Grupos Sociais de Idosos - Sesc

Grupos Sociais de Idosos

Projetos Nacionais

Avalia Sesc

Verifica as condições de saúde da pessoa idosa, por meio de avaliação funcional, nutricional e social, com o intuito de promover o envelhecimento ativo e o protagonismo na velhice, sendo um projeto desenvolvido em parceria com o Programa Lazer. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Projetos Regionais

Biodança

Possibilita o processo de integração do(a) idoso(a) em três dimensões relacionais: consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente em que vive. A ação é realizada por meio de oficinas e reuniões e acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Canto Coral para Idosos

Proporciona a socialização e a autoestima da pessoa idosa, ampliando conhecimentos por meio do desenvolvimento do seu potencial criativo de canto coral, sendo realizadas oficinas e reuniões com os participantes. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Cidadania Ativa

Estimula a cidadania e o protagonismo da pessoa idosa através do incentivo à reivindicação de seus direitos e o desenvolvimento de projetos para ampliar a autonomia e melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde vivem, através de encontros, consulta social, oficinas, palestras, reuniões, visitas e ações de voluntariado. As ações são realizadas por um grupo de idosos voluntários, com acompanhamento da equipe técnica do Sesc junto à grupos de idosos das comunidades onde o projeto ocorre. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza e Sobral.

Cores Vividas

Estimula a reconstrução das histórias de vida dos participantes do Projeto através da construção de um livro de pano, valorizando experiências e vivências, contribuindo para a revisão e/ou reconstrução de seus projetos de vida. As realizações do projeto incluem oficinas e palestras e acontecem na Unidade Fortaleza do Sesc.

Criação Literária

Estimula a socialização e a valorização da pessoa idosa através da produção de textos e da troca de ideias. A ação é realizada por meio de oficinas, reuniões, palestras e encontros e acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Consulta Social

Conhece a realidade social dos idosos do TSI, propondo intervenções sociais que contribuam para a melhoria de sua qualidade de vida e fortalecimento de seus vínculos comunitários e familiares. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Curso de Formação de Lideranças Idosas

Participação social e protagonismo: discute sobre temas relativos à liderança e formação política enquanto processo que potencializa o conhecimento crítico e o protagonismo social e político da pessoa idosa. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Dança Sênior

Proporciona o condicionamento físico e cerebral, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, ampliando a qualidade de vida da pessoa idosa. As realizações do projeto são oficinas e reuniões e acontecem na Unidade Fortaleza do Sesc.

Expressão e Arte

Desenvolve o potencial artístico e criativo dos idosos, ampliando conhecimentos e colaborando para o fortalecimento de sua autoestima, através da declamação. São realizadas com os participantes oficinas e reuniões. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Estrela de Belém

Desenvolve o potencial artístico e criativo dos idosos, ampliando conhecimentos e colaborando para o fortalecimento de sua autoestima através de danças folclóricas e tradicionais da cultura regional. São realizadas com os participantes oficinas, reuniões e encontros. Além da ação Prata da Casa, que proporciona a valorização do potencial artístico e cultural dos participantes, fortalecendo o protagonismo da pessoa idosa através da apresentação das produções dos grupos artísticos do TSI. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Gerontomotricidade

Possibilita a reabilitação da pessoa idosa no desenvolvimento de suas atividades cotidianas para estímulo das habilidades psicomotoras, por meio de oficinas e reuniões. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Informática para Idosos

Amplia conhecimentos, fortalece a autoestima e colabora para autonomia do idoso, oportunizando seu acesso às novas tecnologias, por meio de cursos e reuniões. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Integração e Socialização Grupal

Promove a socialização e a integração entre os/as participantes do TSI, criando espaços e canais de compartilhamento de saberes, fortalecendo seus vínculos comunitários, sua autonomia e autoestima.

Mulher e Memória

Promove o reconhecimento social acerca das contribuições históricas e sociais de mulheres que originaram nomes de ruas, prédios e espaços públicos na cidade de Sobral, sendo realizadas neste projeto reuniões e encontros.

Lian Gong

Promove o reconhecimento social acerca das contribuições históricas e sociais de mulheres que originaram nomes de ruas, prédios e espaços públicos na cidade de Sobral, sendo realizadas neste projeto reuniões e encontros.

Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa

Sensibiliza a pessoa idosa, sua família e a sociedade sobre as diversas formas de violência contra o idoso, contribuindo para prevenir a ameaça e/ou violação de seus direitos, sendo realizadas campanhas, encontros e oficinas. Acontece nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Qualidade de Vida e Envelhecimento Feminino

Discuti questões sobre o envelhecimento feminino com foco na saúde e qualidade de vida, abrangendo temas como aposentadoria, sexualidade e relações de gênero, por meio de oficinas e palestras. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Reflexologia

Fortalece os movimentos articulares, o tônus muscular e os reflexos do corpo dos idosos, por meio de oficinas e reuniões. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Sábado: Café com Cinema e Cultura

Oportuniza aos idosos do TSI o acesso a atividades socioeducativas, ampliando seus conhecimentos e trabalhando a reminiscência através da exibição de filmes que marcaram época e/ou que retratam a cultura brasileira e cearense, sendo realizadas oficinas. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Semana de Promoção da Saúde da Pessoa Idosa

Orienta os participantes do TSI sobre temas relativos à saúde e à qualidade de vida, através oficinas e palestras. A ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc).

Semana de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas

Orienta os idosos a adotarem medidas que minimizem risco de quedas, por meio de palestras. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Semana Social o Envelhecimento

Promove a integração, a reflexão e a discussão sobre aspectos relativos ao envelhecimento, compartilhando experiências dos idosos dos grupos do TSI, sendo realizadas palestras, encontros e oficinas. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Seminário velhice e Família

Promove a integração e a parceria entre a família dos idosos e o Sesc, buscando um acompanhamento e estímulo à relação entre as gerações e o aprendizado intergeracional. Este projeto é materializado por meio de palestras e encontros. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

 Sessão Pipoca

Debate questões relativas ao envelhecimento e/ou ao cotidiano dos idosos, sendo promovidas aos participantes oficinas utilizando como ferramenta a exibição de filmes. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte do Sesc.

Terapia Ocupacional com Ativação Cerebral

Trabalha a atenção, concentração, memória, percepção, linguagem, inteligência, socialização, autoestima e autoconfiança da pessoa idosa, realizando oficinas e reuniões. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Trabalhos Manuais

Estimula a criatividade dos idosos, aperfeiçoando suas habilidades manuais, oportunizando espaço de integração dos participantes, através da socialização de técnicas de produção de artesanato; sendo realizadas reuniões e oficinas. As ações acontecem nas Unidade Fortaleza e Juazeiro do Norte do Sesc.

Um Minuto pra Pensar

Estimula a percepção, o raciocínio e a memória dos idosos através de ações socioeducativas e lúdicas, onde são promovidas oficinas. As ações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc.

Um Olhar Histórico sobre Fortaleza

Discute o processo sócio-histórico de constituição e modificação pelas quais a cidade de Fortaleza passou a partir da troca de experiências e memórias dos participantes do Trabalho Social com Idosos, sendo realizadas oficinas, reuniões e visitas. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

Velhice e Memória

Exercita a memória social, afetiva e cognitiva dos idosos, por meio da realização de palestras, oficinas e campanhas. A ação acontece na Unidade Fortaleza do Sesc.

 


Acesso Rápido

Leia Também

TV Fecomércio

A Fecomércio TV é uma área corporativa na internet. Nela será transmitida a programação da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC. Também será um espaço de divulgação da agenda administrativa e de eventos da instituição.

Facebook

Instagram