Quando o sonho se transforma em realidade - Sesc

Notícias Sesc CE

Quando o sonho se transforma em realidade

seg 16 de março de 2020 10:58

Alunos do curso gratuito de Pré-Universitário do Sesc contam, com orgulho e alegria, os desafios enfrentados para conquistar a tão sonhada vaga na universidade. E a expectativa para esta nova jornada de vida não poderia ser maior – e melhor

“Meu maior sonho é exercer a profissão que escolhi seguir da melhor forma, me inspirando nos melhores professores que já tive na vida, pois acredito que a educação pode mudar vidas, assim como transformou a minha”. O depoimento é da universitária Joana Myrella Martins Queiroz, 19 anos, aluna do primeiro semestre do curso de Letras e Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mas que poderia ser perfeitamente proferida por qualquer jovem que sabe que estudar para entrar na universidade não é uma tarefa fácil. E quando se tem força de vontade e dedicação, o resultado aparece.

Joana Myrella foi aluna do curso gratuito de Pré-Universitário do Sesc-CE, destinado aos trabalhadores do Comércio ou seus dependentes, e aos alunos matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino, com renda familiar de até três salários mínimos.  E, como não poderia deixar de ser, ela é só felicidade por conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior. A jovem, no entanto, não está sozinha. Isso porque mais de 50 alunos do cursinho do Sesc acabaram de ser aprovados em instituições públicas e privadas do Ceará e até de outros estados.  

O curso de Pré-Universitário do Sesc existe há mais de 20 anos e é realizado nas unidades do Educar Sesc de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, em 2019 finalizamos com 2.377. Conta com professores especialistas, conteúdos e materiais didáticos atualizados, simulados, confortável estrutura física de estudo, além de atividades práticas e extracurriculares que completam a preparação. Este ano, serão oferecidas cerca de 1900 vagas, mas, devido à grande procura, em 2021, a instituição irá ampliar para 2200.

“A educação, digo com muito orgulho, é uma das bandeiras Social mais importantes do Sesc em prol do País. Não só acompanhamos, mas também nos comprometemos com todos os índices e inovações educacionais e engloba todos os aspectos do ser humano de forma integral. Os desafios que procuramos assumir para que essa ação seja um sucesso é constante, pois é isso que nos faz assertivos e atuantes”, afirma Silvia Maia, Gerente de Educação do Sesc Ceará. 

Lena Arcanjo, Supervisora Pedagógica do Educar Sesc Sobral, também concorda sobre o poder transformador da educação na vida das pessoas. “Contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa, consciente, fazer com que essas pessoas transformem suas próprias vidas, a partir de esforço próprio, de pessoas que acreditam no potencial delas. É bacana ver essa evolução, essa conquista”, diz.

E tudo isso é reconhecido e valorizado pelos próprios jovens e adultos que passaram pelo Sesc. O sobralense Quintino Barbosa, 20 anos, é um exemplo. “As aulas do cursinho foram fundamentais para que eu pudesse entrar na universidade. Os professores, coordenadores e diretores são super capacitados, sempre transmitindo o conhecimento com muito entusiasmo e carinho”, destaca. 

A trajetória percorrida por Quintino até chegar à universidade foi marcada por muito aprendizado. Poeta desde os 12 anos, ou, como costuma dizer, “desde sempre”, o estudante conheceu o Pré-Universitário do Sesc pelo próprio pai, que, anos atrás, também foi aluno. Para o agora universitário, as oportunidades que surgiram na sua vida se deram graças ao que aprendeu até aqui. “Eu realmente acredito que a educação é uma ferramenta de mudança social e intelectual, independentemente da idade. Hoje eu colho os frutos do tanto e de tudo que eu aprendi”, diz.      

Teoria, prática e afeto

As aulas do cursinho do Sesc são preparadas, como aponta Katiussia Reis, Diretora da Escola Educar Sesc  Fortaleza – Unid. II, com foco nos conteúdos programáticos das provas e nos editais das instituições de ensino superior. Os professores incentivam, assim, os alunos ao estudo sistemático e contínuo por meio de um cronograma de estudos com a prática de exercícios e treinos de redação. “As aulas ocorrem de forma presencial e os alunos recebem gratuitamente o material de apoio aos seus estudos, para cada disciplina”, explica.

Jehny Lobo, Supervisora Pedagógica do Educar Sesc Juazeiro do Norte, explica que as aulas enfatizam as próprias vivências dos estudantes nas discussões propostas. Além disso, um dos diferenciais é que o Sesc também atua com atividades formativas para a equipe docente, como forma de buscar por metodologias inovadoras para a sala de aula. “Incentivamos nosso alunos diretamente através de fatos, exemplos do cotidiano. Eles são nosso feedback, percebemos isso a cada semestre. Nós vemos o quão são gratos pelo apoio, sinceridade e acima de tudo, respeito mútuo”, afirma.

O Pré-Universitário do Sesc também realiza palestras, aulões, aulas em campo, plantão tira- dúvidas, além, claro, dos simulados, como forma de preparar os estudantes para as provas e, principalmente, identificar quais os conteúdos precisam ser intensificados. “Essas atividades foram essenciais para que eu pudesse melhorar em diversas matérias que tinha dificuldade”, relata Danilo Oliveira Pereira, ex-aluno do cursinho e, agora, aprovado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca).  

Para além de todo o material didático e demais recursos disponíveis em sala de aula, os estudantes são unânimes ao destacar o incentivo por parte de toda a equipe pedagógica, que nunca deixou de acreditar no potencial de cada um. “Os professores do Sesc foram os que mais me motivaram, me ajudando a transformar o meu maior sonho em realidade. Espero ser, um dia, tão didático quanto eles”, afirma Thuan Mesquita, 18 anos, o mais novo aluno de Letras e Inglês da UFC.  

E como todo jovem que entra na faculdade, Thauan está cheio de expectativas. O jovem relata que o próximo passo é aproveitar bastante tudo o que o ambiente acadêmico tem a oferecer. “No momento, minha aspiração é exercer tudo o que eu aprendi até aqui e o que vou aprender na faculdade”, confidencia. O universitário e poeta Quintino Barbosa corrobora. “Tenho grandes sonhos e sei que vou conseguir realizar muitos deles. A vida só está começando”.    

E é justamente esse um dos maiores objetivos do Sesc: contribuir para que os sonhos de tantos jovens se tornem realidade. “A palavra que melhor define o sentimento de todos os envolvidos, alunos, professores e gestão, é realização. Nosso desejo é ampliar cada vez mais estes resultados e possibilitar que mais jovens, que não têm a condição de pagar por cursos preparatórios, possam ter acesso à universidade através de aulas gratuitas e de alta qualidade”, finaliza Katiussia Reis. 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.