Sesc Crato adapta aula de alongamento com o uso de uma corda para aluna com deficiência visual - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Crato adapta aula de alongamento com o uso de uma corda para aluna com deficiência visual

sex 30 de agosto de 2019 11:08

Viver a solidariedade é indispensável para compreender a importância do outro, além de possibilitar iniciativas que resgatem a inclusão social. Nessa perspectiva, o Sesc Crato se mobilizou para atender prontamente uma aluna com necessidade especial.

A deficiente visual Adriana dos Santos que, anteriormente praticava aulas de hidroginástica e natação, passou a experimentar há um mês aulas de alongamento na unidade cratense. Para um melhor desempenho, a aluna propôs o uso de uma corda (barbante) amarrada na sala de aula, onde ela pudesse percorrer e executar os movimentos. A contrapartida dessa ideia se deu pelo fato de a atividade propor um aquecimento feito com caminhadas percorridas no entorno da sala de aula.

“A Adriana não participava deste aquecimento porque possuía dificuldade de parar e de fazer a curva. Com isso existia um profissional acompanhando-a em todo momento. Como a intenção é proporcionar mais independência, para que possa ter um desenvolvimento próprio, ela mesma teve a sugestão de ter um barbante”, informou a supervisora de esportes do Sesc Crato, Bia Alencar.

A sugestão acatada pelo Sesc foi positivamente reconhecida pela aluna. “Fiquei muito feliz com a adaptação. Sempre gostei de ter minha independência e com o uso da corda me senti mais leve, sem precisar de alguém para me auxiliar. A experiência está sendo favorável porque dá mais liberdade e autonomia”, revelou Adriana.

Como forma inovadora e pensando na questão das curvas, a estagiária de educação física Samya Mendes teve a ideia de colocar nós no material improvisado. “Posteriormentefizemos a adaptação da aula que foi muito bem executada. Adriana mostrou uma independência impressionante e isso é muito gratificante para nós. Ainda no meio da aula, as colegas presentes começaram a bater palmas agradecendo pela iniciativa. Nesse momento fiquei muito emocionada, porque foi tudo muito lindo de se ver”, disse Samya.

Conforme Bia, a ideia da aluna “foi uma semente plantada para que mais na frente, o Sistema S e a Sociedade possa ter um tratamento mais intensivo para pessoas com deficiência visual”, sintetizou.

As aulas de alongamento da unidade Sesc Crato são realizadas de segunda à sexta-feira, nos horários de 7h, 8h, 18h e 19h. Para mais informações: (88) 3523-4444.

Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Instagram: sescce

 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.