Parcerias com festivais de teatro e circo amplia atuação da Mostra Sesc - Sesc

Notícias Sesc CE

Parcerias com festivais de teatro e circo amplia atuação da Mostra Sesc

qui 7 de novembro de 2019 15:09

Um pedaço da Mostra Sesc de Culturas Cariri vai se estender até Fortaleza. Parcerias entre o Sistema Fecomércio com o Festival Popular de Teatro de Fortaleza e o Festival Internacional de Circo do Ceará traz para esses eventos grupos de teatro que se apresentarão durante a Mostra Sesc. 

“É a Mostra Cariri dialogando com outros festivais a partir de ações colaborativas, onde a parceria se estabelece no intuito de viabilizar a participação de coletivos de outros estados numa conexão programática”, destacou o consultor de Cultura do Sesc Ceará, Chagas Sales.

Neste ano, a Mostra Sesc leva ao Cariri, entre os dias 8 a 12 de novembro, espetáculos teatrais de companhias de vários estados do País, que se destacam por trazer temáticas lúdicas e com uma pegada bem circense, dentre outros temas. 

Realizado pela Cia. Prisma de Artes, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza está na 10ª edição e tem como objetivo levar apresentações teatrais aos espaços públicos da cidade, popularizando o acesso à arte e revelando novos talentos. 

Já o Festival Internacional de Circo de Fortaleza é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, e tem como uma das propostas levar mais atividades para os artistas que já são do circo, ampliando a formação destes e dessa forma, fortalecer a arte circense no Estado. 

 

Sobre a Mostra Sesc de Culturas Cariri

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. 

Ao longo das edições, mais de 6 milhões de espectadores já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. A abrangência da programação é outro marco, com início apenas no município de Crato e está, atualmente, em 23 cidades da região do Cariri.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo, tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos e de coletivos independentes, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.