo Bricoleiro, que acontece a partir das 10h. A história retrata de maneira curiosa e realista, como duas crianças descobrem a mentira.  Um espetáculo de marionetes com uma técnica sofisticada e uma estética refinada de manipulação de bonecos, que promove de forma bem-humorada, reflexões sobre convívio familiar.

 

Nas pegadas do gigante do Cariri a Sousa é uma história cativante, que será contada pela educadora e produtora cultural, Beth Pacheco. A narrativa é um convite ao ouvinte para embarcar nos sonhos de um curumim e voltar a era dos dinossauros, quando os grandalhões habitavam o Cariri cearense; voar nas asas dos pterodátilos e conhecer a história desses habitantes na chapada do Araripe. Essa contação de história será no dia 22, às 14h30.

 

Dentre a programação do dia 23, tem o Showficina de Musicriança, às 16h. Apresentado por Danilo Gusmão, ele é uma mistura de brincadeira, show e oficina de canções para o público infantil. Nele são apresentadas canções autorais de Danilo Gusmão, além de outros repertórios, que convidam a todos a interagir e até compor junto, transformando-as cada vez que são cantadas.

 

Encerrando a Semana das Artes Integradas, dentro do Tudo em Casa Fecomércio, o dia 24 conta com duas apresentações. A primeira, Quem quer ser princesa? Histórias para meninas curiosas e empoderadas, acontece às 10h. Fechando a programação tem o espetáculo A trupe do Carrapicho, do grupo Aquarela Entretenimento, às 16h. Misturando o Circo tradicional e a arte de rua, em meio a números de habilidade, fofura e perigo, o grupo apresenta para o público um espetáculo sensacional onde o intuito principal é ensinar para o pequeno Carrapicho a beleza que é fazer Arte.

 

Exposição

 

Para além dessa programação, tem uma exposição virtual, a Fantástico Mundo de Matias, do artista Lucas Matias Sena. No dia 26, às 18h, haverá uma live de abertura, quando o autor apresentará a exposição, depois as obras estarão disponíveis para visitação no Flickr. São ilustrações que se remetem a livros, filmes e músicas, trazendo a linguagem não verbal de histórias escritas por grandes escritores ou até mesmo fatos ficcionais da imaginação do artista.

O objetivo da exposição, segundo Lucas Matias, é incentivar a leitura e a imaginação através das ilustrações, além de promover o incentivo à produção artística com características semelhantes às encontradas nas obras.

 

 

Serviço

Tudo em Casa Fecomércio – Semana das Artes Integradas

 

Data: 19 a 24 de abril

Inscrições: https://forms.office.com/r/ykKiECaWUD

 

Programação

 

Dia 19/04 – Segunda-feira

 

10h – Arte da Palavra (Tapetes Contadores de História) – Transmissão: Google Meet

 

14h – Oficina Mãos na massa: modelando para imaginar (Rebeka Lucio) – Transmissão: Google Meet

Inscrições pelo link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=_ugcOz7SWkCZnkJEBGNdZq7HtNbDUYFHmRM_a1KyimdUOVYySVpGWkJOWFFaUERHSE9TNkVMR0lPTi4u

 

16h – Cirandas Entrameladas (Carleziana Rodrigues) – Transmissão: Google Meet

 

Dia 20/04 – Terça-feira

 

11h – Espetáculo “Um tiquinho de nada” (Circo Lúdico Experimental) – Transmissão: Google Meet

 

14h – Oficina Mãos na massa: modelando para imaginar (Rebeka Lucio) – Transmissão: Google Meet

 

16h – Música – Cia. Luz do Conto: Contos Nordestinos – Transmissão: Google Meet

 

16h30– Uma mala de histórias (Recital de Cordel) Jerônimo Gonçalves – Transmissão: Google Meet

https://meet.google.com/nqz-ukyn-sfg

 

Dia 21/04 – Quarta-feira

 

10h – Espetáculo “Olha o olho dos Meninos” (Bricoleiros) – Transmissão: Youtube Bricoleiro Bonecos

 

16h – Espetáculo “Sertão Palhaço” (Cia Lamparim de Circo e Teatro) – Transmissão: @cialamparim

 

Dia 22/04 – Quinta-feira

 

9h – Espetáculo “O Resgate dum barquinho de Papel” (Cangaias Coletivo Teatral) – Transmissão: Google Meet

 

10h – A lenda da Pedra da Batateira (Fátima Teles) – Bate-papo performático com leitores – Transmissão: Google Meet

 

14h30 – Nas pegadas do gigante do Cariri a Sousa (Beth Pacheco) – Transmissão: Google Meet

 

 

Dia 23/04 – Sexta-feira

 

9h – A menina e a garça (Rosa Morena) – Transmissão: Google Meet

 

10h30 – Era uma vez (Paloma Furtado) – Transmissão: Google Meet

 

14h – Arte da Palavra (Nara Kely) – Transmissão: Google Meet

 

16h – “Showficina de Musicriança” (Danilo Gusmão) – Transmissão: Google Meet

 

Dia 24/04 – Sábado

 

10h – Quem quer ser princesa? Histórias para meninas curiosas e empoderadas (Rebeka Lucio) Transmissão: Google Meet

 

16h – Espetáculo “A trupe do Carrapicho” (Aquarela   Entretenimento) Transmissão: @aquarelasentretenimento

 

Exposição Fantástico Mundo de Matias

 

Data: 26/04

Horários: 18h

Transmissão: @lucasmatiasarte

Flickr: https://flic.kr/s/aHsmVhSchw

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.