Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2022 - Sesc

Notícias Sesc CE

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2022

seg 17 de janeiro de 2022 16:51

As inscrições são gratuitas e os escritores podem concorrer com obras inéditas nas categorias Conto e Romance

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país na distinção de escritores inéditos. Podem concorrer autores não publicados nas categorias Romance e Conto. O Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Os interessados têm até 11 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado em www.sesc.com.br/premiosesc.

 

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, parceira do Sesc no projeto, com tiragem inicial de 2.500 exemplares. O anúncio dos vencedores será divulgado no mês de maio.  Desde a sua criação em 2003, mais de 17 mil livros foram inscritos e 33 novos autores revelados.

 

Criada em 2003, a premiação tem como principal objetivo revelar novos escritores no País, destacando suas respectivas obras. Somente no ano passado, foram inscritos 1.688 livros, sendo 850 em Romance e 838 em Conto. Outra iniciativa bacana foi a realização de clubes de leitura com os vencedores das edições de 2019 e 2020. “O encontro desses escritores com o público, realizado de forma virtual, foi uma oportunidade para trocar ideias e experiências com o público, entre alunos de escolas e demais interessados no mundo das letras.  Vale destacar ainda a parceria do Sesc com a editora Record, contribuindo para a credibilidade e uma maior visibilidade ao projeto”, explica Raflésia Dias, supervisora de Cultura do Sesc Crato.

 

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

 

A relevância do Prêmio Sesc de Literatura também pode ser medida por meio do sucesso dos seus vencedores, que vêm sendo convidados para outros importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada em Paris, o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Acesso Rápido

Leia Também

Prorrogadas as inscrições para credenciamento de grupos juninos para Circuito Sesc Junino 2022

Prorrogadas as inscrições para credenciamento de grupos juninos para Circuito Sesc Junino 2022

Os grupos de quadrilhas juninas interessados em participar do tradicional Circuito Sesc Junino este ano terão uma nova chance para participar do Credenciamento. As inscrições foram prorrogadas até domingo, 15/05. Uma das maiores expressões culturais do Nordeste, as quadrilhas juninas fazem parte do calendário regional, movimentando comércio, artistas e os corações dos apaixonados pelos festejos.  […]

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram