Evento

Pioneiro em propor o intercâmbio de saberes e experiências entre Brasil, França, Canadá, Itália e Suíça, envolvendo contextos distintos sobre inclusão e proteção social, o Colóquio Internacional Sesc-UFC trabalha a temática “Inclusão Social e Diversidade na Educação”. A iniciativa reúne, nos dias 1 e 2/2, na Colônia Ecológica Sesc Iparana, importantes pensadores e especialistas internacionais e nacionais, que estudam as temáticas em renomadas Universidades do mundo.

A iniciativa é realizada pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE) em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFC).

Transmissão ao vivo

Palestrantes

LUCIA DE ANNA
ÉRIC PLAISANCE
LISE GREMION
NATHALIE BÉLANGER
FRANÇOIS GREMION (PHD)
MICHEL CHAUVIÈRE
MARIA EUGÊNIA NABUCO
FERNANDO JOSÉ PIRES DE SOUSA
YANICK NOISEUX
JEAN-ROBERT POULIN
RITA VIEIRA
RINALDO VOLTOLINI
LUCIA DE ANNA

Professora docente de Didática e Pedagogia Especial da Università degli Studi di Roma “Foro Italico”. Delegada da Reitoria para as questões ligadas à desabilidade e relações internacionais. Responsável pelo Laboratório de Didática e Pedagogia Especial.

Publicações:

L’oratorio per includere le diversita. In : Falcinelli, e Moschini, Educazione alla prossimita’. L’oratorio come ambiente di crescita integrale. Milano: Franco Angeli, 2016.

Le esperienze di integrazione e inclusione nelle università tra passato e presente., Milano: Franco Angeli, 2016.

Teaching accessibility and inclusion. Roma: Carocci Editore, 2016.

ÉRIC PLAISANCE

Doutor em Letras e Ciências Humanas. Professor emérito da Université Paris Descartes. Sociólogo, membro do Laboratório do Centro de Pesquisas sobre os Laços Sociais (CERLIS), de Paris. Tem como áreas de pesquisa a problemática sociopolítica das pessoas “em situação de handicap” e educação infantil, além de inclusão social e escolar.

Publicações:

Les sciences de l’éducation (avec Gérard Vergnaud), Paris, La Découverte, 2012. (Collection Repères 5ème édition entièrement révisée et mise à jour).

Autrement capables. École, emploi, société : pour l’inclusion des personnes handicapées. Paris, Autrement, 2009 (collection Mutations n°255).

Grandir ensemble. L’éducation inclusive dès la petite enfance, (sous la direction de Maria Kron et Éric Plaisance), Suresnes, Institut national supérieur de formation et de recherche pour l’éducation des jeunes handicapés et les enseignements adaptés (INSHEA), 2012.

Ecole inclusive pour les élèves en situation de handicap. Accessibilité, réussite scolaire et parcours individuels » Rapport (avec Serge Ebersold et Christophe Zander). Conférence de comparaisons internationales. Conseil national d’évaluation du système scolaire-CNESCO, Paris, 2016

LISE GREMION

Doutora em Ciências da Educação da Université de Gen ève. Professora e responsável do setor de Pedagogia Especializada da Haute École Pedagogique de Lausanne, Suíça. Membro do Laboratório Internacional sobre a Inclusão Escolar (LISIS). Sua área de pesquisa é a inclusão escolar.

Publicações:

Intégration / Inclusion scolaire et nouveaux défis dans la formation des enseignants (com Kalubi, J.-C., (éd.).  Montréal: Éditions Nouvelles, 2015.

De l’intégration à l’inclusion scolaire : regards croisés sur les défis actuels de l’école (com Ramel, S., Angelucci, V., & Kalubi, J.-C. (éd.)) Ottawa: Presses de l’Université d’Ottawa, à paraître en 2017.

NATHALIE BÉLANGER

Doutora em Ciências da Educação da Université Paris V. Professora titular de Educação e francofonia e diretora de estudos superiores da Faculdade de Educação (setor francófono)  da University of Ottawa. Tem como área de pesquisa a inclusão escolar, multiculturalismo e francofonia.

Publicações:

De la psychologie scolaire à l’enfance inadaptée. Paris: les éditions du CTNERHI, 2002 

com Garant, N., Dalley, P. et Desabrais, T. (éd). Produire et reproduire la francophonie en la nommant. Sudbury: Éditions Prise de parole, 2010.

com Duchesne, H. (éd). Des écoles en mouvement. Inclusion d’élèves en situation de handicap ou éprouvant des difficultés à l’école Ottawa. : PUO, 2010.

FRANÇOIS GREMION (PHD)

É professor em Ciências da Educação e se dedica a formação de professores do ensino secundário na Alta Escola Pedagógica HEP-BEJUNE (Bienne, Suiça).

Titular de uma formação universitária  em Farmácia  e em Ciências da Educação. Realisou sua tese de doutorado na Universidade de Genebra, tendo como orientador a professora doutora Sabine Vanhulle.

MICHEL CHAUVIÈRE

Doutor em Sociologia. Diretor emérito de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientuifique (CNRS) da Université Paris II. Tem como áreas de pesquisa políticas sociais, médica, sociais, judiciárias e familiares, com atores privados e públicos (administrativos e delegados) e processos de profissionalização dos atores (trabalhadores sociais).

Publicações:

Trop de gestion tue le social. Essai sur une discrète chalandisation, Paris, La Découverte, 2007, seconde édition, 2010, avec préface inédite de l’auteur.

L’intelligence sociale en danger. Chemins de résistance et propositions, Paris, La Découverte, 2011.

Com Plaisance E, L’école face aux handicaps. Éducation spécialisée ou éducation intégrative ?, Paris, PUF/Biennale de l’éducation et de la formation, 2000.

