Mesa Brasil Sesc comemora 20 anos de atuação no Ceará - Sesc

Notícias Sesc CE

Mesa Brasil Sesc comemora 20 anos de atuação no Ceará

seg 15 de fevereiro de 2021 15:57

Programa de segurança alimentar e nutricional segue levando comida de qualidade para aqueles que mais precisam. Só no ano passado, foram arrecadados mais de 3 milhões de alimentos. E a meta este ano é superar esse número

 

O Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, completa 20 anos em 2021, prometendo seguir mais atuante do que nunca com seu objetivo de levar conforto, sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Em março de 2020, por exemplo, foi realizada uma campanha para incentivar restaurantes e lanchonetes que ficaram fechados durante o isolamento a doarem os alimentos. A soma dos esforços se traduz em números. Só no ano passado, 320 entidades sociais foram atendidas pelo Mesa Brasil, que arrecadou mais de 3 milhões de quilos de alimentos.

 

E o trabalho de fortalecimento de parcerias como forma de combater a fome e o desperdício por meio de doações já começou! Dentre os parceiros que já contribuíram neste mês de janeiro de 2021, para o Mesa Brasil, destaque para o grupo M. Dias Branco, que doou 12.756 kg de alimentos. Quem também entrou nessa grande corrente do bem esse ano foi o Grupo Nestlé, com 4.623 litros de iogurtes, o Instituto Solar Coca Cola, com 1479,6 litros de sucos, permissionários da Ceasa, com mais de 14 mil kg de frutas, Fazenda Agrícola Famosa, com 120.000 kg de fruta, e Companhia Nacional de Abastecimento, com 8.880 kg de polpa de frutas advindas da agricultura familiar. 

 

“O resultado do Mesa Brasil em 2020 só mostra o quanto o bem é feito de maneira coletiva. Graças aos nossos parceiros, levamos comida de qualidade para aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. A nossa missão, no entanto, continua! Queremos sensibilizar mais empresários para essa causa, inclusive para que mais pessoas sejam beneficiadas neste ano”, afirma Regina Miranda, gerente do Mesa Brasil Ceará.

 

O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País e tem como premissa buscar onde sobra para entregar onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício. Do outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

 

A criação do Mesa Brasil enquanto uma rede nacional de alimentos surgiu em 2003, mas o Programa é uma realidade no Ceará há exatos 20 anos, quando o então presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bitencourt, encabeçou a campanha Amigos do Prato. Atualmente, os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, que atende a Capital e Região Metropolitana; na cidade Sobral com abrangência para a Região Norte, em Iguatu que atende o Centro-Sul do Estado e em Juazeiro do Norte e Crato que abastecem as instituições do Cariri. Desde a sua implementação, já foram distribuídos mais de 52 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas. 

 

“Nesse momento em que todos precisam estar mais unidos, o Mesa Brasil segue sendo essa grande rede que envolve o Sesc, empresários, instituições e voluntários. E a união, de fato, é capaz de transformar realidades, além de levar conforto e bem-estar para a população que mais precisa. Mais do que nunca, queremos inspirar a  solidariedade em todos os setores”, explica Maurício Filizola, Presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.