Notícias Sesc CE
Show da cantora Ceumar marca despedida da 1ª edição da MAV de Sobral

sáb 29 de julho de 2023 00:00
O show “Espiral”, da cantora, compositora e violonista Ceumar, marcou a despedida da primeira edição da Mostra Sesc de Artes Visuais (MAV) de Sobral, na noite desta sexta-feira, 28, no palco montado na Praça do Theatro São João. Foi o ato derradeiro de três dias intensos de exposições, palestras, teatro, música, dança e ações formativas, entre outras expressões artísticas, que engajaram a população sobralense e visitantes e aguçaram os sentidos, estimulando o pensamento crítico e entregando experiências culturais para todos.
Enquanto os telões exibiam obras que fizeram parte das exposições do evento, em tom de “até breve”, a intérprete mineira embalava o público com músicas autorais e conhecidos sucessos da MPB.
Para o gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins, o Sesc cumpriu, mais uma vez, seu papel, com programação inteiramente gratuita, ao buscar a democratização do acesso e da circulação das artes visuais em diferentes regiões do Estado. Mas isso sem abrir mão da arte que engrandece e fortalece a cultura de paz. “Uma instituição como a nossa tem o compromisso de educar o povo com arte de qualidade, e que isso chegue ao maior número de pessoas possível, levando a quem não tem acesso. Mas a gente tem que ter a paciência do educador, sabendo que não se educa de uma vez só”, alertou.
No último dia da Mostra, a parte musical ainda ofereceu aos visitantes a arte cantada do Grupo Vocal da Universidade Federal do Ceará (UFC), com espetáculo essencialmente brasileiro e nordestino, celebrando os 10 anos do coletivo no palco do Theatro São João. Na parte da praça, houve mais uma rodada intensa de brincadeiras para crianças em um Espaço Infantil.
Outra atração na agenda foi a apresentação teatral “O Gran Circo Malabar”, encenada pelo Coletivo FusCirco e seu fusca repleto de irreverência e diversão, em performance voltada para toda a família em frente ao Theatro.
Roda de conversa e conferência
Durante toda sexta-feira, a Casa da Cultura continuou a receber visitantes, que puderam contemplar e interagir com exposições diversas. Eles tiveram ainda a oportunidade de ingressar em uma roda de conversa intitulada “História da Arte – Um Olhar sobre a Pesquisa Ação na Casa Intervenção”, com mediação da artista Cláudia Sampaio. Pouco depois, foi a vez da Conferência de Lançamento do livro dedicado à obra do caricaturista Mendez, do pesquisador Levi Jucá, com mediação do roteirista de quadrinhos Zé Wellington, abordando o processo de criação da obra e a carreira do artista baturiteense.