Colóquio Internacional Sesc/UFC tem programação diversificada sobre educação inclusiva e também sociocultural

Além de discussões sobre a educação, o evento oferece programação de

arte e cultura nordestina

 

A cultura tem função primordial na sociedade e todos os povos têm na cultura parte integrante da sua história. Dentro deste contexto, o Colóquio Internacional Sesc-UFC sobre Inclusão Social e Diversidade na Educação também oferece programação sociocultural ao seus participantes, no intuito de unir cultura e educação, conceitos que se mesclam quando a ideia é falar sobre inclusão e diversidade.

O evento, que acontece nos dias 1° e 2 de fevereiro, na Colônia Sesc de Iparana, conta com atividades socioculturais nos dois dias de programação. No dia 1°, as ações iniciam com a exposição Viva Cego Aderaldo, da artista Liara Leite, e a feira Onde há rede, há renda. Em seguida, João Pedro do Juazeiro promove a vivência Xilogravura. Música e dança também fazendo parte da programação com a apresentação do Coco do Iguape, Grupo Uirapuru Orquestra de Barro e, no fim da tarde, a apresentação do Boi da Juventude de mestre Ciro.

No dia 2/2, a acolhida aos participantes será novamente com a feira Onde há rede, há renda, seguida do reisado Nossa Senhora Aparecida. No período da tarde, o Afoxé Acabaca e o Maracatu Vozes da África trazem o encanto dos ritos  da cultura africana para o público do Colóquio.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

EXPOSIÇÃO CEGO ADERALDO

1 e 2/2 – 8h

Em Cego Aderaldo por Liara Leite, a escultora de Cariús desenvolveu diversas peças voltadas a uma trajetória de superação da deficiência física e da vida sertaneja difícil. Cego Aderaldo, como ficou artisticamente conhecido, trazia um multitalento focado no trabalho contado por Liara. As peças fazem parte do acervo cultural do Sesc-CE, uma homenagem a cultura tradicional do Nordeste, onde Liara Leite recria passagens da vida do poeta, trovador, músico, projecionista de filmes, empresário, negociante e cantador Aderaldo Ferreira de Araujo, o popular Cego Aderaldo.

ONDE HÁ REDE, HÁ RENDA

1/2 – 8h

Espaço que constitui uma feira de economia criativa voltada para a valorização, venda e troca dos produtos e artesanatos desenvolvidos pelas comunidades tradicionais litorâneas no Ceará.  

VIVÊNCIA XILOGRAVURA COM JOÃO PEDRO DO JUAZEIRO

1/2 – 8h30

João Pedro do Juazeiro se afirma como dos mais expressivos xilógrafos brasileiros de extração popular. A partir da necessidade de ilustrar as capas dos cordéis que produzia, o artista começou a cortar xilogravuras. Sua xilogravura ganhou autonomia, passou a usar cores, diversificou as temáticas prezando sempre pela coerência e qualidade no seu trabalho.

COCO DO IGUAPE

1/2 – 9h

O Coco é uma manifestação tradicional que reúne canto, dança e percussão tomada de geração em geração. O Coco do Iguape tem um ritmo acelerado e uma dança “pulada” e conta a história dos pescadores que viajavam até Fortaleza para trocar os cocos por iguarias e saltavam pela areia quente em ritmo de festa.

GRUPO UIRAPURU ORQUESTRA DE BARRO

1/2 – 12h20

O Povoado de Moita Redonda é o principal pólo de produção de cerâmica de Cascavel, Ceará, a comunidade que abriga hoje 870 habitantes, tem como tradição a feitura de objetos de cerâmica. Em Moita Redonda surge o grupo Uirapuru Orquestra de Barro, que vem desenvolvendo, através de seu criador Tércio Araripe, práticas para perpetuar a cultura ancestral que vinha sendo abandonada pelos jovens que, de certa maneira, encontravam-se alheios a sua ancestralidade. O Grupo Uirapuru fortalece em definitivo os laços entre o novo e o antigo, utilizando-se da música como fio genealógico que os guiará em busca de seus próprios destinos.

BOI JUVENTUDE

1/2 – 16h40

O Boi Juventude do Mestre Zé Ciro foi criado em 2001, na comunidade do Pirambu, em Fortaleza, com a necessidade de resgatar a cultura do “Bumba Meu Boi” no estado e na comunidade. O Bumba Meu Boi é tido como uma das mais ricas representações do folclore brasileiro, festa que constitui uma espécie de ópera popular, e surgiu através da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena.

REISADO NOSSA SENHORA APARECIDA

2/2 – 9h

O Reisado Nossa Senhora Aparecida visa manter viva a tradição e a memória da visita que os Reis Magos fizeram a Jesus Cristo um pouco depois em que nasceu, fazendo brincadeiras, dançando e cantando. O objetivo é mostrar as cores, força e magia dessas expressões populares e saber como as tradições culturais são passadas de pai para filho. A inserção dos jovens nos grupos folclóricos é a esperança de perpetuar essa cultura tão peculiar. O trabalho do grupo visa manter viva a cultura de Reisado durante todo o ano.

AFOXÉ ACABACA

2/2 – 12H20

Divulgando as religiões de matriz africana e lutando contra o preconceito, o Afoxé Acabaca se propõe a ser mais um componente na diversidade cultural do Ceará. Os afoxés são cortejos de rua de origem jejê-nagô, com poder ritualístico e que reúne um grande número de afro-descendentes simpatizantes e religiosos de cultos de matrizes africanas, dando-lhes a oportunidade de relembrar a cultura, os aspectos místicos e mágicos dentro dos rituais de seus ancestrais. A força do bloco de afoxé está na cultura negra, na beleza e na harmonia de sua plasticidade ritmada por ágeis mãos que entoam mantras afros.

MARACATU VOZES DA ÁFRICA

2/2 – 16h40

O Maracatu Vozes da África foi fundado em 1980 por iniciativa de um grupo de intelectuais, escritores, poetas, folcloristas e carnavalescos liderados pelo jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, durante as comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra. O Maracatu é uma dança de cortejo associada aos reis congos, surgidos e desenvolvidos com ligação à cultura africana.

Serviço:
Colóquio Internacional Sesc-UFC sobre Inclusão Social e Diversidade na Educação

Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia, Ceará)

Período: 1 e 2 de fevereiro de 2018

Horário: Manhã e tarde

Inscrições: esgotadas

Informações: (85) 3433-7684

 

Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

Instagram: sescce

Jornalistas Responsáveis:

Jardeline Santos – (85) 3195.8739 – (85) 992739260 / Ingrid Freitas – (85) 3195.8738 – (85) 99662.9165 / Camila Grangeiro – (85) 99659.6890 / Gabriela Vieira – (88) 99716.0990 / Carla Pinto – (85) 98802.6181

Voltar para o topo