Encontro Sesc Herança Nativa celebra as tradições cearenses - Sesc

Notícias Sesc CE

Encontro Sesc Herança Nativa celebra as tradições cearenses

seg 20 de dezembro de 2021 13:38

Até quarta-feira, 22 de dezembro, o Sesc Ceará realiza o Encontro Herança Nativa, momento que vai reunir as expressões socioculturais dos povos originários do Estado. Em sua sétima edição, a ação promove um verdadeiro encontro entre os coletivos comunitários dos sertões e serras cearenses, contando com a participação dos Povos Indígenas, Ciganos, Quilombolas, comunidades sertanejas e serranas.

 

Como um importante desdobramento do Povos do Mar, o Herança Nativa também busca a difusão dos saberes e das práticas históricas dessas comunidades, como o canto, a dança, a música, a espiritualidade, o cultivo e a alimentação, de modo que amplia os horizontes, alarga os repertórios, produz aprendizagens significativas e constrói sentidos plurais e amplos.

 

Neste ano, o Herança Nativa reúne etnias indígenas, comunidades quilombolas e núcleos ciganos, que vão participar de oficinas, vivências, palestras, práticas alimentares e apresentações artísticas tradicionais. “É, ainda, uma oportunidade de possibilitar o reconhecimento de si e do outro, a partir de troca de experiências e do debate da construção da identidade dos cearenses em suas mais diversas formas”, explica Paulo Leitão, consultor do Sesc e um dos organizadores do Encontro.

 

Na programação do evento, que acontece de forma online, destaque para as Trilhas Ecológicas e Rodas de Saberes, além do Encontro de Loiceiras, quando artesãos vão trocar ideias e experiências sobre o ofício tradicional do barro, e atividades referentes às práticas alimentares, a exemplo da preparação do porco assado, feita pelos moradores do Sumaré, em Sobral, e a Moqueca de Arraia ao Molho Indígena, do Povo Tremembé, de Itarema.

 

Manifestações culturais também estão presentes na programação. Na terça-feira, por exemplo, às 15h30, vai acontecer o Encontro de Rabequeiros e Sapateadores. Na quarta-feira, último dia do Herança Nativa, tem apresentação artística com o Instituto Cigano do Brasil e com o Mestre Bigode, de Pedra Branca. O encerramento, como já é tradição, fica por conta do Torém Tremembé.

 

A programação completa você confere AQUI

Acesso Rápido

Leia Também

Prorrogadas as inscrições para credenciamento de grupos juninos para Circuito Sesc Junino 2022

Prorrogadas as inscrições para credenciamento de grupos juninos para Circuito Sesc Junino 2022

Os grupos de quadrilhas juninas interessados em participar do tradicional Circuito Sesc Junino este ano terão uma nova chance para participar do Credenciamento. As inscrições foram prorrogadas até domingo, 15/05. Uma das maiores expressões culturais do Nordeste, as quadrilhas juninas fazem parte do calendário regional, movimentando comércio, artistas e os corações dos apaixonados pelos festejos.  […]

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram