Escola Educar Sesc retoma aulas presenciais com os alunos da Educação Infantil - Sesc

Notícias Sesc CE

Escola Educar Sesc retoma aulas presenciais com os alunos da Educação Infantil

ter 15 de setembro de 2020 10:34

Conhecida pela metodologia pautada nos valores humanos e no estímulo ao protagonismo desde a primeira infância, a instituição volta com todos os protocolos sanitários e, principalmente, com o mesmo compromisso para a construção do conhecimento.

Desenvolver habilidades e olhares para o mundo, estimular o protagonismo e a sociabilidade, a partir de trabalhos e atividades em equipe, estimular momentos de reflexão, fala e escuta. Esses são apenas alguns dos pilares da Escola Educar Sesc, que deu início, na última segunda-feira (14), ao ensino presencial com os alunos da Educação Infantil, seguindo o Decreto Estadual Nº 33730, de 29 de agosto de 2020, com a implementação de todos os protocolos sanitários para segurança de alunos, professores e colaboradores.

Com um modelo de ensino que prioriza os valores humanos, a Escola Educar Sesc deu continuidade, durante o isolamento social, ao trabalho desenvolvido com todos os seus alunos. De suas casas, eles tiveram a oportunidade de ter acesso a um ensino que segue uma proposta pedagógica sócio-interacionista, que vivencia conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O professor, tanto no modo presencial quanto no ensino remoto, é o mediador da construção do conhecimento, mas a criança é o polo central deste processo. A ideia é que as tomadas de decisões, diante de atitudes proativas dos próprios alunos, e a forma que o conhecimento é desenvolvido tenham relação com a sociedade e, principalmente, com a comunidade.

No caso da Educação Infantil, o Sesc trabalha com crianças a partir de dois anos, período em que se começa a trabalhar as bases da personalidade. “Colaboramos para a construção do ser humano já na primeira infância, uma vez que essa é a etapa mais importante da formação humana. Assim, quando ela chegar em um ambiente de qualificação profissional, por exemplo, o nosso aluno será uma pessoa mais aberta para outras e novas possibilidades”, afirma Patrícia Rinaldi, Diretora de Programação Social do Sesc Ceará.

A tecnologia aliada à educação sempre foi uma das ferramentas da Escola Educar Sesc e, neste período, não poderia ser diferente. Adaptada à atual realidade, os professores seguiram explorando conteúdos específicos através da experiência e experimentos. O uso do celular, computadores e outros dispositivos, tão presentes nos últimos meses, sempre estiveram presentes no cotidiano dos estudantes, já que são poderosas ferramentas pedagógicas de acesso à informação.

“Esse foi um período desafiador, mas atuamos com a mesma proposta de levar uma educação mais humana, questionadora e atenta ao outro e ao mundo ao nosso redor. Junto com as famílias, que são fundamentais para o processo de construção do conhecimento, seguimos e seguiremos promovendo exercícios com foco em liderança, momentos de reflexão e interação, como forma de as crianças poderem desenvolver suas potencialidades de forma ampla e efetiva”, Wládia de Medeiros, diretora da Educar Sesc Fortaleza. 

Retomada

Diante da retomada das atividades presenciais da Educação Infantil, o Sesc adotou, como medidas, o controle de entrada das crianças com aferição de temperatura, tapete sanitizante e oferta de álcool em gel 70%. A Escola também prestará orientação à família da criança e encaminhamento ao serviço de saúde caso a temperatura indique acima de 37,5º. Há ainda exigência do uso de máscara, além de higienização e limpeza constante das áreas internas e externas, incluindo pisos. Outra medida é que os horários de entrada das turmas serão escalonados, para evitar aglomeração. Vale destacar que o início das atividades presenciais ocorrerá com 30% de limite da capacidade. No modelo de Ensino Híbrido, a Escola Educar Sesc trabalhará em sala de aula os projetos didáticos e remotamente com o livro didático. Antes da volta do ensino presencial, os colaboradores participaram de treinamento para evitar a disseminação do Covid-19. A medição de temperatura entre eles também será realizadas diariamente, assim como haverá a troca constante de EPIS, de uso individual, a exemplo da máscara e face shield.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.