Repentistas e cordelistas do Nordeste se reúnem na XXI Festival de Violeiros do Sesc - Sesc

Notícias Sesc CE

Repentistas e cordelistas do Nordeste se reúnem na XXI Festival de Violeiros do Sesc

qua 9 de outubro de 2019 17:17

“Encontro acontece há 20 anos na cidade de Iguatu”

Espontaneidade, improviso, sensibilidade, rimas, poesia, contos antropológicos, sociais são alguns aspectos que remetem a função de um repentista e cordelista. O XXI Festival de Violeiros do Sesc, que integra o Sistema Fecomércio, vai mostrar toda irreverencia desses artistas com o evento que acontece nos dias 19, 22 a 24 de outubro, na unidade de Iguatu e no Abrigo Metálico (centro comercial).

O projeto busca fortalecer e ampliar programação voltada para o repentista, o cantador e o cordelista, valorizando a cultura popular e a tradição, de forma a possibilitar a divulgação em ambientes que possibilitem o contato do público com a cultural regional. Serão realizados, em cada dia do evento, lançamento de cordéis inéditos produzidos por autores de Iguatu e região, além de apresentações de violeiros de Iguatu e região e de renome nacional, proporcionando intercâmbio musical.

São 16 duplas de repentistas de Iguatu, entorno e outros estados da região Nordeste. Todos os participantes são militantes da área de cantoria, reconhecidos e solicitados em apresentações em todo estado do Ceará. O evento ainda irá entregar comendas aos participantes em homenagem ao trabalho realizado na área da Cultura Popular.

A programação busca valorizar espaços públicos voltados à cantoria, a exemplo do Abrigo Metálico, que recebe considerável fluxo de pessoas da Sede de Iguatu e da zona rural do Município e região, local que também acolhe o projeto “Sesc na Feira”. Desta forma, consolidado há 20 anos, o Festival de Violeiros é espaço perene das tradições populares que busca ser espaço de valorização do encontro de gerações e da cultura regional. Na ocasião, essa edição trará uma exposição contando um pouco dessa história.

Programação
19/10 (sábado)

8h – Abertura do Festival no Abrigo Metálico

Duplas: Aldeni Bessa e Aldeci Bessa / Chico Chagas e Juvêncio Jerônimo / Vicente de Freitas e Cícero Ferreira / Carlos Vieira e Zé Viana / Edivânio Luna e Alex Luna / Antônio Campos e João Batista / Isael Custódio e Raimundo Mesquita

Lançamento do Cordel “Viva, Viva Santarém”, de Francisco Benício, no Abrigo Metálico

22/10 (terça-feira)

19h – Festival de Violeiros no Estacionamento do Sesc Iguatu

Duplas: Zé Cardoso e Zé Viola / Jairo Silva e Jeferson Silva / Pedro Santa Helena e Thiago Lima

Lançamento do Cordel “Eu sou o Cordel”, de Rivamoura Teixeira, no Estacionamento do Sesc Iguatu

23/10 (quarta-feira)

19h – Festival de Violeiros no Estacionamento do Sesc Iguatu

Duplas: Rafaela Dantas e Fabiane Ribeiro / Joás Rodrigues e Paulo Nascimento / Jonas Bezerra e Chico Alves

Lançamento do Cordel “Saga do Coronel Ludugero”, de João Martins, no Estacionamento do Sesc Iguatu

24/10 (quinta-feira)

19h – Festival de Violeiros no Estacionamento do Sesc Iguatu

Duplas: Raulino Silva e Raimundo Nonato / José Saraiva e Lourival Pereira / Francinaldo Oliveira e Gilmar de Oliveira / Raulino Silva

Lançamento do Cordel “As coisas do meu passado”, de Gevanildo Almeida, no Estacionamento do Sesc Iguatu

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram