Sistema Fecomércio apresenta números de 2021 e projetos futuros - Sesc

Notícias Sesc CE

Sistema Fecomércio apresenta números de 2021 e projetos futuros

ter 30 de novembro de 2021 10:28

O presidente Luiz Gastão Bittencourt apresentou à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 29, o resultado das ações do Sistema Fecomércio em 2021, bem como os projetos para 2022. O momento também marcou o encerramento da campanha do Mesa Brasil Sesc 20 anos.

Na ocasião, foram homenageadas as 40 empresas que mais contribuíram com o programa ao longo desses 20 anos, como Mercadinhos São Luiz, M. Dias Branco, Cantinho do Frango, Fazenda Agrícola Famosa e Granja São José, dentre outras.

O sucesso do Mesa Brasil no Estado se traduz nos números conquistados ao longo de duas décadas. No Ceará, desde 2001, foram distribuídos mais de 52 milhões de quilos de alimentos, o que dá para alimentar aproximadamente 8.220 Castelões lotados. Atualmente, o Mesa Brasil tem parceria com mais de 582 empresas doadoras, atendendo mais de 300 mil pessoas, em 515 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, somente de janeiro a outubro deste ano, foram 2.355.175 Kg de alimentos arrecadados.

Fecomércio e IPDC em 2021

 

A Fecomércio Ceará oferece aos empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo, através do Cartão do Empresário, vantagens e condições especiais em vários produtos e serviços que impactam diretamente na economia de seus negócios, como telefonia, planos de saúde, certificado digital, dentre outros. Até o momento, 2162 novos Cartões do Empresário foram adquiridos e outros 1008 renovados.

Outra contribuição que o Sistema garante aos comerciantes são as pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), que leva informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas. Até outubro, foram realizadas 88 pesquisas.

Senac em 2021

 

De janeiro a outubro, as ações educacionais do Senac aconteceram em 28 cidades. Foram 28.766 matrículas nesse período e quase duas mil turmas. Para além dos cursos, o Senac também realizou e/ou participou de diversas ações que fortaleceram ainda mais a Instituição, dando inclusive, oportunidade aos alunos de mostrarem seus talentos para um público cada vez maior.

A Collab Ronaldo Fraga – SPFW colocou o Cariri no centro da moda. A partir da Collab dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, surgiu o planejamento e a criação da coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e nos Mestres da Cultura do Cariri.

O projeto contou com a participação de 15 alunos. O lançamento aconteceu no dia 23 de junho, na abertura da Edição N° 51 do São Paulo Fashion Week. O desfile teve 38.151 visualizações no Youtube do SPFW e também foi projetado nos prédios da Avenida Paulista.

Para a Instituição é muito gratificante ver os alunos se destacando e tendo suas vidas transformadas a partir da educação profissional. Prova disso também foi o resultado que o Ceará alcançou nas Competições Senac de Educação Profissional 2021, com uma medalha de prata na ocupação de Estética e Bem-Estar e duas medalhas de Excelência.

O evento tem o objetivo de valorizar o aprendizado por meio do intercâmbio entre as unidades do Senac de todo o País e o mercado de trabalho.

Em 2021, o Senac também participou do Colóquio da Lei da Gastronomia, que teve o objetivo de debater a Lei n° 17.608 de 06/08/2021, que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia.

Ao todo, 44 instituições participaram do Colóquio. Durante o encerramento foi apresentado ao Governo do Estado do Ceará os dados levantados nos debates e na pesquisa aberta ao público.

O Banco de Oportunidades também comemora os números de 2021. O serviço é gratuito e voltado a atender, orientar e encaminhar ao mercado de trabalho ex-alunos que concluíram com êxito os cursos do Senac. Até o momento foram 675 empresas solicitantes, 4043 alunos encaminhados e 510 novos alunos cadastrados. Os segmentos mais demandados foram Comércio, Conservação e Zeladoria, Gestão, Saúde, Gastronomia e Hospitalidade.

Sesc em 2021

 

Neste ano, foram inúmeras as realizações do Sesc. Na Educação, foram formadas 611 turmas que atenderam 16.483 alunos. Ainda nessa área, um passo importante conquistado foi a expansão da escola Educar Sesc Fortaleza (Unidade II), que contará com mais de 30 novas salas de aula, incluindo laboratório de ciência, idiomas, informáticas, dentre outras.

Na Cultura, o Sesc garantiu 4.016 ações culturais realizadas em linguagens como Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual e Tradição; 1.016 ações a mais que a meta estabelecida para 2021 e 1,9 milhão de pessoas impactadas, superando em 207% a meta estabelecida para 2021.

A Mostra Sesc Cariri de Culturas deste ano, que aconteceu em formato híbrido, realizou 160 ações, com 804 artistas envolvidos em cinco cidades (Brejo Santo, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Nova Olinda). A programação online contou com 27.823 visualizações, somando Youtube e Instagram. Já o público presencial foi de mais de 5.315 pessoas. Durante a Mostra foi inaugurado mais um museu orgânico, o da Casa de Telma Saraiva.

No Lazer, foram realizadas 37.278 eventos e atividades físico-esportivas, 763.281 participantes em atividades recreativas, 890 clientes em excursões e passeios pelo Turismo Social e 15.587 hospedagens no Sesc Iparana Hotel Ecológico. O Dia do Desafio teve adesão em todos os 184 municípios do Ceará; com 152.688 pessoas alcançadas no Facebook e 248.657 pessoas alcançadas no Instagram.

Na área da Assistência, foram realizadas 1.139 campanhas, encontros, palestras, oficinas, reuniões e rodas de conversa realizados no Desenvolvimento Comunitário. Além disso, 43.525 idosos atendidos pelo Programa Social com Idosos.

Projetos Futuros

 

Para 2022, a Fecomércio irá iniciar uma parceria com instituição financeira, garantindo vantagens aos empresários, como máquinas de cartão a custo zero, além de empréstimos e taxas de cartão com juros competitivos. No próximo ano, também será realizada a assinatura do convênio da parceria da Fecomércio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o objetivo de otimizar, idealizar e expandir projetos em diversos âmbitos, principalmente o educacional.

O Senac dará início à ação de educação em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de nuvem com mais de 200 serviços disponíveis em todo o mundo, por meio do programa AWS Re/start. É a primeira operação do projeto AWS Re/Start no Nordeste. A qualificação profissional de computação em nuvem será totalmente gratuita, iniciando com 100 vagas voltadas para pessoas que não têm ou não teriam acesso a um plano de carreira voltado para TI.

Em 2022 também está previsto o início das atividades da Faculdade Senac, com oferta de graduação e pós-graduação; assim também como da unidade Panorama Sistema Fecomércio, que contará, através do Senac, com Escola de Gastronomia e Hotelaria, cursos de aprendizagem profissional nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, laboratório de hospedagem e cozinha pedagógica.

O Sesc também já definiu os projetos e ações que vão estrear em 2022, como a implantação de novo Restaurante Sesc na unidade Panorama Sistema Fecomércio, que também contemplará ações de desenvolvimento comunitário, artes, cultura e hotelaria.

Outras novidades são a implementação do novo programa de saúde preventiva e integrada, incluindo exames laboratoriais e de imagem; a expansão do projeto Museus Orgânicos com inauguração de novos museus no Cariri, Ibiapaba, Sertão Central e Região Norte; a inauguração da biblioteca virtual e a implantação do projeto de meio ambiente e sustentabilidade, com atividades de conservação e educação ambiental em vários municípios.

 

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram