Notícias Sesc CE
Termo de Cessão para a criação da Estação Sesc de Educação Patrimonial é assinado em Quixeramobim

sex 11 de agosto de 2023 19:58
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11, a assinatura do Termo de Cessão de uso da Estação Ferroviária de Quixeramobim para a criação da Estação Sesc de Educação Patrimonial, que visa a promoção de ações educativas além de ser um espaço para diálogo com a comunidade local. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e uma comitiva do Sistema Fecomércio, em que estava o presidente da entidade, deputado federal Luiz Gastão Bittencourt (luizgastaoce@).
A entidade já está presente em Quixeramobim há mais de 20 anos, com seu braço da educação, o Centro Educacional Sesc Ler. Agora, passa a contar com esse novo equipamento, que busca possibilitar aos educandos uma leitura mais elaborada do mundo.
Em evento que ocorreu em meio às comemorações pelos 234 anos de emancipação do município, localizado no Sertão Central, após algumas apresentações culturais com artistas da terra e a concretização das assinaturas, autoridades presentes discursaram sobre a iniciativa.
Para Luiz Gastão, as ações que o Sesc desempenha em Quixeramobim sempre foram referência e continuam a abrir espaço para novas iniciativas. “Nós criamos o Sesc Ler e fizemos outras ações, mas a unidade ficou pequena para o tamanho do município, por suas necessidades e, principalmente, pela vontade de estarmos mais próximos de todos”, discursou ele, celebrando o renascimento de um equipamento que “sempre foi lugar tanto para a felicidade dos reencontros como para a saudade e a tristeza das despedidas”. Agora, afirmou, se estabelece como símbolo da “manutenção do patrimônio a serviço da educação e da formação das pessoas”.
O que o Termo prevê
A intervenção tem previsão de entrega entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, uma ação para a proteção, valorização e usufruto do patrimônio cultural. O Termo de Cessão firmado nesta sexta-feira prevê, além da restauração da Estação Ferroviária e a criação da Estação Sesc de Educação Patrimonial, a instalação do Museu Ferroviário de Quixeramobim (em parceria com a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense – AERVC); a Formação pedagógica de conteúdo extracurricular patrimonial (em parceria com a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense – AERVC) e a instalação de atividades culturais e turísticas na melhoria do lazer social do Município. A gestão ficará a cargo do gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins, e a fiscalização será realizada por Hugo Fernandes Lemos, gerente da Unidade Sesc Ler Quixeramobim.
De acordo com o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, a assinatura desta sexta-feira reforça uma antiga colaboração mútua. “(O Sesc) é uma entidade que ajuda a dar vida a nossa terra, com ações importantes na área da educação, da cultura e na contribuição para a geração de empregos, numa parceria que cada vez mais aumenta nossa fortuna”, colocou o gestor.
Ainda participaram do evento o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Fernando Bittencourt; o superintendente de Ações Integradas da Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, e o gerente de Culturas do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, além de vereadores, integrantes do Secretariado da Gestão Municipal e outras autoridades.
Sobre a Estação
A proposta da Estação Sesc Patrimonial visa oferecer uma compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que o estudante está inserido, bem como a possibilidade de constituir-se como um espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local. O fomento à construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural, assim, tornam-se possíveis.
Sobre Quixeramobim
O Sistema Fecomércio, através do Sesc, inaugurou, em 2022, o primeiro Museu Orgânico do Sertão Central, o Museu Oficina Antônio Rabelo, num reconhecimento ao designer de joias, artesão e artista plástico que tem as pedras e os espinhos dos cactos de Quixeramobim como a sua principal matéria-prima.
A Estação Ferroviária de Quixeramobim foi inaugurada em 4 de agosto de 1894. Por décadas, foi ponto de encontro, onde toda a população ficava à espera do trem passageiro que trazia novidades: visitantes e produtos diversos. O equipamento foi tombado como patrimônio cultural ferroviário nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2017.