Notícias Sesc CE
Intervenção artística ilustra a cultura popular nos espaços do Sesc Fortaleza

seg 25 de janeiro de 2021 13:29
O artista visual, Rafael Limaverde, criou painéis inspirados na cultura popular e na arte contemporânea para um projeto de ambientação do Sesc Fortaleza. Quem chegou à unidade após o recesso notou a novidade: a arte urbana estampada nas paredes, colorindo o espaço gastronômico do restaurante e da lanchonete.
O objetivo da intervenção, segundo Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza, é requalificar o ambiente, estabelecendo uma relação orgânica de elementos culturais e artísticos com o dia a dia dos usuários da unidade. “Com a democratização da arte, nós conseguimos conectar as pessoas e também transformar o lugar que antes poderia ser só uma passagem em uma galeria de arte”, afirma.
A realização do projeto aconteceu no final de 2020 e Rafael contou com o suporte do seu auxiliar, River, para desenvolver os painéis que mesclam referências da arte do Reisado com os traços característicos das esculturas de Mestre Noza. A associação resultou em um trabalho repleto de memórias afetivas decorrentes de momentos de apreciação estética.
Rafael Limaverde tem obras espalhadas pela capital cearense, além de ter participado de diversos festivais e exposições, entre eles na Mostra Sesc Cariri. Formado em Artes Visuais pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), ele acumula talentos múltiplos como designer gráfico, ilustrador, xilogravurista e grafiteiro. Foi curador da exposição Bestiário Nordestino, na Multigaleria – Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza (2016), participou das 4º edições do Festival Concreto, também em Fortaleza (2013, 2015, 2016, 2017) e Festival Bahia de Todas as Cores – Candeias/BA (2017).