MARIA EUGÊNIA NABUCO

Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da Université Paris VII. Professora universitária e conferencista internacional, psicóloga clínica e psicanalista do Centro de Consultas para Crianças e Adolescentes de Claye Souilly, no setor de pedopsiquiatria infanto- juvenil do Hospital de Meaux, na França. Suas áreas de pesquisa são: práticas institucionais e psicanálise.

Publicações:

Práticas institucionais e inclusão escolar. Fundação Carlos Chagas, Cadernos de. Pesquisas, Abril 2010, vol.40, no.139, p.63-74.

Pratiques institutionnelles et inclusion scolaire dans la problématique brésilienne. La nouvelle revue de l’adaptation et de la scolarisation, Hors série n° 5, 2009, pages 257-265

Nous sommes toujours à plusieurs, Publication électronique de l’Institut de Psychanalyse lacanienne. (Institut du champ freudien à São Paulo), n° 33, 5/12/2005

Tupy or not Tupy, Terre du CIEN (Centre interdisciplinaire sur l’enfant, Ecole de la cause freudienne, Paris), 2000.

FERNANDO JOSÉ PIRES DE SOUSA

Doutor em Economia pela Université Paris XIII e Pós-doutor pela Université de Montréal. Professor Titular do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará e dos Mestrados em Avaliação de Políticas Públicas e em Saúde Pública, e Coordenador do Programa de Extensão Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFC). Suas áreas de pesquisa são: economia, políticas públicas e saúde.

Publicações:

Une interprétation des recentes manifestations de rue. Chronique Internationale de l’IRES, v. 24, p. 61-68, 2013.

Compreende les récentes manifestations de rue. Problèmes Économiques, v. 22, p. 5-12, 2013

Présentation du numéro. Revue multidisciplinaire sur l’emploi, le syndicalisme et le travail (avéc Yanick Noiseux), v. 8, p. 1-8, 2013.

YANICK NOISEUX

Graduado em Sociologia e professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Montreal, Canadá. Seus estudos concernem ao trabalho atípico e informal, à análise das políticas públicas referentes ao trabalho e à renovação do sindicalismo. É professor e pesquisador do Gireps, e seu atual diretor, como também colaborador do Centro de Estudos sobre a Integração e a Mundialização (Ceim). Atua na análise em Políticas Públicas sobre o trabalhador pobre e sindicalização.

Publicações:

Mondialisation, travail et précarisation: le travail migrant temporaire au cœur de la dynamique de centrifugation de l’emploi vers les marchés périphériques du travail. Revue recherches sociographiques, Vol. 53, no 2, 2012.

Le travail atypique au Québec Les jeunes au coeur de la dynamique de précarisation par la centrifugation de l’emploi. Revue multidisciplinaire sur l’emploi, le syndicalisme et le travail (REMEST), Vol. 7, no 1, 2012.

La protection des droits des travailleurs dans le contexte de la libéralisation en Inde : Aperçu des débats en cours », Chronique Humaniser le commerce. vol. 1, no 1, Centre d’études sur l’intégration et la mondialisation (CEIM), Montréal, pp.7-10.

JEAN-ROBERT POULIN

PhD em Ortopedagogia pela Université de Montréal. Pesquisador no campo de ensino-aprendizagem, da deficiência intelectual e da inclusão escolar, com sólida experiência no ensino universitário e na pesquisa. Nos últimos anos, tem trabalhado especialmente sobre a questão do acompanhamento de professores no contexto da inclusão escolar. Atualmente, colabora com o grupo de pesquisa Leitura e Escrita Revisitada da Universidade Federal do Ceará. Sua área de pesquisa são as deficiências intelectuais no âmbito da educação.

Publicações:

POULIN, J.R. . Recherche Défi de l ´Institut québécois de la déficience intellectuelle (Colloque). 2005. (Outro).

POULIN, J.R. . 9éme Congrès international de l´AIRHM. 2004. (Congresso).

POULIN, J.R. . Recherche Défi de l ´Institut québécois de la déficience intellectuelle (Colloque). 2004. (Outro).

POULIN, J.R. . Recherche Défi de l ´Institut québécois de la déficience intellectuelle (Colloque). 2003. (Outro).

RITA VIEIRA

Doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia na Université Laval e pós-doutora em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universitat de Barcelona. Professora titular da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar. Pesquisadora (produtividade em pesquisa) do CNPq e consultora ad hoc da Capes e do CNPq com produções de livros e artigos no âmbito nacional e internacional. É coordenadora pedagógica do Curso de Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado da UFC. Recebeu da Université Laval o prêmio de excelência pela qualidade de sua tese de doutorado, considerada a melhor realizada naquela universidade no biênio 1995-1996. Foi homenageada pela Universidade Federal do Ceará com o prêmio Mentores da Docência, conferido a professores que se destacam em sua atuação profissional. Foi agraciada com a medalha Paulo Freire pela Câmara Municipal de Fortaleza pela realização de suas ações em favor da educação no município.

RINALDO VOLTOLINI

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Psicopatologia e Psicogênese na Université Paris 8. Professor doutor da Faculdade de Educação da USP. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas, que se dedica ao estudo das questões da educação a partir da psicanálise .

Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI). Suas áreas de pesquisa  são psicologia, Educação e Psicanálise.

Publicações:

Psicanálise Implicada. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2016. v. 1.

Kamers, M. ; Mariotto, R. M. M. . Por uma (nova) psicopatologia na infância e adolescência. 1. ed. São Paulo: São Paulo, 2015. v. 1.

Retratos do mal-estar contemporâneo na educação. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Escuta, 2014.

Educação e Psicanálise.  1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

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