Amelinha homenageia Belchior em show inédito no Sesc Povos do Mar - Sesc

Notícias Sesc CE

Amelinha homenageia Belchior em show inédito no Sesc Povos do Mar

qua 11 de setembro de 2019 16:14

Amelinha “De Primeira Grandeza – As Canções de Belchior” é o show que a cantora apresenta pela primeira vez no Ceará dia 22 de setembro, às 20h, na abertura do IX Encontro Sesc Povos do Mar. Lançado em 2017, o álbum traz no repertório Alucinação; A Palo Seco; Mucuripe, Comentário A Respeito de John; Na Hora Do Almoço; Galos, Noites e Quintais, entre várias composições do amigo cantadas agora no show que excursiona pelo Brasil.

Amélia Cláudia Garcia Colares e Antônio Carlos Gomes Belchior aproximaram-se no ano de 1970, em São Paulo, quando ainda eram estudantes, antes de se tornarem conhecidos em todo o Brasil como Amelinha e Belchior, dois nomes que despontaram no grupo de artistas do Pessoal do Ceará e marcaram a música brasileira. O período em que moraram juntos na casa de Amelinha estreitou a convivência e marcou a carreira dos dois.

“O título ´De Primeira Grandeza´ vem do fato de Bel ter me dito na década de 90 que gostaria muito de ouvir esta sua música na minha voz”, explica Amelinha. Cantar em homenagem ao amigo, morto há dois anos, é leve, intenso e nostálgico, explica a cantora, e lhe traz recordações dos encontros e conversas com o artista “generoso, divertido, carinhoso, observador do seu tempo e amante da vida e das artes”.

Aberto ao público e com participação de centenas de moradores de comunidades nativas do Ceará, o Encontro Sesc Povos do Mar é o cenário para o tributo ao cantor e poeta, que buscava referências da terra-natal para suas letras. “Tanto da praia, quanto sertão e seus costumes, maneiras, cultura, atmosfera sociocultural e que sugere diversos olhares”, interpreta ela.

No repertório, composições emblemáticas como “Mucuripe”, que remete a ela lembranças da praia que frequentava durante a juventude e, em cujos versos, Belchior transmitiu “o sentimento de liberdade, de se jogar na vida de um rapaz latino americano vivendo e descobrindo a complexidade da vida, mas indo em frente, sem medo”.

Acompanhada por Julinho Brau no violão e guitarra; Nelson Renovato no contrabaixo; Leandro Campanate no teclado e Tamir Case na bateria e percussão, o show gratuito acontece no domingo, 22/9, no Sesc Iparana Hotel Ecológico, em Caucaia. Os grupos de Maracatu AZ de Ouro, Nação Baobá, Vozes da África e os bonecos gigantes Universo Negro de Aracati apresentam-se às 18h e abrem a programação.

Sobre o IX Encontro Sesc Povos do Mar

De ponta a ponta do litoral cearense, a Rede Sesc Povos do Mar encontra tradições, culinárias, danças, cantos, artesanato, convidando as comunidades praianas de 24 municípios a participar do importante projeto de socialização de práticas e saberes. A 9ª edição Encontro Sesc Povos do Mar acontece em setembro, de 22 a 26, e o 5° Encontro Herança Nativa, de 26 a 29, recebendo diariamente, na reserva ecológica do Sesc, cerca de cinco mil pessoas, entre participantes e o público visitante.

Serviço
IX Encontro Sesc Povos do Mar
Data: 22 a 26 de setembro
Horário: 7h30 às 22h
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Confira programação completa no site:https://www.sesc-ce.com.br/povos-do-mar-heranca-nativa/
Gratuito

22/9 (Abertura)

18h
Apresentações de Maracatus

Às de Ouro

Nação Baobá

Vozes da África

Bonecos Gigantes de Aracati – grupo Universo Negro

20h

Show – Amelinha “De Primeira Grandeza – As Canções de Belchior”
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.