Mais de cento e dez mil livros à disposição dos cearenses nas Bibliotecas do Sesc - Sesc

Notícias Sesc CE

Mais de cento e dez mil livros à disposição dos cearenses nas Bibliotecas do Sesc

qui 17 de janeiro de 2019 12:51

Além do empréstimo de livros, as Unidades em Fortaleza e no interior proporcionam espaço para estudos e acesso à internet.

O ano já começou e, com ele, a oportunidade de melhorar os hábitos de leitura. A preferência pode ser por clássicos da literatura, romances, biografias, livros técnicos, jornais ou quadrinhos, nas 13 bibliotecas do Sesc distribuídas pelo Ceará é possível encontrar o livro ideal. Para ter acesso aos 119.820 volumes, basta realizar cadastro.

Os leitores já podem renovar ou realizar novo cadastro em Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Crateús, Aracati, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante e Ibiapina, nas sedes fixas ou unidades móveis (BiblioSesc).

Para 18% dos leitores brasileiros, o empréstimo em bibliotecas é a alternativa de acesso a livros, de acordo com a Pesquisa do Instituto Pró-Livro. Em 2018, as bibliotecas do Sesc realizaram, em média, 32.000 empréstimos gratuitos por mês e seguem oferecendo acesso à leitura, pesquisa bibliográfica e documentária, levando a biblioteca itinerante a empresas e escolas, recebendo doações de livros e oferecendo atividades culturais, como contação de histórias.

Algumas unidades são temáticas, como as seis bibliotecas infantis localizadas em Fortaleza e no interior do Estado e a cordelteca com uma coleção de 8.330 cordéis em Juazeiro do Norte. Todo o acervo está disponível para consulta on line.

Rede mundial de bibliotecas

Há cerca de um ano, a Biblioteca Rachel de Queiroz, localizada na Unidade Fortaleza do Sesc, faz parte de uma rede social de troca de livros, existente em 132 países. A iniciativa Bookcrossing pretende formar uma Biblioteca Mundial, pela qual é possível doar e encontrar livros.

Funciona assim: os participantes são incentivados a deixar um livro no espaço disponibilizado pelo Sesc e a levar outro de sua preferência, tudo gratuito, basta apenas o leitor cadastrar seu livro no site , identificando o ponto Sesc, e na sequência, o “liberta”. A atividade estimula o compartilhamento e, consequentemente, contribui com a universalização da leitura e da cultura.

Um espaço para estudar

As Bibliotecas do Sesc também podem ser utilizadas como espaço de estudos, sendo opção para candidatos a concursos e exames, que encontram local climatizado, iluminado, silencioso e com acesso à internet e aos acervos da biblioteca.

Seu cadastro

Para renovar o cadastro, ou se tornar um novo usuário, é necessário ter o Cartão Sesc atualizado, além de apresentar a documentação de acordo com a categoria:

Trabalhadores do comércio ou dependentes devem comparecer à biblioteca, portando seu Cartão Sesc atualizada para 2019. Para dependentes menores de 18 anos, a inscrição deve ser acompanhada de responsável titular do Cartão Sesc.

Público geral, conveniado ou estudantes de escolas públicas devem apresentar (xerox e original) dos documentos RG, CPF, comprovante de endereço, certificado de ensino médio/fundamental (escola pública) ou declaração de estudante da Rede pública de ensino médio/fundamental. Para menores de 18 anos, a inscrição deve ser acompanhada de responsável.

O cadastro é gratuito para estudantes ou egressos da rede pública, os demais públicos realizam o pagamento de uma taxa anual para utilização dos serviços da biblioteca.

Onde encontro Biblioteca Sesc?

Fortaleza

Biblioteca Rachel de Queiroz: Unidade Fortaleza do Sesc – Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro – Fortaleza. (85) 3452.9088. Segunda a Sexta, das 8h às 21h; Sábado de 08h às 12h.

Biblioteca Romeu Aldigueri: Unidade Centro do Sesc – Rua 24 de Maio, nº 692 – Centro – Fortaleza-CE. (85) 3455.2115. Segunda a Sexta, das 8h às 20h / Sábados, das 8h às 13h.

Interior

Biblioteca Sesc Crato: Rua André Cartaxo, nº 443 – Centro (88) 3523.4444 . Segunda a Sexta, das 08h às 21h.

Biblioteca Sesc Iguatu: Rua Treze de Maio, nº 1130 – Prado (88) 3581.1130. Segunda a Sexta, das 7h às 21h.

Biblioteca Sesc Juazeiro do Norte: Rua da Matriz, nº 227 (88) 3512.3355. Segunda a Sexta, das 8h às 21h

Biblioteca Aurélio Cavalcante Ponte: Unidade Sobral do Sesc. Rua Boulevard João Barbosa, nº 902 – Centro. (88) 3611.0954 . Segunda a Sexta, das 08h às 21h.

Sesc Ler (Unidades Escolares)

Biblioteca Sesc Ler Aracati: Sesc Ler Aracati – BR 304, Km 44, s/nº – Pedregal. Segunda a Sexta, das 7h às 11h e 13h as 17h

Biblioteca Sesc Maria Delite: Sesc Ler Crateús – Rua Padre Cícero, nº 290 – Fátima I. Segunda a Sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h

Biblioteca Sesc Ler Ibiapina: Sesc Ler Ibiapina – Av. Álvaro Soares s/nº – Centro. Segunda a Sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h

Biblioteca Sesc Antonio Conselheiro: Sesc Ler Quixeramobim – Rua 14 de Agosto, s/nº – Centro. Segunda a Sexta, das 7h às 11h e 13h às 21h

Biblioteca Sesc Ler São Gonçalo do Amarante. Rua Filomena Martins, s/nº – Conj. São Gonçalo . Segunda a Sexta, das 8h às 12h e 13h as 17h

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.