Com incentivo à presença feminina no circo, o Sesc Dramaturgias abre inscrições para oficinas virtuais - Sesc

Notícias Sesc CE

Com incentivo à presença feminina no circo, o Sesc Dramaturgias abre inscrições para oficinas virtuais

qua 29 de setembro de 2021 14:58

As formações promovem intercâmbios entre diversos profissionais e valorizam a arte circense 

Com o objetivo de democratizar o acesso à formação em artes cênicas através de eixos como reflexão, criação e pesquisa dramatúrgica, o projeto Sesc Dramaturgias está com inscrições abertas para oficinas virtuais que acontecem durante o mês de outubro. As formações envolvem os processos criativos do módulo de Circo, incentivando a presença feminina nos espetáculos.

De 04 a 10 de outubro, a atriz, palhaça, artista circense e fundadora do Teatro Ruante, Selma Pavanelli, ministra a Oficina “Palhaçaria Feminina” que tem o propósito de fomentar a comicidade das mulheres na arte circense. O encontro irá acontecer por meio do Google Meet de 19h às 21h. As inscrições podem ser realizadas no link: : https://forms.office.com/r/n3UJ9z0R2x.

Ministrada pela instrutora Romana Melo, mestra em artes pela Universidade Federal do Pará, a Oficina “O Poder que a Palhaça tem!” acontece de 11 a 15 de outubro, de 19h às 21h, e tem o intuito de fortalecer a palhaçaria feminina, trabalhando as técnicas de clown, por meio da construção do jogo das palhaças, além de dinâmicas de interação, jogos lúdicos, exercícios e jogos de improvisação. As inscrições estão disponíveis no link: https://forms.office.com/r/4Vsavu3zyG.

Para encerrar a programação que valoriza o ambiente criativo do circo, de 25 a 30 de outubro, acontece a Oficina “Os caminhos da dramaturgia circense” com um dos mais conceituados palhaços de Minas GeraisRodrigo Robleño. O artista tem uma bagagem de experiências variadas, desde trabalhar pelas ruas da Espanha até fazer turnê mundial no espetáculo “Varekai” do Cirque du Soleil. A oficina acontece via Google Meet de 19h às 21h. Os interessados podem realizar as inscrições no link: https://forms.office.com/r/jhkCVyvMre.

Desenvolvido há 21 anos pelo Departamento Nacional do Sesc, de acordo com o supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, Cleudivan Noronha, o projeto Sesc Dramaturgias proporciona o intercâmbio entre profissionais de diversas áreas, entre teatro, dança e circo.

Com curadoria realizada através da Rede Nacional de Artes Cênicas com representação dos Departamentos Regionais, Departamento Nacional e as Polos de Referencia Sesc Paraty e Sesc Pantanal, o projeto oferta um conjunto de residências artísticas em áreas específicas da dramaturgia, de modo a intensificar as trocas de conhecimentos e o aprofundamento dos processos de investigação em todas as regiões do país.

 

Programação Sesc Dramaturgias Outubro 

Oficina “Palhaçaria Feminina” com Selma Pavanelli.

Data: 04 a 10 de outubro de 19h às 21h

 

Oficina “O poder que a palhaça tem!” com Romana Melo.

Data: 11 a 15 de outubro de 19h às 21h

 

Oficina “Os caminhos da dramaturgia circense” com Rodrigo Robleño.

Data: 25 a 30 de outubro de 19h às 21h

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.