Programações chamam atenção para o Novembro Azul na Capital e no Interior - Sesc

Notícias Sesc CE

Programações chamam atenção para o Novembro Azul na Capital e no Interior

ter 12 de novembro de 2019 13:48

No mês marcado pela campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata, o Sesc Ceará realiza atividades educativas em várias cidades

Dos meses “coloridos” com campanhas de conscientização sobre saúde, um dos mais populares é o Novembro Azul. Inspirado num movimento que começou na Austrália, no Brasil, a campanha teve início em 2011 e busca levar informação sobre a saúde do homem, especialmente o câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2019. No entanto, a taxa de sobrevida da doença é alta, aproximando-se dos 100%, e aumenta quando o diagnóstico é feito ainda no início. Por isso é tão importante conhecer sobre o assunto.

Compreendendo a relevância da campanha, o Sesc preparou várias atividades em diferentes locais do Ceará para fortalecer o debate sobre o tema ao longo do mês. Em Fortaleza, o Sesc Centro (Rua 24 de Maio, 692) terá a Casa Azul, espaço onde serão disponibilizadas informações sobre a saúde do homem, além de eventos como mesa redonda (dia 14), atividades lúdicas e educativas e sorteio de brindes (dia 28). O Sesc Fortaleza também terá orientações e atividades sobre o tema, nos dias 27 e 28. No interior, a cidade de Juazeiro do Norte terá abordagem orientada no mercado Pirajá (dia 14), exposição temática no Educar Sesc e aulão de ginástica (ambos dia 18). Também serão realizadas palestras sobre o tema em Crateús (dia 8) e em Penaforte (dia 22).

Embora ainda haja bastante desinformação e até preconceito com relação ao exame clínico usado no diagnóstico do câncer de próstata, campanhas como o Novembro Azul vêm ajudando bastante. De acordo com Marília Bessa, enfermeira do programa de Saúde do Sesc Ceará, “Com a maior divulgação já podemos perceber a procura nos postos de saúde pelos exames, principalmente os homens que possuem histórico familiar e estão na faixa etária de maior incidência a partir dos 50 anos”.

 

Confira abaixo a programação do Novembro Azul no Sesc Ceará*.

 

Programação 

Fortaleza

Sesc Centro – 14/11, 13h

Mesa Redonda – “Saúde do Homem: Conhecer e Prevenir”

 

Sesc Centro – 28/11, 11h

Evento com orientações, sorteio de brindes, jogos e brincadeiras

 

Sesc Fortaleza – 27 e 28/11, das 6h às 21h

Atividades educativas

 

Juazeiro do Norte

Mercado Pirajá – 14/11, 9h

Abordagem orientada

 

Educar Sesc – 18/11, 16h

Exposição temática – mesa temática, orientações acerca do tema, entrega de material educativo, preservativos

 

Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 18/11, 17h

Aulão de ginástica

 

Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 28/11, 16h

Tenda da Saúde – higienização facial, Quick massagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e orientações sobre a campanha novembro azul.

 

Penaforte

CRAS – 22/11, 9h

Palestra educativa

 

Crato

Sesc Crato – 14/11 das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 17h30

Exposição mediada

 

CRAS Seminário – 19/11, 14h

Roda de Conversa e Exposição Mediada

 

Sesc Crato – 20/11 – 8h30

Evento Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Crato

 

Mercado Municipal do Crato – 25/11, 18h

Cordel na Feira Alusivo ao Novembro Azul

 

* Programação sujeita a alteração.

 

 Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram