Sesc lança cordel em homenagem às mulheres - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc lança cordel em homenagem às mulheres

qua 10 de março de 2021 15:53

Da cordelista Amanda Preá, a obra literária é uma iniciativa do projeto Sesc Cordel Novos Talentos

 

O cordel, uma das mais ricas expressões artístico literárias do nosso Estado, não tem como função apenas divertir, ele vai muito além disso. Essa literatura, tão típica do Nordeste, carrega um papel social de informar e de provocar reflexão. Não por acaso, o estilo foi escolhido para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Através da cordelista Amanda Preá, o cordel A mulher e seu lugar em nossa sociedade está disponível no formato de cordel online e vídeo de declamação no Facebook do Sesc Ceará.

Em 40 versos, Amanda Preá fala sobre a luta das mulheres marcada em busca dos direitos, sobre emancipação, preconceito, machismo e respeito. “A mulher com sua garra / altera a sua voz / impõe respeito aonde / lhe acham menos feroz / e prova que na labuta / tem sido a mais veloz”, diz um dos versos.

A iniciativa faz parte do projeto Sesc Cordel Novos Talentos, que contribui com o desenvolvimento da literatura de cordel. As unidades do Sesc Ceará realizam há quase 10 anos o lançamento de títulos com o objetivo de dar visibilidade e espaço para a criatividade de autores de todo o Ceará, cuja produção não chega até as editoras.

Como projeto de referência do Sesc Ceará, a iniciativa já ganhou reconhecimento, como os prêmios Rodrigo de Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e o prêmio Romão Batista de Arte, Cultura e Incentivo a Cultura, em Juazeiro do Norte, além de ter participado de vários eventos e feiras por todo país.

A cordelista

Amanda Preá é natural de Acopiara. Graduada em Letras/ língua portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (Fecli/UECE), com formação na área da tradução e interpretação em Libras, a poetisa e cordelista leva a cultura popular por onde vai.

O amor pela poesia, o repente e o cordel herdou do avô Joaquim Preá (In Memorian). Amanda tem sua própria performance na qual faz a declamação dos cordéis nas vestimentas do cangaço, símbolo que diz ser recorrente nos temas mais tradicionais da literatura de cordel. Suas últimas publicações em cordel foram “Retalhos de Poesia”, “Gonzaga, o Rei do Baião” e “Francisco Assis Vieira: Um homem batalhador”.

Confira aqui o cordel A mulher e seu lugar em nossa sociedade.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.