Balanço. Os números do Povos do Mar e Herança Nativa - Sesc

Notícias Sesc CE

Balanço. Os números do Povos do Mar e Herança Nativa

sex 4 de outubro de 2019 14:11

Do dia 22 a 29 de setembro a reserva ecológica do Sesc foi palco da 9ª edição Encontro Sesc Povos do Mar e da 5ª edição do Encontro Sesc Herança Nativa . Os eventos, considerados um tradicional projeto de valorização de comunidades litorâneas do Ceará, reuniu cerca de 28.361 pessoas, entre participantes e o público visitante.

Juntamente com o Herança Nativa, um importante desdobramento do Povos do Mar, os encontros reuniram 53 municípios, recebendo 420 comunidades participantes. Povos do Mar e Herança Nativa proporcionaram ao público, neste ano, 740 ações socioeducativas, em oficinas, vivências, palestras, práticas alimentares e apresentações artísticas.

A abertura do IX Encontro Sesc Povos do Mar teve como apresentação principal a cantora cearense Amelinha, com o show “De Primeira Grandeza – As Canções de Belchior”, apresentado pela primeira vez no Ceará. Também participaram da abertura três grupos de Maracatu e dos bonecos gigantes do coletivo Universo Negro de Aracati.

A programação se dividiu em cinco eixos, que contemplaram diversos aspectos das relações comunitárias: o Sabores, Saberes e Saúde ensinando a culinária tradicional e inovadora; o Feito à Mão, dedicado ao artesanato; Em Meio Ambiente e Sustentabilidade, com experiências de preservação ambiental nos mangues e praias; os Cantos, Danças e Brincadeiras mostrando os folguedos; e os Dragões do Mar homenageando os conhecimentos e habilidades dos mestres jangadeiros em suas embarcações.

O Povos do Mar contou com a participação de 200 comunidades. Dentre as centenas de ações, um dos destaques foi o Espaço Juventude em Rede, voltado para o protagonismo juvenil e que contou com várias ações, como a Roda de Saberes – “As crianças do cajueiro”. Nas práticas alimentares, o camurupim assado do Trairi e o peixe assado na quenga de coco de São Gonçalo do Amarante, chamaram a atenção dos visitantes e participantes do evento.

Já o Herança Nativa reuniu 14 povos indígenas, comunidades quilombolas e ciganos, além de 220 comunidades. A quinta edição teve como pontos altos a apresentação do Reisado Caririense: danças, jogos e festejos; a Roda de Saberes – “Do curtume à arte em couro: as memórias de Espedito Seleiro e as estéticas nordestinas”; a exposição das redes de Jaguaruana e a Roda de Saberes – Mestras do Cordel e da Xilogravura com João Pedro e José Lourenço, da Lira Nordestina, ambos de Juazeiro do Norte.

Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram