Com tiros de bacamarte na janela, Mestre Nena comemora a inauguração do seu museu orgânico em Juazeiro do Norte - Sesc

Notícias Sesc CE

Com tiros de bacamarte na janela, Mestre Nena comemora a inauguração do seu museu orgânico em Juazeiro do Norte

qui 8 de agosto de 2019 11:00

Na rua, barulho da espingarda do bacamarte e das espadas dos brincantes. Na casa, mais de 50 anos de cultura popular contados em um museu orgânico. Com o grupo Bacamarteiros da Paz, Mestre Nena dança e reconta o legado cangaceiro do sertão (Foto: Augusto Pessoa)

           Na janela vermelha da casa dos Bacamarteiros da Paz, Mestre Nena atirou para cima em comemoração à inauguração do seu museu orgânico, no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. O evento que aconteceu nesta quarta-feira, 7, segundo dia de programação do “I Seminário Internacional Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe”, realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, no braço social do Sesc, e pela Fundação Casa Grande de Nova Olinda, reuniu os representantes institucionais, a comunidade e os grupos de tradição da região.

            No percurso do museu, a história de Francisco Gomes Novaes, 67, mais conhecido como Nena, contada por mais de 50 anos na cultura popular aparece retratada pelas vestimentas, pelos acessórios e pela oralidade da dança. A fachada do prédio se destaca no bairro pela cor azul que remete ao céu, direção da bala do bacamarte em manifestação. Ao lado da sua esposa, Gorete, Nena dançou e contou na rua do bairro durante o momento.

            O grupo “Bacamarteiros da Paz”, em atividade há mais de 10 anos, possui cerca de 18 homens e reconta o legado do Cangaço de Lampião através das cantorias do Nordeste. Pela forte influência da manifestação popular do Reisado na trajetória do Mestre, também é possível não só observar o chapéu de Mateu, personagem da dança, mas também trajes, bumbos, pandeiros, malas e estandartes.

            A inauguração contou com a presença de Maurício Filizola, Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Alemberg Quindins, fundador da Casa Grande, Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Ceará e Renato Fernandes, Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte. O grupo de Reisado Discípulos do Mestre Pedro e a Banda Cabaçal Santo Antônio deram as boas-vindas ao museu com as cantorias, os batuques e o tilintar das espadas.

Mais informações: www.araripepatrimonio.com.br

Site Museu Casa Mestre Nena:  mcmestrenena.wixsite.com/museuorganico

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram