Inscrições abertas para turmas de EJA nas escolas Educar Sesc - Sesc

Notícias Sesc CE

Inscrições abertas para turmas de EJA nas escolas Educar Sesc

qua 15 de janeiro de 2020 11:22

Os cursos são gratuitos e destinados para trabalhadores do comércio, seus dependentes e público geral

Para quem deseja retomar os estudos, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, oferece uma boa oportunidade. Estão abertas desde o dia 03 de janeiro de 2020 as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental, em Fortaleza, para turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (tarde e noite), 7º e 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais (noite), e 3º ano do Ensino Médio (noite). Além das cinco turmas na sede, estão sendo ofertadas vagas também em mais 24 bairros de Fortaleza e Região Metropolitana.

O curso é gratuito e destinado a trabalhadores do Comércio ou seus dependentes, e alunos matriculados ou egressos da Rede Pública de Ensino, com renda familiar de até três salários mínimos.

Os interessados devem comparecer à escola localizada na Av. João Pessoa, nº 5920, das 8h às 17h, com cópias de RG, CPF e comprovante de endereço, além de duas fotos 3×4, uma pasta escolar, declaração de conclusão anterior com resultado final, Histórico Escolar e, para os alunos do Ensino Médio, a carteira do Sesc atualizada. A idade mínima para se matricular nas turmas do Ensino Fundamental é de 15 anos, e no Ensino Médio, 18 anos.

Fora da capital, os interessados devem procurar o setor de Relacionamento com Clientes do Sesc nas cidades que oferecem o curso. Para realizar a matrícula é necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço, além do Cartão Sesc atualizado (Saiba como fazer no link: http://www.sesc-ce.com.br/servicos/faca-seu-cartao-sesc/como-fazer-o-cartao-sesc/). Aos que são trabalhadores do comércio e que ainda não possuem o Cartão é possível fazer e receber na hora, o que possibilitará o acesso ao mundo de atividades oferecidas pela instituição.


Índice de analfabetismo de Jovens e Adultos no país

Atualmente o Brasil tem 11,3 milhões de pessoas acima dos 15 anos que ainda não sabem ler e escrever, ou seja, 6,8% da população do país são consideradas analfabetas, segundo a Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE em junho de 2019.

De acordo com a Pesquisa, o Ceará ocupa a 6ª posição do Brasil em analfabetismo. Com 13,3% de adultos nessa condição, os indicadores do Estado ainda superam a média brasileira em quase o dobro. Mas apesar das elevadas taxas, este índice vem caindo nos últimos anos.

A Pnad aponta uma queda contínua do analfabetismo entre os cearenses com idade de 15 anos ou mais. Em 2016, essa parcela representava 15,2% da população nessa faixa etária. Já em 2018, houve uma queda de 1,9 pontos percentuais, chegando a 13,3%, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada por escolas públicas ou privadas, tem contribuído muito para este avanço.


Serviço

INSCRIÇÕES PARA TURMAS EJA EM FORTALEZA

Local: Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental (Av. João Pessoa, 5920 – Damas)

Início: 03/01/2020

Horário: 8h às 17h

Informações: (85) 3292.0100

 

Turma – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Horário: 14h às 17h

Perfil do aluno: 15 anos completos

Vagas: 30

Matrícula e Mensalidade gratuitas para PCG*

 

Turma – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Horário: 18h30 às 21h30

Perfil do aluno: 15 anos completos

Vagas: 30

Matrícula e Mensalidade gratuitas para PCG*

 

Turma 7º ano Ensino Fundamental Anos Finais

Horário: 18h20 às 21h40

Perfil do aluno: 15 anos completos

Vagas: 30

Matrícula e Mensalidade gratuitas para PCG*

 

Turma 9º ano Ensino Fundamental Anos Finais

Horário: 18h20 às 21h40

Perfil do aluno: acima de 18 anos

Vagas: 30

Matrícula e mensalidade gratuitas para PCG*

 

Turma 3º ano Ensino Médio

Horário: 18h20 às 21h40

Perfil do aluno: acima de 18 anos

Vagas: 30

Matrícula e mensalidade gratuitas para PCG*

*PCG – Programa de Comprometimento e Gratuidade.

 

Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, saúde, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.