Baião Social realiza encontros regionalizados com participantes do projeto - Sesc

Notícias Sesc CE

Baião Social realiza encontros regionalizados com participantes do projeto

qua 17 de abril de 2024 17:06

Nos meses de abril e maio, o projeto Baião Social, uma iniciativa do Sesc Ceará com execução do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) em apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC), está realizando encontros regionalizados em instituições apoiadas pela iniciativa em Fortaleza. 

Lançado em julho de 2023, após edital lançado pelo Sistema Fecomércio, o Baião Social tem o objetivo de impulsionar e formar uma rede de organizações sociais de Fortaleza. Dentre as etapas do projeto, está a de realização desses encontros em territórios onde estão as organizações sociais apoiadas pelo projeto.

Utilizando uma metodologia de “Hackathon Social”, essas reuniões buscam disseminar conhecimentos, fortalecer as potencialidades dos territórios e impulsionar a Rede Baião. Podem participar dos encontros as OSC que fazem parte do projeto. Ao todo, serão seis encontros nesse período, com o terceiro deles acontecendo na manhã desta quarta-feira, 17, no Centro de Desenvolvimento Social Doris Johnson, no Bairro José Walter. 

Para Eudes Xavier, coordenador de Desenvolvimento Comunitário do Sistema Fecomércio, esses encontros têm a importância de promover um diálogo constante entre as comunidades. “A fase atual da iniciativa tem servido para reconhecer os territórios, permitindo que as instituições compartilhem experiências e desafios locais, discutindo políticas públicas, como educação, saúde e meio-ambiente, além da continuidade de projetos aprovados”, contextualiza ele.

Eudes acrescenta que, após esse momento, o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, ouvirá pessoalmente essas instituições e suas lideranças, para ter acesso às propostas que sairão em conjunto nas lideranças comunitárias. “Eu diria que isso é bastante inovador para a Fecomércio e para o Sesc, porque, além de já ter as redes de mobilização Rede Sopa Amiga, Sesc Ativo e Mesa Brasil, você tem agora uma rede de formação e de capacitação, que o Baião Social mantém com o suporte do CIEDS”.

Impactos
Mayra Polizel, gerente de expansão do CIEDS Ceará, explica que os encontros regionalizados conseguem mostrar para a equipe envolvida, na prática, como está o impacto do Baião Social. “Nós vemos como as ações, as formações e todas as atividades do projeto têm possibilitado que as pessoas e os seus territórios se fortaleçam e se impulsionem. A percepção é super positiva, e queremos chegar cada vez mais longe”, projeta ela.

Para os próximos encontros, as inscrições são gratuitas e estão abertas para as organizações participantes do Baião Social, podendo ser realizadas pelo link: https://bit.ly/encontros-baiao-social

Projeto Baião Social – Próximos encontros regionalizados:

23/04, terça-feira, das 14h às 17h – Federação do Movimento Comunitário do Pirambú – FEMOCOPI (Av. Presidente Castelo Branco, 2709 – Pirambú)

02/05, quinta-feira, das 9h às 12h – Lar Francisco de Assis (Av. Rogaciano Leite, 1650 – Salinas)

03/05 – sexta-feira, das 9h às 12h – Fundação Bezerra de Menezes (Av. Major Assis, 2332 – Vila Velha).

 

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.