Cursinho Pré-universitário do Sesc Fortaleza aprova alunos no Enem 2020 - Sesc

Notícias Sesc CE

Cursinho Pré-universitário do Sesc Fortaleza aprova alunos no Enem 2020

qua 28 de abril de 2021 15:16

Além dos conteúdos didáticos, a metodologia da Escola Educar Sesc foca na formação humana

 

Diante dos desafios enfrentados pela área da educação em meio à pandemia do coronavírus em 2020, a Escola Educar Sesc II conseguiu resultados importantes com o desempenho dos alunos do cursinho pré-universitário. No total, foram 15 aprovações até o momento em instituições de ensino superior como Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Instituto Federal do Ceará.

Com um nível de dificuldade na prova de redação diferente dos anos anteriores, com apenas 28 candidatos alcançando nota máxima no Enem, o Sesc contou com 17 alunos que atingiram uma média superior à 800 pontos em 2020, resultado do empenho de cada um em conjunto com professores especialistas, conteúdos e materiais didáticos atualizados, além de uma metodologia de ensino voltada para a formação humana.

De acordo com David Amaral, supervisor pedagógico da Escola Educar Sesc II, a preparação para o novo formato de ensino já estava em vigor na instituição antes do início da pandemia, o que permitiu uma adaptação mais rápida. “A gente utilizava o material virtual da Rede Pitágoras como apoio às aulas presenciais, algo extra aula, mas que se tornou protagonista com o ensino remoto. No entanto, a mudança mais sentida foi a da falta de convívio presencial, pois o Sesc tem metodologias que trabalham muito o lado social, além dos professores darem os conteúdos, eles dão formação para a vida”, afirma.

O trabalho educacional do Sesc já transformou a vida de diversos alunos, entre eles, a do Cleyton de Araújo, aprovado em Serviço Social pela UECE. A conquista veio quando o estudante resolveu seguir as dicas que seus testes vocacionais indicavam. “Eu tinha feito Enem já uns 5 anos, mas estava muito concorrido as vagas para Ciências Contábeis. E todos os testes que eu fazia apontava para ciências humanas, foi quando, ano passado, tentei a primeira vez na UECE e, para minha surpresa, eu acabei passando para serviço social”, relata.

Trajetória de sucesso

 

O estudante iniciou seus estudos no cursinho em 2017, após a indicação de uma amiga. De lá para cá, criou vínculos com os professores e aponta esse acolhimento como fundamental em sua formação. “Eu passei e estou muito grato tanto a Deus quanto ao Sesc. Todos os professores sempre nos ajudavam em tudo que a gente necessitava, estavam ali a nossa disponibilidade. Hoje estou muito feliz e grato. É uma família maravilhosa o Sesc”, relata.

O crescimento de Cleyton foi percebido no decorrer dos semestres, tendo dedicado boa parte do tempo à prática da redação, bem como simulados e anotações das aulas. “Eu anotava tudo, todas as apresentações, para poder relembrar o conteúdo. A gente vai aprendendo coisas novas todo ano, por mais que às vezes sejam os mesmos assuntos, a cada aula é um novo aprendizado”.

Assim como a trajetória de Cleyton, muitas outras passaram pela educação do Sesc. Segundo David Amaral, o cursinho conta com alunos com diversos perfis e histórias de vida que enxergam no pré-universitário uma oportunidade de vencer na vida, e a maior conquista para ele é ver o retorno desses estudantes depois formados. “Nós fazemos palestras com profissionais que já passaram pelo pré-universitário e estão na universidade ou já concluíram e hoje estão trabalhando na área que cursaram. Temos muitos relatos de alunos que nos emocionam. Esse é o nosso papel, transformar vidas”, diz.

Sesc Pré-Universitário

 

O Sesc oferece o Curso Pré-Universitário nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, oportunizando aos estudantes preparação de qualidade para vestibulares, concursos e ingresso no mercado de trabalho. O curso intensivo prepara o aluno para pleitear uma vaga em concursos ou graduação superior de sua preferência. Com o conteúdo direcionado e focado para a obtenção de melhores resultados, o Sesc conta com professores capacitados para contribuir os vestibulandos na tão sonhada conquista.

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.