Curta cearense ‘Aqueles Dois’ é exibido na Mostra Sesc de Cinema em Paraty - Sesc

Notícias Sesc CE

Curta cearense ‘Aqueles Dois’ é exibido na Mostra Sesc de Cinema em Paraty

sex 8 de novembro de 2019 12:02

O documentário será exibido na mostra nacional dias 8 e 9/11.  Em dezembro circula pelas unidades do Sesc Ceará

Entre os 1200 filmes inscritos para a Mostra Sesc de Cinema em 2019, o curta-metragem “Aqueles Dois” é a única produção cearense selecionada no evento que acontece em Paraty, no Rio de Janeiro, até o dia 9 de novembro.

Emerson Maranhão, diretor e roteirista do documentário, está presente no encontro e acompanha a exibição que acontece na próxima sexta-feira (8/11), às 15h20,  junto com filmes de Alagoas, Sergipe e Paraíba. No sábado (9/11),  “Aqueles Dois” é mostrado e debatido na Casa da Cultura, às 11h, na Mesa Nordeste.

O filme já foi selecionado em 32 festivais. Nesta semana foi exibido no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, entra na programação da Mostra Sesc de Cinema, em seguida, será exibido em Madrid na Mostra Competitiva do LesGaiCineMad. Na longa lista de prêmios, está o de melhor documentário no Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina  e   o Prêmio Especial Direitos Humanos no  Recifest.

A filmografia selecionada para a Mostra Sesc de Cinema vai circular nas unidades do Sesc em todo o Brasil. No Ceará, o filme vai ser exibido no mês de dezembro nas unidades do Sesc em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte (confira a programação na plataforma no Vem Pro Sesc).

O jornalista e diretor destaca a importância de o tema ser inserido tanto em mostras de filmes LGBT, quanto festivais de cinema com curadoria não segmentada, como a Mostra Sesc.“O Cinema tem sido uma ferramenta importante para dar visibilidade à diversidade sexual, um espaço de combate à intolerância, porque mostra o tema sem estereótipos”.

“Dois rapazes. Duas histórias que se cruzam. Duas vidas unidas por uma condição que define suas existências. Duas jornadas em busca de amor e de se reconhecer no espelho” é a sinopse oficial do filme.

O documentário mostra a vida de Kaio Lemos e Caio José, dois homens transgênero, enfatizando a humanidade dessas pessoas e os problemas que são colocados na vida deles por causa da intolerância, como a rejeição familiar.  “O documentário coloca luz sobre um espaço muito invisibilizado, que é o dos homens trans. A partir da história dos dois Kaios, personagens periféricos são tornados protagonistas”, explica Maranhão.

Um dos protagonistas é Kaio Lemos é homem trans cearense que passa pelo processo de mudança de sexo com terapia hormonal e cirurgia de redesignação sexual. Em 2018, ele, que também é ativista e bacharel em Humanidades, participou Diálogos Sesc Sobre Diversidade Sexual e Cidadania, abordando os temas: vulnerabilidades nas vivências trans e a (des)construção de masculinidades. Nos Diálogos, também contou sua experiência de morar e dirigir o Abrigo Thadeu Nascimento, primeira casa de acolhimento para pessoas trans em situação de vulnerabilidade do Brasil.

Serviço Mostra Sesc de Cinema
Período: 2 e 9 de novembro
Local: Paraty (RJ)
Programação completa: http://www.sesc.com.br/portal/site/mostradecinema/2019

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.