Obesidade infantil e estimulação cognitiva: Sesc Crato lança novo jogo online educativo - Sesc

Notícias Sesc CE

Obesidade infantil e estimulação cognitiva: Sesc Crato lança novo jogo online educativo

qua 10 de junho de 2020 14:46

No período da quarentena, uma alimentação saudável é muito importante para manter o sistema imunológico fortalecido e prevenir a obesidade infantil, já que atividades ao ar livre, passeios ao parque, caminhadas até a escola ou na hora do recreio, não estão mais acontecendo, o que significa que as crianças estão gastando menos energia.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um estudo recente aponta que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e que adolescentes obesos têm 89% de chance de serem adultos obesos. Mais de 12% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. A consequência disso é o aparecimento de diversas doenças, como diabetes, problemas ortopédicos, distúrbios psicológicos, doenças cardiovasculares e hipertensão, sendo essa última o fator de risco principal para infarto e acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame.

Pensando nisso e em um entretimento educativo que alia a estimulação do cérebro melhorando a memória, a atenção e o raciocínio, e despertando a criançada para os benefícios de uma alimentação saudável, o Programa Saúde da Unidade do Sesc Crato, através da Atividade Educação em Saúde, elaborou o Jogo da Memória – Turminha que Faz Bem que pode ser baixado online. “Nesse momento de isolamento social, as horas vagas que temos é uma boa oportunidade de aliar diversão e aprendizado, especialmente com a família. Além de educativo, o material é ótimo para divertir a criançada”, informa o analista assistencial da unidade cratense, Warley Marques.

“Por falar em família, sua participação ativa é fundamental para propiciar hábitos alimentares adequados, como incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras, e redução da oferta de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, sal e gorduras. Também é preciso evitar na rotina alimentar da criança a presença de alimentos industrializados, bebidas com baixo valor nutricional e alto valor calórico, a exemplo de refrigerantes e sucos artificiais. Nenhum alimento precisa ser proibido, basta ter equilíbrio. Não há problema em comer pratos mais calóricos de vez em quando, desde que isso seja uma exceção e não a regra. Mais do que nunca, é hora de se alimentar bem”, observa Marques.

Clique AQUI para baixar o Jogo da Memória – Turminha que Faz Bem 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.