Encontro discute campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade - Sesc

Notícias Sesc CE

Encontro discute campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade

qua 7 de abril de 2021 13:51

O evento online reuniu lideranças municipais da Cultura e Meio Ambiente e discutiu os próximos passos para a candidatura como Patrimônio pela Unesco

 

Esta semana aconteceu o I Encontro de Gestores Públicos Municipais de Cultura e Meio Ambiente com o objetivo de discutir a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. O evento, que ocorreu de forma online, é parte das ações do Comitê Intersetorial da Chapada do Araripe, formado pelo Sistema Fecomércio, Fundação Casa Grande, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Urca, UFCA, ICC, dentre outras instituições da região do Cariri.

Na oportunidade, foi lançado um abaixo assinado em apoio à candidatura da Chapada do Araripe como Registro de Paisagem Cultural do Ceará, que é o primeiro passo para transformá-la em Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. A assinatura pode ser feita através da plataforma Avaaz.org, e tem o objetivo de sensibilizar governos, empresas e sociedade para a campanha.

Durante o encontro, o vice-presidente administrativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Luiz Gastão, ressaltou a riqueza cultural presente na Chapada do Araripe e afirmou que era uma honra poder contribuir no processo de candidatura do território como Patrimônio da Humanidade.  “A Chapada do Araripe é uma região de riqueza fantástica. Me sinto verdadeiramente honrado em unir forças para o reconhecimento deste grande celeiro cultural”.

Já o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola destacou o trabalho realizado pela instituição no sentido de envolver a comunidade da região neste debate sobre o reconhecimento da Unesco. “É muito gratificante fazer parte deste momento tão grandioso e de muito aprendizado. Estamos sempre dialogando com a comunidade do Araripe, e é extremamente necessário unir forças para o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, fortalecendo este caldeirão cultural que é tão presente na região do Cariri”.

Ainda durante a reunião, foram tratadas a realização do II Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, a criação de grupo de trabalho com gestores municipais e instituições, a atualização da legislação no que tange a proteção do patrimônio cultural e natural, entre outros assuntos.

Estiveram presentes no encontro os secretários estaduais Fabiano Piúba (Cultura) e Artur Bruno (Meio Ambiente); o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’de Lima Júnior; o fundador da Casa Grande Memorial do Homem Kariri, Alemberg Quindins; além de prefeitos e lideranças do Cariri.

 

Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade

Em 2019, o Sistema Fecomércio-CE, através do Sesc Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, lançou o movimento Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade pelo reconhecimento dos saberes e práticas culturais desse sítio arqueológico. A campanha teve início a partir da realização do I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe, que ocorreu em agosto daquele ano, e reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.

Porém, o Sesc Ceará e a Fundação Casa Grande, já trabalham dentro desta perspectiva do fortalecimento da cultura da região do Cariri há mais tempo. Exemplo disso, é o projeto Museus Orgânicos, que transforma em lugares de memória e afeto as casas dos mestres de cultura da região. Assim, suas moradas, cheias de fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo aquilo que marca o seu cotidiano, misturam-se com o dia a dia dos mestres e de suas famílias, convidando o visitante a estabelecer um vínculo com o que há de mais precioso, o saber. Ao todo, o projeto pretende inaugurar 16 museus orgânicos no Cariri.

 

Serviço:

Para assinar o abaixo assinado Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, clique aqui

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.