Sesc Ceará promove ações de cultura, saúde, bem-estar e lazer em alusão ao Dia Internacional da Mulher - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc Ceará promove ações de cultura, saúde, bem-estar e lazer em alusão ao Dia Internacional da Mulher

qua 4 de março de 2020 10:47

As atividades acontecerão durante todo o mês de março nas unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu e Sobral

Instituído na década de 1970 pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, traduz em todo mundo a luta pela defesa da igualdade de gênero e de direitos, além de simbolizar o combate à violência, ao assédio e ao machismo, dentre outras reivindicações. Ações concretas de reconhecimento da mulher na sociedade ganham cada vez mais espaço na sociedade e o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, não poderia ser diferente. Durante todo o mês de março, o público poderá participar de uma série de eventos, como palestras, rodas de conversas, ações culturais e educativas de saúde e bem-estar, voltadas especificamente para essas temáticas.

Sesc Fortaleza, por exemplo, realizará, no dia 06, a partir das 7h, uma oficina que visa trabalhar questões de gênero por meio de atividades lúdicas, em formato de gincana. Nesse mesmo dia, a instituição irá promover diversas ações, como exposição interativa e degustação de receitas práticas e saudáveis para a mulher moderna (7h30 às 11h e 13h30 às 17h30), oficina Saúde da Mulher (8h às 10h e 15h às 17h) e aulões de defesa pessoal (11h às 12h e 18h às 19h) e de Yoga (17h às 18h). Já no dia 07/03, de 9h às 11h, o Sesc Fortaleza promoverá uma roda de conversa sobre Saúde, Direitos e Mercado de Trabalho.  

Além disso, de 03 a 30, haverá a “Mostra Mulheres Encena”. A programação contará com 45 realizações gratuitas espalhadas no Sesc Fortaleza, em escolas públicas e nos Cucas Mondubim, Jangurussu e Barra, com espetáculos, esquetes, performance, mesas-redondas e oficinas com artistas locais. No dia 10, às 17h, acontecerá no Espaço Vivo da Unidade o espetáculo Mnemosine: porque memória é feminina, de Paula Yemanjá.  

Um dos destaques do Sesc Centro em março é a exposição Arte por Elas, que poderá ser vista de 06 a 27. A mostra, que tem curadoria, expografia e produção de Andréa Dall´Olio e Veridiana Brasileiro, apresentará um recorte sobre a produção artística feminina com o objetivo de difundir obras que demonstram o processo criativo e a pluralidade de expressões.

A Unidade também realizará, no dia 10/03, às 12h, uma palestra para discutir sobre a violência contra a mulher e as principais problemáticas enfrentadas nos dias de hoje, com Jordianne Guedes, assistente social lotada no Juizado da Mulher, cantora e compositora. Ela, inclusive, foi a vencedora do Concurso de Marchinhas do Benfolia. A música “Não Perca o Ritmo, Acerte o Passo”, composta por Jordianne, Paula Bessa e Mona Mendes, faz uma crítica à violência diária sofrida pelas mulheres. 

Ações no interior

Sobral também estará com uma programação especial no Mês da Mulher. No dia 05, a partir das 20h, o Sesc Junco será palco do show da Mona Gadelha e as Ritas. Antes, às 18h30, será realizada uma mesa redonda com a temática “Sou Mulher, Sou o Que Quiser”. A entrada é 01kg de alimento. De 09 a 13/03, de 8h às 20h, o Sesc Sobral receberá a Exposição Biográfica de Autoras Brasileiras, que vai destacar a vida e a obra das principais escritoras do País.  

Outra ação que promete agitar a cidade é a Virada Esportiva Sesc, que acontecerá no dia 28. A programação tem início às 16h, com a Corrida da Mulher, em um percurso de 3 km com saída e chegada no Sesc Junco. Ao longo do dia, haverá ainda aulão de ginástica, hidroginástica, alongamento, funcional, ritmos, balé, capoeira, recreação aquática, jogos de salão, oficina de confecção de pipas e música ao vivo, dentre outras atividades.

A região do Cariri e Iguatu também estarão com atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação do Sesc Crato terá como um dos destaques o Chá Literário Poemas Mulher, com oficinas de bolsas de banners destinadas às mulheres do programa de Trabalho Social com Grupos (TSG), que serão realizadas nos dias 17, das 8h30 às 10h30, e 18, das 15h às 17h. No dia 06, haverá também uma caminhada em alusão à data comemorativa, saindo a partir das 8h da Prefeitura do Crato em direção à Praça da Sé. No local terá a Tenda Da Saúde Sesc com orientação da saúde da mulher e insumos de prevenção. 

Já o Sesc Juazeiro do Norte promoverá o encontro Mulheres de Fibra no dia 9, homenageando mulheres que atuam como assistentes sociais, que tiveram destaque na região do Cariri, e que desenvolvem trabalhos na área acadêmica ou social. O evento acontecerá no Teatro Patativa do Assaré da unidade, a partir das 15h, com entrada aberta ao público geral. No dia 11, a equipe do Educação em Saúde vai estar no VaptVupt com uma exposição sobre saúde da mulher, além de serviços gratuitos de bem-estar.

No Sesc Iguatu, as atividades iniciam com a Exposição sobre a Mulher na Literatura Brasileira, promovendo itinerância nas escolas de ensino médio e universidades durante todo o mês de março. No dia 4, a unidade realizará palestra sobre Empreendedorismo Feminino, em parceria com o Sebrae, a partir das 19h, no auditório do Sesc Iguatu. No dia 27, às 19h, acontecerá o encontro Mulheres de Fibras, que terá ainda a apresentação da Orquestra Sonata. A unidade realizará também Ações Educativas, rodas de conversas sobre saúde e direitos da mulher nas escolas de ensino médio da cidade.

A programação completa de março, de todas as unidades, já estão disponíveis na plataforma Vem Pro Sesc.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.