Notícias Sesc CE
Exposição O Designo e a Matéria exibe arte contemporânea brasileira no Sesc

sex 27 de julho de 2018 12:02
O acervo pode ser visitado em Juazeiro do Norte durante o mês de agosto,
depois segue para Iguatu, Crato e Fortaleza
O Sesc Ceará recebe, a partir de 1º de agosto, a exposição de artes audiovisuais “O Designo e a Matéria”. Feita com curadoria do Departamento Nacional do Sesc, o acervo circula pelo país há quatro anos mostrando dez obras de arte contemporânea concebidas por seis artistas brasileiros. Em Juazeiro do Norte, a galeria de artes do Sesc realiza abertura da temporada na próxima quarta-feira, às 19h, e segue até o final do mês, com visitação aberta entre 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Como propõe o título da exposição, a intenção de cada artista é materializada em diferentes suportes, como tecidos, telas de computador, acrílico, papelão, entre outros. As peças de arte carregam interpretações sobre o corpo, tempo, territórios, identidades, memória, entre outras temáticas.
“A exposição é composta por diferentes artistas, em diversas linguagens, uma mistura de técnicas da arte contemporânea no Brasil. São trabalhos independentes que vão dialogar com os produtores e apreciadores de arte no Cariri”, explica Sérgio Magalhães, supervisor de Cultura da Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.
Depois de Juazeiro, as unidades do Sesc em Iguatu, Crato e Fortaleza recebem o acervo. As galerias de artes do Sesc são abertas ao público e podem agendar visitas de escolas, universidades e demais grupos.
O acervo
Na obra “Controles”- Tecnologias, de Cláudio Montanari, o artista plástico radicado na cidade de Palmas (TO) opta pela serigrafia sobre papel para compor a sua proposta criativa.
A série Desenho em Movimento, de Keyla Sobral, incorpora novas mídias à exposição de arte contemporânea, ao exibir desenhos em formato GIF na tela de um tablet, um computador portátil. A imagem “Divino Menino Deus”, obra de Zé de Maria, está impressa sobre tecido, sobrepondo figuras e referências em mosaico.
O Designo e a Matéria é parte da coletânea “Confluências: arte em intercâmbio”, um acervo de 27 obras de arte contemporânea brasileira, selecionadas por curadores do Departamento Nacional do Sesc. Os desenhos, fotografias, vídeos, objetos, pinturas foram criados por artistas de todas as regiões do País, já foram expostos em seis estados e agora chegam ao Ceará.
Serviço:
Sesc apresenta – Confluências: arte em intercâmbio
Exposição “O Designo e a Matéria”
Local: Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Abertura: 1/8 (quarta-feira)
Horário: 19h
Temporada: Juazeiro do Norte até 31/8, entre 14h e 21h, de segunda a sexta-feira.
Acesso gratuito
Informações e agendamento de turmas: (88) 3587-1065
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.