Novas tecnologias e inteligência emocional é tema de Congresso de Educação - Sesc

Notícias Sesc CE

Novas tecnologias e inteligência emocional é tema de Congresso de Educação

ter 16 de fevereiro de 2021 16:39

O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio Ceará, acontece de 24 a 26 de fevereiro e traz profissionais renomados ligados à Educação

 

O Sistema Fecomércio, através do Sesc e Senac, realiza nos dias 24 a 26 de fevereiro, o II Congresso de Educação. Com o tema Inteligência Emocional em Tempos Adversos e a Atuação Docente, o evento abre oportunidade para lançar um novo olhar sobre a educação, ao mesmo tempo em que discute a necessidade do educador se perceber nesse cenário atual surgido a partir da pandemia. Ele acontece de forma online, com quatro palestras gratuitas e abertas ao público, com links exclusivos. As inscrições podem ser feitas através do site.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, ressalta que a missão educativa das instituições Sesc e Senac é sociointeracionista, valoriza a formação de cidadãos críticos, conscientes e ativos, ao mesmo tempo em que desenvolve uma formação integral perpassando pelos aspectos de saúde, cultura e lazer. Além disso, contribui não apenas com a aprendizagem dos alunos, mas também com a melhoria da sua qualidade de vida, tendo o professor papel essencial de facilitador de todo esse processo.

Para Maurício Filizola, o tema escolhido para o II Congresso não poderia ser outro. Com a adaptação maciça e generalizada dos meios digitais na educação, ele compreende que muitos professores tiveram que se adaptar não apenas à rotina devido ao Coronavírus, mas também ao modelo de aula remota, exigindo novas habilidades desses profissionais.

Maurício Filizola lembra que as tecnologias vieram para ficar e os educadores estão lidando com essa nova realidade. Além dessa adaptação, eles enfrentam os impactos da pandemia na vida pessoal, o que exige um olhar mais aprofundado sobre sua atuação profissional. “O Congresso vai provocar não apenas o debate sobre como fazer educação a partir dessas mudanças, mas também abrir espaço para os docentes perceberem suas habilidades emocionais. Tenho certeza que todo o debate trará reflexos positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no aprendizado dos alunos”, ponderou.

Palestras

 

O Congresso abre com a palestra Novas Construções Sociais de Aprendizagem, no dia 24, a partir das 18 horas. Ela será ministrada pelo pedagogo português José Pacheco, um dos fundadores da Escola da Ponte, uma instituição pública de ensino que se baseia nas chamadas escolas democráticas e na educação inclusiva. Ela defende a promoção da autonomia e da consciência cívica dos alunos, privilegiando o seu progressivo envolvimento nas tarefas e na responsabilidade de gestão da escola.

A segunda palestra, dia 25, traz como tema as Tecnologias Educacionais Emergentes, com o professor José Motta, e acontece a partir das 17 horas. Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e palestrante em temas ligados à Inovação Educacional, José Motta é pesquisador e entusiasta na realização de workshops com práticas de metodologias ativas de ensino e desenvolvimento de competências socioemocionais.

Na sexta-feira, 26, haverá duas palestras. Às 17 horas, Izolda Cela, professora, psicóloga e vice-governadora do Ceará, fala sobre Formação Integral: Case de sucesso Virando o Jogo. O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que desenvolve atividades de cunho social, cultural, esportivo e de qualificação profissional, além de incentivar os jovens para retornar à escola, e tem como um de seus parceiros o Sesc e o Senac

A palestra de encerramento inicia às 18 horas, e tem como tema as Competências socioemocionais na educação – integração entre o sentir e o aprender, com Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.

Jornada da educação

 

Segundo o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral, as três palestras são uma jornada dentro do Congresso que busca refletir sobre um novo olhar em relação à postura profissional e a necessidade de se reinventar para atender novos contextos. 

“O Senac já vinha nesse processo, estudando as chamadas metodologias ativas, o uso de tecnologias na sala de aula. Então isso já estava fazendo parte da nossa visão. Mas não adianta pensar na tecnologia, só na ferramenta, sem pensar nos profissionais, é essa a discussão que o II Congresso traz”, pontua.

Formação humanizada

 

 A Diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Patrícia Rinaldi, destaca que a escolha do tema para o Congresso deste ano busca debater as habilidades destes docentes perpassando pelas competências sócio emocionais, bem como a implantação novas de metodologias que contribuem com o processo de formação desses alunos. 

“Vamos discutir não apenas aspectos técnicos, mas também aspectos da formação integral do ser humano, assim como do cuidado com o profissional da educação no contexto da pandemia do Covid 19, e, assim, criar um ambiente propício ao diálogo e reflexão sobre as metodologias ativas em sala de aula e a atuação dos docentes neste novo cenário”.

Além das palestras, o II Congresso de Educação proporciona aos professores do Sesc e instrutores do Senac uma programação com ações formativas através de workshops, palestras e oficinas.

 

Serviço 

II Congresso de Educação – Inteligência Emocional em Tempos Adversos e a Atuação Docente

 

Data: 24 a 26 de Fevereiro

Inscrições: http://iicess.xtage.com.br/usuario/index

Programação: www.fecomercio-ce.com.br/congressodeeducacao/

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.