Sesc realiza ações e eventos culturais protagonizados por mulheres - Sesc

Notícias Sesc CE

Sesc realiza ações e eventos culturais protagonizados por mulheres

qui 12 de março de 2020 14:24

Teatro, dança, música e artes visuais são alguns dos destaques da programação

A mulher tem destaque na programação do Sesc Ceará o ano inteiro. E em março, claro, não poderia ser diferente. Até o final do mês, o público de todas as idades vai ter a oportunidade de conferir e participar de atividades artísticas e culturais protagonizadas por elas.

No dia 13/03, ao meio-dia, o Sesc Centro, em Fortaleza, realiza mais uma edição do Sesc Sonoridades, dessa vez com o show de Emanu Barros & Banda. Natural de Fortaleza, a artista teve seu contato com a música ainda criança, sendo sempre muito estimulada por amigos e familiares. No final de 2018, passou a cantar em diversas casas noturnas e bares da cidade, quando, de fato, percebeu que o palco era o seu lugar. A entrada é gratuita.

Sesc Centro também realizará, no dia 27/03, exposição “Arte por Elas”, que apresenta ao público  54 obras de mais de 12 artistas cearenses. Com curadoria, expografia e produção de Andréa Dall´Olio e Veridiana Brasileiro, a mostra tem o objetivo de fazer um recorte sobre a produção artística feminina, mostrando o processo criativo e a pluralidade de expressões destas grandes mulheres. O público pode visitar de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 7h às 12h.

Um dos destaques no Sesc Fortaleza é o espetáculo de dança Iracema, da artista Rosa Primo, que será apresentado no dia 17/03, às 14h. Voltado para o público infantil, Iracema parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo iremos juntos imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas.

A atriz e contadora de histórias Paula Yemanjá levará, no dia 25/03, às 19h, para o Sobral Shopping, como parte do Arte Encena do Sesc, a performance Mnemosine: Porque Memória é Feminina. Trata-se de um jogo/contação em que a artista narra histórias de mulheres cearenses que foram visionárias, que assumiram o protagonismo de suas vidas e que também foram e são até hoje exemplos de força, coragem e determinação.

Já no Crato, de 26 a 28 de março, o Coletivo Dama Vermelha apresenta o espetáculo Manifesto na E.E.M Wilson Gonçalves (15h), E.E.M. Polivalente Governador Adauto Bezerra (15h) e CEU – Centro de Arte e Educação Unificados – Mirandão (15h), respectivamente. A ação é uma extensão dos Projetos Arte Encena e Sesc Cultura de Raiz, tendo como proposta central o desenvolvimento de atividades em mediação cultural no contexto escolar, nas linguagens de teatro, dança, circo e grupos de patrimônio/memória.  

Para finalizar, em Juazeiro do Norte, o projeto Sesc Sonoridades está com uma programação especial ao mês da mulher. No dia 18/03, às 19h, o grupo Contemple se apresenta no Teatro Sesc Patativa do Assaré. Para entrar, basta fazer a doação de um item de higiene pessoal. A banda também se apresenta em Barbalha no dia 21/03, a partir das 13h, no Arajara Park. Quem apresentar o cartão Sesc ganha 30% de desconto na entrada.

SERVIÇO

Sesc – Programação Cultural em alusão ao Mês da Mulher

Emanu Barros & Banda

Dia: 13/03 

Horário: 12h

Local: Sesc Centro – Rua 24 de Maio, 692 – Centro, Fortaleza 

Entrada: gratuita

Exposição Arte por Elas

Dia: 06 a 27/03 

Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h, e sábado, das 7h às 12h

Local: Sesc Centro – Rua 24 de Maio, 692 – Centro, Fortaleza 

Entrada: gratuita

Mostra Mulheres Encena – espetáculo Iracema

Dia: 17/03 

Horário: 14h

Local: Sesc Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro

Entrada: gratuita

Arte Encena Sesc Sobral – Mnemosine: Porque Memória é Feminina, com Paula Yemanjá

Dia: 25/03 

Horário: 19h

Local: Sobral Shopping – Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 300 – Dom Expedito, Sobral 

Entrada: gratuita

Arte Encena e Sesc Cultura de Raiz – Espetáculo Manifesto, do Coletivo Dama Vermelha

Dia: 26 a 28/03 

Local: Crato

26/03, 15h – E.E.M Wilson Gonçalves

27/03, 15h – E.E.M. Polivalente Governador Adauto Bezerra

28/03, 15h – CEU – Centro de Arte e Educação Unificados – Mirandão

Entrada: gratuita

Sesc Sonoridades – Grupo Contemple em Juazeiro do Norte

Dia: 18/03 

Horário: 19h

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré – Rua da Matriz, 227, Juazeiro do Norte

Entrada: 1 item de higiene pessoal

Sesc Sonoridades – Grupo Contemple – Barbalha

Dia: 21/03 

Horário: 13h

Local: Arajara Park – Sítio Farias e Santo Antônio, s/n Zona Rural – Arajara, Barbalha – CE

Entrada: R38,00- Quem apresentar o cartão Sesc ganha 30% de desconto na entrada

Acesso Rápido

Leia Também

Canal Sesc

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.