Regional: lives Aboios e Arraiá do Nonato Lima marcam festividades juninas no Interior - Sesc

Notícias Sesc CE

Regional: lives Aboios e Arraiá do Nonato Lima marcam festividades juninas no Interior

qui 25 de junho de 2020 12:36

Promovidas pelas unidades do Sesc Iguatu e Juazeiro do Norte, as apresentações resgatam a tradição popular das festas juninas destacando a valorização dos vaqueiros do Sertão, além de ato solidário e participação de Waldonys e Chambinhho do Acordeon

Neste final de semana, duas lives prometem encerrar com chave de ouro as festividades juninas com muita música de qualidade valorizando a cultura popular e gerando solidariedade também. Pensando nisso, as unidades do Sesc Iguatu e Juazeiro do Norte promovem no dia 27 (sábado) e 28 (domingo) as lives Aboios e Arraiá do Nonato Lima, respectivamente.

Fazendo parte da programação da plataforma Tudo Em Casa Fecomércio, a live Aboios acontece diretamente da cidade de Canindé, a partir das 16h, com transmissão ao vivo no Instagram da W10produções (@w10producoes) e da Prefeitura de Canindé (@prefeituradecaninde). “A proposta da apresentação é manter a apresentação original do grupo que destaca a vida dos nossos vaqueiros além de preservar a tradição popular das festas juninas em tempos de pandemia”, informa o técnico de cultura do Sesc Iguatu, Cícero Cosme.

Com um vasto repertório de forró com grandes canções que embalaram e encantaram milhares de nordestinos consagrando grandes nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José, Trio Nordestino, Sivuca, Gilberto Gil, Mastruz com leite, entre outros, a live Arraiá do Nonato Lima é certeza de muito divertimento e solidariedade. Waldonys e Chambinho do Acordeon são convidados especiais marcando presenças também. Além de levar a grandeza do forró em seus diversos estilos, a live Nonato Lima também estará contribuindo com os músicos afetados pela pandemia do Covid-19, que ficaram sem trabalho e a parte artística será a última a voltar com suas funções devido às aglomerações.

Apresentado via Youtube de Nonato Lima, a live tem como objetivo também valorizar o tradicional forró e suas tradições representada pelo acordeom como um dos elementos fundamentais da nossa cultura de raiz. “É com imensa satisfação que o Sesc Juazeiro do Norte proporciona esse momento homenageando as festas alusivas a São João e promovendo concomitantemente solidariedade aos nossos artistas que estão em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia”, destaca o supervisor de cultura da unidade juazeirense, Sérgio Magalhães.

Sobre Nonato Lima

Músico cearense, cantor e compositor, começou a tocar muito cedo, herdando do seu pai, o dom de tocar acordeon. Aos 12 anos começou a vida profissional, tocando nas noites de Fortaleza. Nonato foi criado nas rodas de choro da cidade e aos 15 anos já despertou atenção de Dominguinhos. O músico já trabalhou em várias bandas de forró da cidade, mas viu que em seu sangue fluía outros tipos de música. Aos 18 anos ganhou seu primeiro festival de acordeom, e a partir daí conseguiu comprar seu primeiro instrumento.

Foi convidado por Dominguinhos para acompanhá-lo em seus shows no ano de 2012. Nonato também já dividiu palco e trabalhou com vários artistas como Fagner, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, Amelinha, o francês Richard Galliano, considerado o maior acordeonista do mundo, que lhe descobriu pela internet e o convidou para participar de seu show no Brasil, em São Bento do Sul – SC. Em 2016 tocou nas olimpíadas no Rio, em 2018 fez sua primeira turnê na Europa, fazendo seu show solo, e em 2019 gravou seu primeiro álbum autoral intitulado de “Brasiliando”.

Sobre o espetáculo Aboios

O espetáculo Aboios traz a história da Rainha e os Vaqueiros — Mestra Dina, considerada por seus pares como a Rainha dos Vaqueiros, por sua dedicação a causa do homem sertanejo iniciada com apenas 14 anos. Sua vida já virou inspiração para filmes, cordéis, livros, matérias jornalísticas e um documentário para a TV Australiana. Tornou-se a maior incentivadora dos costumes e tradições do vaqueiro no Nordeste, seja através da Associação ou de sua luta individual. Articulou a aprovação da lei de nº 14.520, de 8 de dezembro de 2009, que incluiu a missa do vaqueiro em Canindé no calendário oficial de eventos do Ceará e a lei nº 14.625, de 26 de fevereiro de 2010, que institui o Dia do Vaqueiro no Estado, como o dia 22 de agosto.

Fundou o Grupo Musical – A Rainha e os Vaqueiros – vestida de Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Este é o figurino do grupo, que em seus shows utiliza o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, causo, versos, poesias, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga. Mas o figurino não é cênico. É a vestimenta que os artistas usam no dia a dia. Afinal, são vaqueiros-aboiadores, que durante anos de cavalgada já cantaram com Manoel Messias, Padre Tula, Orlângelo Leal, Fagner e em especial com o Rei do Baião.

O grupo tem como líder a Mestre da Cultura Dona Dina, que com quatro vaqueiros-aboiadores: Chico Walter, Edilânio Freitas, Moisés Uchoa e Zé Marçal acompanhados pelo maestro Hidelbrando do Acordeom e o seu regional, conduzem o público a um mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros. O grupo musical não se prende apenas ao roteiro musical, os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.

Já se apresentaram no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), nos Cucas: Barra e do Modubim, no Mercado dos Pinhões, no Festival de Música da Ibiapaba (Viçosa do Ceará), no Festival de Teatro e Dança (Caridade), na I Semana Raquel de Queiroz (Quixadá), no Teatro São João (Sobral), nos teatros do SESC (Fortaleza e Crato), na abertura do Mestre do Mundo 2012 (Limoeiro do Norte), na programação cultural da Copa do Mundo de 2014 (Fortaleza) dentre outras muitas apresentações.

SERVIÇO

Live Aboios – Sesc Iguatu – Tudo em Casa Fecomércio
Dia: 27 de junho (sábado)
Horário: 16h
Transmissão: @w10producoes e @prefeituradecaninde

Live Arraiá do Nonato Lima e convidados Waldonys e Chambinho do Acordeon
Dia: 28 de junho (domingo)
Horário: 16h
Transmissão: Youtube do músico Nonato Lima

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.