Dia Internacional do Orgulho LGBT terá performances e debate sobre direitos - Sesc

Notícias Sesc CE

Dia Internacional do Orgulho LGBT terá performances e debate sobre direitos

qua 26 de junho de 2019 13:30

Sesc promove Seminário e reúne público LGBTQI+ de Fortaleza no Centro Cultural Belchior

O Dia Internacional do Orgulho LGBT, 28 de junho, será marcado pelo Sesc Ceará com a segunda edição do Seminário Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania. Realizado com participação de artistas, educadores e integrantes de movimentos sociais de Fortaleza, o painel de debates encerra a programação educativa realizada durante o mês de junho em prol dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexuais, entre outras denominações.

Há quatro anos o Serviço Social do Comércio no Ceará atua com este público, por meio dos Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania. Desde 2018, o Seminário aproxima organizações da sociedade civil e fortalece a articulação no combate à intolerância e discriminação.

No Centro Cultural Belchior, a partir das 15h, acontecem performances de artistas drag queens e transformistas, também estão previstas uma feira de economia criativa, a Feira de Economia Colorida, realizada pelo Coletivo União do Povo de Sta Edwiges, e apresentações musicais, como o Cortejo Tambores de Safo, que abre a programação celebrando a inclusão e a diversidade de gênero.

Nesta edição do Seminário, os painéis de diálogo serão conduzidos por ativistas que detalham os direitos sociais e políticos que devem ser estendidos às pessoas LGBTQI+, assim como as políticas públicas que os amparam. Os participantes conhecem direitos básicos à Educação, Cultura, Saúde, entre outros.

Diversos coletivos da sociedade civil organizadas colaboram com as formações do Seminário, entre eles o Mães Pela Diversidade, ONG de abrangência nacional, cujas integrantes apresentam suas ações em Fortaleza.

Pautas

Os painéis abordam questões como o estímulo a tolerância no ambiente educacional; a arte como forma de expressão e visibilidade das mulheres negras, lésbicas e bissexuais; a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis,Transexuais, Queers, Intersexuais +, instituída em 2011 pelo Ministério da Saúde; A influência econômica deste segmento da população e a inclusão por meio do esporte.

A arte Drag Queen colore o evento com performances artísticas, dança e música ao longo da programação que vai até às 20h na Praia de Iracema.

 

Contexto
Em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a criminalização da homofobia, incluindo sanções da Lei do Racismo (Lei Nº 7.716) às atitudes discriminatórias por preconceito à orientação sexual.

 

O 28 de junho

Em 28 de junho de 1969, no bairro nova-iorquino de Greenwich Village, os frequentadores de bar gay Stonewall Inn reagiram à truculência e repressão policial e deram início aos protestos civis, que culminaram no movimento de Orgulho LGBT em todo o mundo.

 

Sobre o Sesc
O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

 

Serviço
II Seminário Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania
Data: 28/6
Horário: Das 15h às 21h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema)
Realização: Sesc Ceará

 

Programação

15h
Cortejo Tambores de Safo
Abertura com Mães pela Diversidade

Diálogos sobre Diversidade Sexual e Cidadania: painel sobre os direitos sociais e políticos da população LGBTQI+ (Educação – Amon Eliseu Oliveira, Cultura – Lila Bezerra, Saúde – Amanda Felix , Economia- Labelle Rainbow e Esporte- Tailan Ewerk)

16h45
Apresentação Mizzayra Shiva

17h
Apresentação Epifânia Farias
Sensibilização para prevenção: HIV/AIDS e Hepatites Virais
Orientação sobre Alimentação Saudável

17h às 21h
Feira de Economia Colorida

17h20
Apresentação DJ Duda

17h45
Apresentação Banda Mulheres de Preto

18h20
Apresentação Samille Ervely

18h30
Aulão de Ritmos

19h
Grupo The Crazy

20h
Becha Cearense

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.