Notícias Sesc CE
Sesc Ceará promove feira e encerra primeiro núcleo do Projeto Territórios Solidários

sex 31 de março de 2023 10:07
Durante 10 meses, 50 mulheres atendidas pelo Instituto Hesed tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e compartilhar experiências por meio do projeto Territórios Solidários, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, em parceria com o GFN (The Global Foodbanking Network), que tem o objetivo de mitigar os impactos sociais agravados pela pandemia da Covid-19 e fortalecer ações de sustentabilidade voltadas a segurança alimentar e nutricional. Nesta quinta-feira, 30, aconteceu o encerramento do primeiro núcleo do Projeto com a realização da Feira Territórios e Saberes Alimentares.
O Sesc Ceará, por meio do Programa Mesa Brasil e o setor de Desenvolvimento Comunitário, foi um dos pioneiros na execução desse projeto, que também foi realizado pelo Sesc Maranhão e pelo Polo Sesc Pantanal. No Ceará, as atividades foram realizadas em parceria com o Instituto Hesed, uma instituição cadastrada no Programa Mesa Brasil que realiza uma série de projetos sociais, com foco na formação humana e espiritual, além de atender a mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social que residem no bairro Ancuri, em Fortaleza.
Ao longo dos 10 meses de realização do Projeto Territórios Solidários, de acordo com a assistente social do Mesa Brasil, Vládia Freitas, as mulheres tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas e vivências, como aulas de culinária com reaproveitamento de alimentos, prática de cozinha em coletividades, estímulo ao empreendedorismo, vivências em quintais produtivos e a construção de uma horta comunitária que seguirá sendo cuidada por elas.
Empoderamento
“Mas para além dos ensinamentos de empreendedorismo, da sustentabilidade e do trabalho coletivo, essa experiência proporcionou a elas o resgate da autoestima, da sua força feminina e mostrou a capacidade de cada uma delas. Para mim, isso é o que fica de mais valioso desses 10 meses do Territórios Solidários”, destaca Vládia Freitas.
Sabrina Veras, diretora de Programação Social do Sesc, afirmou que a partir de projetos como o Territórios Solidários, o Sesc cumpre a sua missão de transformar vidas. De acordo com ela, as 50 mulheres selecionadas foram capacitadas com oficinas de culinária, além de ter sido trabalhado também o empoderamento de cada uma, fazendo com que elas se sentissem capaz de fazer uma transformação dentro das suas casas e dentro das suas comunidades.
“Um momento desse, de culminância, é só alegria de ouvir tantos testemunhos e saber que sim, cumprimos nossa missão, porque a gente faz com que essas pessoas acreditem nelas e no seu potencial, e assim possam transformar o seu entorno, o seu território”, pontuou.
Maria Helena Ferreira, 51 anos, já começou essa transformação. Com as oficinas aprendeu a fazer lambedor de laranja, gengibre e hortelã; casquinha de laranja cristalizada e até hambúrguer do bagaço da laranja. “Já estou colocando em prática e vendendo”, comemora. Além disso, o aprendizado sobre plantio, desde a irrigação até a colheita, para Maria Helena, foi outra grande descoberta que ela já levou para a vida. “Meu sentimento é de gratidão ao projeto. Eu me sinto capaz. Para nós mulheres, que já passamos dos 50 anos, não tem muita oportunidade e essa eu agarrei com unhas e dentes”, contou.
Representando o Instituto Hesed, Irmã Jéssica, da Promoção Humana, agradeceu a dedicação de todos, principalmente das mulheres que disseram sim ao projeto, servindo de exemplo para outras mães de família. “Agradecemos também ao Mesa Brasil pelas doações que recebemos e ao Territórios Solidários por ter concedido essa oportunidade. Estamos sempre de portas abertas a novos projetos”, finalizou.
Embora o evento tenha sido um encerramento do primeiro núcleo do Projeto, a gerente do Programa de Assistência do Sesc Ceará Talitta Albuquerque, informou que a ideia agora é possibilitar que os resultados do projeto sejam multiplicados e que as participantes possam continuar compartilhando novos saberes e experiências, seguindo fortalecidas.