Sesc realizada oficina Navegando com o Bispo MAUC - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc realizada oficina Navegando com o Bispo MAUC

ter 10 de dezembro de 2019 08:48

A oficina promovida por meio do projeto nacional Arte Sesc tem como suporte a exposição sobre a vida e obra poética de Arthur Bispo do Rosário, O Grande Veleiro.

No total, são 20 vagas, as inscrições estão abertas e são gratuitas.

 

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o projeto Arte Sesc promove a oficina Navegando com o Bispo, no Museu de Arte da UFC (MAUC). Ministrada Fábio Rodrigues e Wadeállyson Dourado (CARTES/URCA), a oficina tem como suporte a exposição sobre a vida e obra poética de Arthur Bispo do Rosário, O Grande Veleiro. A mostra está em cartaz no MAUC até o dia 17 e as inscrições para oficina são gratuitas. Podem ser feitas pela internet em https://forms.gle/6etDDT8MHTtScsYP8.

São 20 vagas ofertadas para a oficina voltada para educadores de núcleos educativos de museus, alunos de Licenciatura em Artes Visuais, professores de Artes e público em geral. Com duração de 12h, essa dialoga com o conceito de arte como experiência defendido por John Dewey, propondo que além da navegação sobre a trajetória e obra do Bispo, os participantes experimentem também procedimentos, materiais e técnicas utilizadas pelo mesmo na elaboração de sua extraordinária produção.

Neste sentido, o projeto Arte Sesc realiza oficinas paralelas de confecção de materiais didático-pedagógicos, tanto a partir da obra do Bispo do Rosário, proposto pelo material educativo da exposição, como a partir da relação entre o Bispo e artistas contemporâneos brasileiros.

 

Sobre a Exposição – O Grande Veleiro é uma exposição educativa, com curadoria pedagógica do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, que, através de estações sensoriais, convida o público a interagir com os diversos elementos que constituem a vida e a obra poética de Arthur Bispo do Rosário. Convocando o visitante a embarcar nessa exposição como um marinheiro – que foi uma das ocupações de Bispo ao longo da sua vida, a exposição aposta na experiência multissensorial como elemento fundamental nesse processo educativo, incentivando o visitante a juntar-se a Bispo e desbravar o mundo da arte e da cultura navegando pelo conhecimento.

Dividida em módulos autoportantes, a mostra apresenta Correntes Marítimas do
Conhecimento, Mapa da Passagem de Bispo pela Terra, Lounge de Leitura, exibição do filme O Prisioneiro da Passagem e Espaço do Brincar com a Caixa dos Escolhidos.

O Grande Veleiro tem como objetivo complementar o programa pedagógico a que se propõem o projeto Caixa dos Escolhidos, material educativo em formato de caixa de conhecimento, que utiliza os jogos como estratégia de educação para a formação cultural. Tendo como eixo principal a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, a exposição contribui de forma lúdica com a contextualização de suas singularidades, possibilitando um espaço para o desenvolvimento de atividades educativas e recreativas interdisciplinares, atuando entre literatura, música, arte popular, história, história da arte, ciências e pedagogia.
Sobre o Projeto Arte Sesc – O Sesc realiza ações em Artes Visuais desde a década de 1970 e, em 1981, iniciou o projeto nacional Arte Sesc, para itinerância de exposições por todo o país, estabelecendo um circuito abrangente, incluindo as capitais e o interior. O trabalho em rede tem possibilitado a atuação em áreas onde a circulação da produção artística nem sempre acontece por fatores como logística complexa ou escassez de locais estruturados para receber acervos de arte.

O fomento às Artes Visuais através do Arte Sesc rendeu à instituição uma coleção de obras construída a partir da aquisição de trabalhos de nomes relevantes do cenário artístico brasileiro, como Carlos Vergara, Claudio Tozzi, Carybé, Rosana Ricalde, Lasar Segall, Nuno Rumos, Beatriz Milhazes, Rubens Gerchman, com o intuito de criar exposições itinerantes que circulam, até hoje, em espaços expositivos dos regionais pelo Brasil. Para alinhar o Sesc às práticas das instituições que lidam com o patrimônio cultural brasileiro, as obras de arte que compõe o acervo institucional agora passam a constituir a Coleção Arte Sesc Brasil, ato que amplia as possibilidades de atuação com o conjunto de obras sob a responsabilidade do Sesc.

A Coleção configurar-se-á, então, como um recorte fundamental e único da cultura brasileira e da história da arte no Brasil. Sua difusão democratiza o acesso ao patrimônio cultural brasileiro sob a guarda do Sesc, fazendo jus à sua função social. Numa análise preliminar, somando as obras do Departamento Nacional e dos regionais pelo Brasil, constatou-se que esse número chega a 3.500 trabalhos de arte – objetos adquiridos ou doados ao longo dos anos e que, após o devido tratamento técnico, integrarão a nova Coleção. Diante disso, torna-se imprescindível que, ao realizar exposições de Artes Visuais com obras próprias ou emprestadas, sejam seguidos procedimentos técnicos que garantam a preservação do acervo e valorizem a formação educativa dos públicos.

 

SERVIÇO

OFICINA NAVEGANDO COM O BISPO – ARTE SESC

Data: 16 e 17/12
Horário: 8h às 17h
Local: Museu de Arte da UFC (MAUC) – Av. da Universidade, 2854 – Benfica

Inscrições: https://forms.gle/6etDDT8MHTtScsYP8

Grátis

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.