BRINCANTES E ROMEIROS, TRADIÇÃO E FÉ: Projeto Sesc Cultura de Raiz promove evento durante Romaria de Nossa Senhora das Candeias - Sesc

Notícias Sesc CE

BRINCANTES E ROMEIROS, TRADIÇÃO E FÉ: Projeto Sesc Cultura de Raiz promove evento durante Romaria de Nossa Senhora das Candeias

seg 27 de janeiro de 2020 11:10

Dialogar entre cultura popular e cultura religiosa no Cariri cearense. É com esse intuito que o projeto Sesc Cultura de Raiz, da unidade Sesc Juazeiro do Norte, promove a expansão e divulgação dos grupos de tradição da região. Na ocasião, a unidade divulga a ação brincantes e romeiros da fé junto à Romaria de Nossa Senhora das Candeias, evento de peregrinação religiosa. As atividades acontecem nos dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro.

Com uma programação rica e diversificada, os grupos de tradição são agraciados nas romarias de Juazeiro do Norte, agregando valores culturais da sabedoria popular e preservando e valorizando a ancestralidade. O Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, apoia essa iniciativa e convida toda população para participar do evento.

Ao todo 12 grupos da região e dos estados da Paraíba e Bahia se apresentam em uma manifestação cultural gratuita voltada para todos os públicos.


Romaria de Nossa Senhora das Candeias

É uma manifestação de piedade popular do município de Juazeiro do Norte- CE, ocorrida anualmente, em 2 de fevereiro. A origem da tradição é incerta. Uma das teorias, talvez a mais popular, revela que a romaria teria sido criada pelo próprio Padre Cícero Romão, que, a fim de ajudar financeiramente um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias.


Sobre o Sesc

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Instagram: sescce
Programação

Dia 31/01

17h – Terreiro da Mestra Margarida – Sesc unidade Juazeiro do Norte

Reisado São Francisco – Mestre Dodó – Juazeiro do Norte – CE

Banda Cabaçal Padre Cícero – Mestre Domingos – Juazeiro do Norte – CE

Reisado Santa Lucia – Mestra Lucia – Juazeiro do Norte – CE

Guerreira Santa Madalena – Mestra Yara – Juazeiro do Norte – CE


Dia 01/02

17h – Terreiro da Mestra Margarida – Sesc unidade Juazeiro do Norte

Reisado Mirim Santo Expedito – Mestra Flaternara – Juazeiro do Norte – CE

Maneiro Pau São Luiz – Mestre Luiz – Juazeiro do Norte – CE

Reisado São Miguel – Mestre Tarcisio – Juazeiro do Norte – CE

Estrela do Forró – Mestre Bil – Campina Grande – PB


Dia 02/02

17h – Procissão das Candeias – Concentração e saída praça do Cinquentenário, Rua São Francisco, Rua Padre Cícero, Rua Santa Luzia, Rua São Pedro, chegada na Basílica Menor Igreja Matriz

Bacamarteiros da Paz – Mestre Nena – Juazeiro do Norte – CE

Banda Cabaçal Meninos Maluvidos – Mestre Bobo – Juazeiro do Norte – CE

Banda Cabaçal São Bento – Mestre Toinho – Juazeiro do Norte – CE

Grupo de São Gonçalo – Mestre Manoel – Santa Brigida – BA

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.